Ao saber da existência da pós-graduação em Advocacia Empresarial, é comum que as pessoas graduadas em Direito tenham dúvidas se vale a pena se especializar nessa área, uma vez que o segmento jurídico conta com tantos ramos diferentes para atuação.

O Direito Empresarial é uma área de muita movimentação atualmente, e os profissionais que optam por ela trabalham para encontrar alternativas legais para os conflitos envolvendo organizações comerciais e corporações.

Pensando em ajudar a descobrir se vale a pena fazer uma Pós-graduação em Advocacia Empresarial, preparamos este post que explica tudo sobre o ramo e os estudos nessa área. Continue a leitura se você tem interesse pelo tema!

Quais são as características do Direito Empresarial?

Essa é a área responsável por cuidar de todos os aspectos legais e jurídicos que envolvem organizações privadas e seus representantes. O ramo também é conhecido como Direito Comercial, nomenclatura que concede uma dimensão mais ampla acerca da atuação dos profissionais.

De maneira geral, trata-se de uma área voltada para cuidar do exercício da atividade comercial, especialmente no que diz respeito à negociação de serviços ou bens, ou seja, da função realizada pelas organizações.

De acordo com a Constituição Federal do Brasil, a função do comércio parte por princípio da iniciativa privada e não governamental — fator que também é capaz de exemplificar os limites e o alcance do trabalho na área.

Assim, o Direito Empresarial conta com extrema importância para a prevenção de riscos à atividade econômica, bem como para a adequação de um negócio à legislação referente a suas atividades, especialmente porque a desconformidade com as regras gera graves sanções que comprometem a saúde financeira da empresa e, consequentemente, a sua continuidade no mercado.

Por que vale a pena se especializar nessa área?

Um dos principais motivos para se especializar na Advocacia Empresarial é que o ramo conta com alta demanda, especialmente em razão da situação vivida pelo país na atualidade. Além disso, o profissional que se capacita na área se mantém atualizado sobre as alterações que ocorrem de maneira constante.

Como o Direito Empresarial é abrangente, existem diferentes segmentos de estudo e de atuação, como as seguintes:

  • propriedade intelectual: diz respeito ao conjunto de leis e acordos internacionais que versam acerca do direito à propriedade e da exploração econômica de marcas, desenhos industriais, patentes etc.;
  • societário: leis que regem a dissolução e a formação de sociedades, bem como suas normas e tipos legais;
  • compliance: uma das áreas da advocacia que está em crescimento e cuida do bom cumprimento de padrões legais e éticos tanto internos quanto externos a uma empresa. Trata-se de uma atuação que é feita de maneira preventiva;
  • falimentar: relacionada a organizações em situação de grave crise financeira e aos mecanismos de recuperação, incluindo, quando for necessária, a decretação de falência do negócio.

Como funciona uma Pós-graduação digital em Direito Empresarial?

A realidade é que as questões que surgem no dia a dia da Advocacia Empresarial muitas vezes não são respondidas apenas com o conhecimento que foi obtido na graduação em Direito, uma vez que exigem um conhecimento mais aprofundado.

O ramo empresarial é multidisciplinar e exige habilidades negociais e de oratória para lidar com diferentes circunstâncias que ocorrem em um negócio, as quais vão desde a constituição da empresa, passando por seu desenvolvimento, eventuais crises e até mesmo a sua extinção.

Tenha as mesmas condições

Dessa maneira, a Pós-graduação digital em Direito Empresarial tem o objetivo de proporcionar ao profissional jurídico uma formação mais específica e voltada para habilitá-lo na atuação da Advocacia Empresarial com desenvoltura e expertise.

O formato digital, por sua vez, oferece muitas vantagens, pois o aluno terá contato com todo o conhecimento que é necessário para atuar na área sem precisar sair da sua casa, estudando nos horários disponíveis em sua agenda.

Vale a pena fazê-la?

Fazer uma pós-graduação e

advocacia empresarial
advocacia empresarial

m Advocacia Empresarial é importante para sedimentar e aprofundar as bases teóricas do estudante nos mais diversos ramos do direito societário. Além disso, em uma especialização, é possível aprender por meio do estudo de questões relevantes e de situações concretas recorrentes da prática empresarial.

Ao se especializar em uma instituição de ensino de qualidade, é possível até mesmo desenvolver habilidades importantes para a atuação profissional, como análise e interpretação das questões jurídicas e técnicas de negociação.

Onde fazer esse curso?

Como vimos, a carreira de advogado especialista em Direito Empresarial abre um grande leque de possibilidades. Contudo, para que isso ocorra, é fundamental se manter sempre atualizado, procurando conhecimentos cada vez mais aprofundados na área e enfrentando novos desafios — o que só é possível ao estudar em uma instituição de ensino que seja referência.

Um exemplo é a Ebradi, em que é possível aprender na prática o ramo da Advocacia Empresarial, que, especialmente nos tempos atuais, apresenta relevantes desafios aos profissionais em razão das alterações que ocorrem na área.

O conteúdo programático foi criado visando a estudos teóricos do Direito Empresarial com aspectos práticos da advocacia. Para tanto, o aluno estuda 400 casos para iniciar a prática. As seguintes disciplinas são aprendidas na Pós-graduação digital em Direito Empresarial da Ebradi:

  • Propriedade Industrial e Direito Autoral;
  • Sociedade Anônima;
  • Sociedades Personificadas;
  • Direito do Consumidor e Aplicação na Atividade Empresária;
  • O Empresário e a Sociedade Empresária perante o Sistema Tributário Nacional;
  • Teoria da Empresa;
  • Contratos Empresariais;
  • Títulos de Créditos;
  • Empresário, a Sociedade Empresária e a Relação no Direito do Trabalho.

Dessa maneira, o curso proporciona uma visão mais ampla, tanto da parte prática quanto da teórica, aos profissionais do Direito, concedendo experiência e reconhecimento por meio da intensa atividade acadêmica e vivência prática.

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre a pós-graduação em Advocacia Empresarial, deve ter percebido que vale a pena se especializar na área se gostar dela, não é mesmo?! Afinal, trata-se de um campo com diversas possibilidades de atuação, e estudar em uma instituição de qualidade, como a Ebradi, é capaz de capacitar o profissional plenamente para a atuação na advocacia.

Se você se interessou pelos estudos na área, conheça agora mesmo a Pós-graduação digital em Advocacia Empresarial da Ebradi!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.