Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Indenização é cedida a jovem com deficiência auditiva após reprovação no exame da CNH
Você também pode se interessar:

Indenização é cedida a jovem com deficiência auditiva após reprovação no exame da CNH

21 jan 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Indenização é cedida a jovem com deficiência auditiva após reprovação no exame da CNH

Durante o exame da Carteira Nacional de Habilitação, um jovem com deficiência auditiva foi reprovado na parte teoria por falta de um intérprete de libras, desta forma, foi decidido, pela 2ª Vara da comarca de Jaguaruna, que o Estado de Santa Catarina deverá pagar indenização.

Nos autos é relatado que no ano de 2012, o autor foi realizar a prova na Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito de Jaguaruna/SC), onde não havia um intérprete de libras. Por conta disso, o jovem contratou um particular para que o acompanhasse na prova, porém foi informado que não poderia fazer o exame com a presença da intérprete.

Quando ajuizou a ação indenizatória, alegou que seu direito de receber auxílio na interpretação da língua portuguesa foi violado, tendo em vista que o Detran não disponibilizou um intérprete e ele somente poderia fazer a prova acompanhado de um particular.

O magistrado Rodrigo Barreto teve o entendimento que a intérprete contratada foi vedada de prestar o auxílio necessário para que o jovem conseguisse interpretar as questões da prova de forma igualitária, além do fato de não haver profissionais capacitados para tal trabalho na Ciretran, violando, assim, os direitos dos deficientes auditivos.

Além disso, o juiz afirma que o Estado de Santa Catarina tem o dever de agir de forma a garantir que os direitos conferidos ao autor sejam efetivados:

“A parte autora ficou em situação de desvantagem, sendo o dano moral inerente à própria situação vivenciada. A surpresa, o desconforto, a frustração e o sentimento de insegurança ao ver seu direito negado, justamente no momento em que está realizando um exame importante, são evidentes.”

Desta forma, o Estado foi condenado ao pagamento de indenização de R$3 mil por danos morais ao jovem.

 

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.