Powered by Rock Convert

Por Sara Nascimento

Entendemos que estudar na modalidade EAD não é uma tarefa simples. É necessário muito comprometimento, dedicação e foco total para que não haja dispersão no momento dos estudos.

A melhor maneira de absorver todo o conteúdo durante as aulas e aumentar a produtividade é entendendo qual o melhor método de estudo para você. Cada pessoa tem seu modo de aprender e existem alguns métodos que podem ser grandes aliados na sua aprendizagem. Veja:

MAPA MENTAL

Se você prefere aprender de maneira mais visual, com a ajuda de setas, cores e imagens, poderá concentrar todo o conteúdo de forma resumida e sistêmica, facilitando a visualização das informações mais importantes.

AUTOEXPLICAÇÃO

Durante os estudos, você pode grifar, escrever, usar dicionários e até questionar a si mesmo acerca do conteúdo, causando uma reflexão sobre cada informação. Assim, como o título já diz, esse método lhe propiciará uma autoexplicação sobre o que fora estudado. A leitura em voz alta, atentando-se aos detalhes, irá auxiliá-lo(a) a absorver o conhecimento necessário..

Powered by Rock Convert

MÉTODO CORNELL

Com esse nome, o método parece ser algo mais complicado, mas na verdade é bem simples. Você dividirá uma folha em 3 seções: uma para tópicos e palavras chaves do conteúdo; outra para explicá-los da maneira que entendeu; e a terceira parte para resumir todo o conteúdo das duas partes, de maneira bem objetiva. Essas anotações serão para você mesmo(a), visando uma autocompreensão.

TÉCNICA POMODORO

Que tal uma pausa para descanso? Essa técnica recompensa seus momentos de esforços, com curtos momentos de relaxamento. Não existe um padrão de tempo definido, mas é comum que para cada 25 minutos de trabalho e concentração, tire 5 minutos para relaxar da maneira que preferir. Use alarmes para delimitar cada momento!

TESTE PRÁTICO

Prepare seu próprio teste prático com as perguntas que surgirem durante a leitura. Ao final, caso não consiga responder, busque a resposta em diversas fontes de conhecimento até que entenda perfeitamente sobre o assunto.

Esses são alguns métodos que podem lhe auxiliar nos estudos. Você já conhecia algum deles? Possui um método próprio? Compartilhe com a gente!

Powered by Rock Convert