Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Aumento de pena para maus-tratos de cães e gatos segue para sanção presidencial
Você também pode se interessar:

Aumento de pena para maus-tratos de cães e gatos segue para sanção presidencial

10 set 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Aumento de pena para maus-tratos de cães e gatos segue para sanção presidencial

O Senado Federal aprovou projeto que aumenta a pena pelo crime cometido de maus-tratos a cães e gatos, trata-se do Projeto de Lei nº 1.095/2019 que já teve sua aprovação pela Câmara dos Deputados e, portanto, o projeto segue para a sanção presidencial para entrar em vigor.

De acordo com a proposta apresentada pelos parlamentares, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de cães e gatos será punida com a pena privativa de liberdade em reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. Atualmente, tal pena encontra-se fixada em detenção, de três meses a um ano, e multa.

Destaca-se que o projeto apresentado pelos deputados possui uma grande importância no contexto social atual, visto que, após a domesticação de animais selvagens como cães e gatos, esses passaram a compor as diversas famílias encontradas na sociedade, muitas vezes, inclusive, os animais domésticos acabam sendo os únicos presentes em uma residência.

O projeto de lei em questão altera a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) para constituir um item específico que trata somente da questão de cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns na sociedade e são, infelizmente, os que sofrem mais com a prática de maus-tratos.

Ressalta-se que a proposta foi apresentada pelo deputado Fred Costa, que é o autor da proposição, como forma de responder a um problema concreto encontrado na sociedade brasileira atualmente, que é o  aumento de maus-tratos aos animais de estimação como cães e gatos.

O relator, senador Fabiano Contarato, apoiou a proposta do colega parlamentar, além de elogiá-la por conta do conteúdo apresentado, ainda destacou que, por mais que haja pena para os maus-tratos aos animais, a imprensa e as redes sociais, ultimamente, vem divulgando diversos delitos praticados exclusivamente contra cães e gatos.

Ademais, destacou que estudos acadêmicos demonstram que há uma correlação entre maus-tratos aos animais domésticos (a maioria cães e gatos) e violência doméstica. Assim, votou a favor pelo projeto de lei que segue agora para sanção presidencial.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.