Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Mantida justa causa por assédio sexual
Você também pode se interessar:

Mantida justa causa por assédio sexual

03 set 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Mantida justa causa por assédio sexual

A Justiça do Trabalho, em decisão proferida pelos integrantes da 11ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região, reconheceu, por unanimidade, a prática de assédio sexual cometida por um ex-funcionário contra uma colega de trabalho.

De acordo com a empregadora que efetuou a dispensa como justa causa, o ex-funcionário passou os órgãos sexuais nas costas de uma colega de trabalho e, além disso, assediou, com frases libidinosas, outras funcionárias presentes no mesmo ambiente.

A defesa da empregadora se manifestou no sentido de que o funcionário já possuía diversas situações envolvendo suas práticas libidinosas, de forma que a empresa tenha tomado conhecimento destas a partir de 2017.

Diante do conhecimento apurado pelo ocorrido no ambiente de trabalho, a empresa abriu um procedimento administrativo interno para investigar a conduta do reclamante e, durante esse processo, descobriu novas práticas desrespeitosas contra suas colegas de trabalho.

Durante o processo, diversas testemunhas confirmaram a conduta desrespeitosa praticada reiteradamente pelo ex-funcionário, de forma que tal ação fosse incompatível com um ambiente de trabalho digno de exercer as atividades habituais. Ainda, em fase de apuração das condutas praticadas pelo reclamante, destaca-se que o computador em que usava para exercer o trabalho estava bloqueado, visto que ele o usava para assediar empregadas de um cliente da empresa.

Ao analisar o caso, o juiz convocado Danilo Siqueira de Castro Faria, relator no processo, destacou que o ex-funcionário praticou, de forma reiterada, diversos comportamentos incompatíveis com o ambiente de trabalho, de forma que seja possível observar que sua conduta desrespeitosa é prejudicial ao exercício das atividades habituais por parte dos demais colegas de trabalho.

Portanto, deu provimento ao recurso da reclamada para reformar a sentença do juízo da 20ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, a fim de manter a justa causa.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.