Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos jurídicos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito Previdenciário.

Aposentadoria, Apozentadoria ou Aposetadoria?

A forma correta é Aposentadoria!

1) Conceito: A Aposentadoria diz respeito ao afastamento, remunerado como um benefício, a todo trabalhador que completar os requisitos mínimos determinados pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. É um objeto de estudo do Direito Previdenciário. No Brasil, há quatro formas de aposentadoria, são elas: Aposentadoria por Invalidez; Aposentadoria por Idade; Aposentadoria por Tempo de Contribuição e Aposentadorias Especiais.

2) Exemplo Prático: Laura tem 60 anos de idade, e trabalhou por mais de 180 meses na empresa Móveis Lindos S.A. Haja vista ter preenchido todos os requisitos necessários para aposentar-se na modalidade “aposentadoria por idade”, Laura se dirigiu a um posto do INSS para dar entrada ao processo.

3) Notícia: “Ao solicitar a sua aposentadoria ao INSS, o trabalhador pode reduzir o risco de atraso na concessão do benefício se apresentar um pedido por escrito. No estado de São Paulo, a redação cuidadosa da solicitação passou a ser ainda mais importante a partir de março do ano passado, quando a integração digital das agências da Previdência permitiu o fim das análises de benefícios no momento do atendimento presencial ao segurado (…)”.

Para saber mais: Fazer o pedido por escrito facilita a aposentadoria no INSS

Gostou deste conteúdo? Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no FacebookTwitterInstagramLinkedIn e YouTube.