O direito empresarial é uma matéria essencialmente dogmática – assim como tende a ser o campo do direito privado como um todo. De tal modo, a abordagem do direito empresarial para a OAB exige do examinando o domínio das regras postas não só entre os artigos 966 a 1195 do Código Civil, mas também o conhecimento das disposições do Código Comercial, da Lei de Sociedades Anônimas, da Lei de Falência e de Recuperação Extra e Judicial, da Lei de Propriedade Industrial e da Lei Uniforme de Genebra.

Note-se que no Exame da OAB, assim como todas as provas que exigem matérias em demasia, devemos encontrar um caminho para facilitarmos nossos estudos, pois ter o domínio de cada vírgula dos diplomas legais é humanamente impossível. Nesse sentido, é importante uma análise probabilística acerca de quais matérias em direito empresarial têm mais chances de serem cobradas pela OAB.

A EBRADI visando auxiliar os estudiosos para Direito Empresarial para Exame da OAB procedeu a um levantamento das matérias de direito empresarial mais recorrentes e chegou a seguinte conclusão:

1º lugar: sociedades
2º lugar: títulos de crédito
3º lugar: falências e recuperação empresarial

Desse modo, o estudo do direito empresarial para a OAB pode ser direcionado aos temas mais frequentes, visando o melhor resultado no Exame.

Conheça nosso Curso online preparatório para a 1ª Fase da OAB: OAB Live XXVII