O Direito Previdenciário é um segmento que ganhou muito destaque nos últimos anos, sobretudo devido às alterações nas regras para a conquista da aposentadoria no Brasil. Trata-se de uma área do Direito Público que tem como principal intuito garantir os direitos fundamentais dos cidadãos em relação à assistência e à previdência social, ligados à idade, morte e doença.

Diferentemente de outros segmentos da carreira jurídica, no direito previdenciário as transformações são constantes e difíceis de acompanhar, porém, é uma área promissora que oferece algumas vantagens em sua atuação.

Diante disso, é fundamental que o profissional esteja preparado para atender à crescente demanda do ramo, transparecendo autoridade e segurança jurídica para o seu cliente. Por esse motivo, os cursos de pós-graduação no ramo são alavancas e diferenciais competitivos para obter potência em um cenário extremamente dinâmico.

Quer conhecer os motivos pelos quais se tornar um advogado previdenciário? Acompanhe nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

O que é um advogado previdenciário?

Como dito, o Direito Previdenciário é responsável por regular as relações entre empresas e empregados com os órgãos da previdência social ou privada. Consiste em uma área que determina regras sobre o recolhimento de contribuições sociais e a hipótese de concessão de benefícios previdenciários.

Nesse sentido, o principal objetivo do profissional desse segmento é assegurar o cumprimento e o respeito aos direitos básicos dos colaboradores. Portanto, suas principais funções são o atendimento, acompanhamento e fiscalização de todas as etapas do processo jurídico, garantindo os benefícios de direito aos segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Tais direitos podem ser solicitados em diferentes casos, como em situações associadas à idade, morte ou doença. Nesses casos, a pessoa tem direito à assistência continuada e amparo do Estado.

Em geral, esses profissionais atendem demandas como:

  • aposentadorias (por tempo de serviço e/ou contribuição, especial, por idade ou por invalidez);
  • auxílios de eventos extraordinários (acidente, doença, reclusão, entre outros);
  • contagem de tempo de serviço;
  • requerimento de pensão por morte;
  • reabilitação profissional;
  • revisão de benefícios;
  • planejamento e execução de benefícios previdenciários mais vantajosos.

Por que seguir a carreira de advogado previdenciário?

O Direito Previdenciário é uma das áreas do Direito com mercado mais amplo, e, diante da relevância da questão e das transformações legislativas iminentes, a advocacia previdenciária deve se destacar ainda mais.

Por esse motivo, tal profissional é muito requisitado e atende a uma variedade de casos focados na obtenção de direitos. Ou seja, devido à alta demanda por profissionais no mercado, seguir tal carreira proporciona diversas vantagens.

A seguir, conheça os principais motivos pelos quais se tornar um advogado previdenciário!

Tenha as mesmas condições

1. Flexibilidade de horários

Como o advogado previdenciário não precisa ir com frequência ao fórum ou participar de julgamentos, torna-se mais simples planejar as atividades diárias do trabalho. Em geral, a entrada no pedido de aposentadoria ocorre com hora marcada, e os horários são mais flexíveis, o que dá a oportunidade para que o advogado previdenciário se dedique a outras atividades, como a realização de cursos de aperfeiçoamento em sua área de atuação da advocacia.

2. Alta rotatividade de clientes

Nesse ramo, o profissional conhece muitas pessoas porque a rotatividade de clientes costuma ser alta. Afinal de contas, eles o buscam para resolver um problema específico e, após o término do processo, dificilmente precisarão novamente dos seus serviços.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, é possível lidar com essa questão de maneira positiva, uma vez que as chances de conhecer novas pessoas, ter uma rotina mais dinâmica e oferecer um serviço de qualidade aumenta ainda mais o número de indicações e prospecções de novos clientes.

3. Networking

Uma das vantagens de ser um advogado previdenciário é poder trabalhar em sua rede de contatos, que pode ser realizada em todos os ambientes percorridos e, assim, alavancar as possibilidades de alcançar mais clientes. Além disso, um bom networking eleva muito o reconhecimento do profissional dentro do seu segmento.

4. Área promissora

A questão da reforma previdenciária está abrindo uma série de oportunidades para esses profissionais. Diante das modificações e das dúvidas que surgem por parte das empresas contratantes e dos colaboradores contribuintes, cada vez mais pessoas procuram esses advogados para orientação e controle do processo de aposentadoria. Dessa forma, a carreira na área do Direito Previdenciário, além de interessante e muito gratificante, é também muito promissora.

Como se tornar um advogado previdenciário?

Para ser um especialista em Direito Previdenciário, primeiramente é preciso conquistar um diploma de Direito a partir da conclusão do ensino superior. Em seguida, o ideal é ingressar em uma pós-graduação para aprofundar os conhecimentos práticos e técnicos para se tornar um profissional da área.

O advogado previdenciário precisa estudar constantemente e investir em sua carreira. Afinal, o conhecimento técnico aliado à prática jurídica, sem dúvida, é um dos meios mais eficazes de obter bons resultados na advocacia.

Portanto, para ter uma carreira de destaque, o mais recomendado é buscar por uma instituição de ensino de qualidade que ofereça a certificação profissional necessária às atividades técnicas.

Como é o curso da EBRADI de Pós-graduação Digital nessa área?

A forma ideal de se desenvolver na advocacia previdenciária e se diferenciar no mercado é com uma pós-graduação. As especializações são capazes de otimizar o trabalho profissional, bem como nas demais áreas do Direito, a exemplo da reintegração de posse, por garantirem o aperfeiçoamento do conhecimento jurídico e das habilidades profissionais.

Nesse contexto, o curso de pós-graduação digital da EBRADI foi elaborado para graduar o aluno como um especialista na legislação previdenciária e conseguir elaborar raciocínios e teses bem-fundamentadas, que visam sempre a garantia da boa utilização das normas.

O curso oferece ao aluno um estudo aprofundado e atualizado a respeito da nova Previdência, já que aprimora o aprendizado por meio da distribuição de subsídios teóricos e principalmente práticos, que despertam o senso crítico dos pós-graduandos em uma perspectiva profissional, de modo que sejam reconhecidos pela expertise nessa área de atuação.

Agora que você já sabe os motivos pelos quais se tornar um advogado previdenciário, que tal conhecer outras maneiras de potencializar a sua atuação profissional? Entre em contato com a EBRADI e aproveite para conhecer a nossa pós-graduação em Advocacia Previdenciária.

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.