O Exame da Ordem vem se aproximando. Parece-nos que depois da publicação do Edital, o tempo voa. De fato, o tempo é curto para a grande gama de matéria exigida pelo Edital. Diante disso, um estudo estratégico e dirigido pode ser a chave do sucesso.

A Equipe da EBRADI, a fim de auxiliá-los, propõe algumas dicas de especialistas de como se preparar e passar na 1ª Fase do Exame da OAB. Vejamos.

1 – Técnica do Intervalo

A técnica do intervalo é um método de gerenciamento do tempo. Funciona de maneira bem simples: devemos marcar nossos momentos de produtividade. Comece no modo fácil, reserve períodos de 15 minutos de concentração. Nesse momento, seu foco deve ser o texto, aula ou as questões que se dispôs a resolver. Isso pode ser feito em seus intervalos, como horário de almoço. No início, pode parecer difícil “virar a chave” da concentração, mas aos pouco seu cérebro estará condicionado para concentração em qualquer lugar e a qualquer hora do dia.

2 – Um pouco mais, um pouco melhor…

Essa técnica está associada à primeira, consiste em tentar a cada dia – sempre que possível – avançar mais um pouco e com mais profundidade na matéria. Não adianta estudar 10 horas em um dia e não conseguir estudar 1 hora no dia seguinte, por desgaste. Quando avançamos gradativamente, vencemos a barreira do desânimo e quando menos esperamos, estaremos estudando muito e de forma natural.

3 – Organização

Seu desempenho deve ser aliado a sua autodisciplina. Caso esteja com muita dificuldade para organizar o tempo, faça uma planilha com todas as atividades desempenhadas no dia. Assim, poderá visualizar melhor a sua rotina e encaixar seus estudos com mais facilidade.

4 – Meditação Imediata

O alto índice de reprovação nem sempre está associado ao nível de conhecimento de quem vai prestara a 1ª Fase da OAB, e sim ao nível de ansiedade e estresse. Então, durante os estudos, caso perceba que determinada matéria não está mais “entrando”: não desista. Pare, respire, pense em coisas positivas, como sua aprovação e, então, volte e releia. Na maioria das vezes, o resultado é surpreendente.

5 – Priorize as matérias de maior incidência

Existe certo padrão nas provas, assim resolver questões dos Exames passados -com certeza – vai o aproximar da aprovação. Sem contar que, no dia da 1ª Fase da OAB, a intimidade com a prova, estrutura e dinâmica, será um diferencial.

Aproveite o melhor de cada dica para arrebentar na 1ª Fase da OAB e bons estudos!

Conheça os Cursos Preparatórios da EBRADI.