Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
STJ: é possível a prevenção por processo extinto sem resolução do mérito
Você também pode se interessar:

STJ: é possível a prevenção por processo extinto sem resolução do mérito

13 ago 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
STJ: é possível a prevenção por processo extinto sem resolução do mérito

A 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, admitiu a prevenção do ministro Sérgio Kukina de acordo com ação anterior que tramitava na corte, porém, não teve decisão de mérito porque a defesa desistiu do processo.

Nesse sentido, o relator do processo torna-se prevento para todos os feitos posteriores referentes ao mesmo processo ou processo conexo, inclusive na fase de cumprimento de decisão, não sendo necessário que ocorra pronunciamento de mérito.

O caso se deu por conta da impetração de Mandado de Segurança 24.690 em 2018, onde o remédio constitucional foi distribuído ao ministro Sérgio Kukina, que negou o pedido de liminar e de reconsideração no mesmo ano.

Em 2019, a defesa desistiu do recurso no Superior Tribunal de Justiça, impetrando então, ação referente aos mesmo fatos na Justiça Federal de Brasília, onde teve o pedido negado pelo juízo de 1º grau, mas concedido por desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Entretanto, a União interpôs reclamação no STJ e, com base no artigo 71 do Regimento Interno da Corte, o ministro Sérgio Kukina aceitou a prevenção, tornando-lhe competente para julgar o remédio constitucional que discute os mesmos fatos que negou no primeiro caso.

O ministro Napoleão Nunes Maia, contestou a prevenção admitida pelo ministro Sérgio Kukina, para Maia, a prevenção não pode ser exercida a partir de ação extinta sem resolução do mérito, sob pena de causar “efeito devastador e deletério” na tramitação de recursos no STJ.

Contudo, o ministro Kukina abriu divergência em relação ao entendimento de Maia, destacando que não admitir a prevenção criaria o risco de os autores impetrarem mandado de segurança e desistirem da ação conforme sorteio do ministro relator, fazendo assim, sucessivamente até chegar na distribuição do julgador que melhor lhe servir.

Por fim, a 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, por maioria dos votos, admitiu a prevenção do ministro Sérgio Kukina.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.