Faltando menos de um mês para a segunda fase do exame de ordem, muitos estudantes ainda encontram grandes dificuldades para identificar a peça processual. Porém, a EBRADI (Escola Brasileira de Direito), destacou pontos fundamentais que certamente irão lhe ajudar no exame, ou seja, como você irá identificar a peça processual na matéria de Direito Civil.

O Primeiro ponto que destacaremos para você, é de como entender o enunciado. Nesta toada, se atente ao conteúdo da problemática, faça-se algumas perguntas, bem como: Se a problema trata-se de uma ação a ser proposta?; de uma resposta à uma ação?; de um recurso?; por fim uma outra ação de procedimento especial?; ou até uma execução?

A grande neste momento de análise  é entender o tipo de direito material que está envolvido na problemática para a identificar a peça processual.

Exemplos: Determinado contrato (O contrato de seguro) ou uma obrigação de outra natureza firmada.

Já como segundo ponto a se destacar, deve-se identificar o que a questão exige, narrando a estrutura dos fatos.
Exemplos: A questão narra uma medida para implementar a condenação, pode-se estar em frente a uma ação tipicamente condenatória. Se a questão lhe exige uma conduta de ordem, podemos estar em frente de um mandato de segurança. Se a questão aponta uma demanda que existe uma modificação, ou ainda a fixação de determinada situação jurídica, demanda constitutiva.

Seguindo esta minuciosa análise, o estudante deve identificar toda a estrutura da peça, a fim de evitar eventuais erros, tais como: Qual peça que deve ser apresentada a problemática? Ao observar sua estrutura.

Por fim, vale-se ressaltar os pontos importantes para a estrutura da peça processual: Deve se endereçar a peça conforme o código , contando os fatos (sem criar, apenas usando os acontecimentos do próprio enunciado), buscar a solução no direito material para que se construa o do direito, se for caso de precedente, realizar a distinção do precedente ou de sua adesão, realizar os pedidos ( o pedido é congruente a modalidade de prestação jurisdicional que se pretende)

Concluindo, temos a total certeza que todos os seus esforços ao fim serão recompensados, certamente a carteira vermelha não será mais um sonho e sim uma realidade.