Por Sara Nascimento

Iniciamos mais um ano e com ele o anseio de fazer coisas novas, como criar uma rotina, novas metas e novos hábitos. Aproveitando esse momento, que tal fortalecer o compromisso com os estudos?

Já falamos sobre a administração de tempo e indicamos alguns métodos de estudos. Agora vamos te ajudar a criar uma rotina de estudos.

A ROTINA

Para criar uma rotina de estudos, é importante que você avalie a sua rotina atual, identificando suas atividades e horários; levando em consideração o descanso, lazer e afins.

Crie um calendário semanal com todas as suas tarefas, incluindo no mínimo 2h30 por dia para os estudos, seja em horários fixos ou flexíveis, desde que os siga criteriosamente.

IMPORTANTE: Não marque compromissos no horário estabelecido para os estudos e atente-se para não realizar atividades que venham a fazer com que perca o foco.

LOCAL DE ESTUDOS

Se possível, determine um local silencioso, organizado, sem interferências sonoras e visuais. Ou seja, nada que possa atrapalhar a sua produtividade.

Mantenha todo o material necessário próximo a você, dessa forma evitará dispersão ao levantar e procurar o que precisa.

PLANO DE ESTUDOS

Indicamos que os alunos concluam cada módulo em no mínimo 30 e no máximo 45 dias, para que não prejudique a conclusão do curso. Dessa maneira poderão se utilizar do cronograma para estabelecer os dias das aulas, revisão e avaliação modular.

EXEMPLO

Para concluir um módulo em 30 dias, o aluno deverá:

Disponibilizar de 2h30 de estudos por dia, de segunda à sexta-feira, por 3 semanas. Na 4ª semana o aluno fará a revisão do conteúdo e finalizará com a Avaliação Modular.

*Lembrando que a quantidade informada é para alunos que estão iniciando o curso ou estão progredindo de forma regular. Para aqueles que estão em atraso, pedimos que entre em contato conosco para que possamos auxiliá-lo(a).

DICAS

ESTABELEÇA HORÁRIOS FIXOS

Isso serve para todas as suas atividades, dessa forma seu cérebro será condicionado a realizá-las, transformando esse hábito em uma rotina.


CUIDE DO SEU CORPO

Antes de iniciar os estudos, procure consumir alimentos leves, como frutas e cereais. Além é claro, de sempre manter por perto uma garrafa d’água.

FAÇA PAUSAS

Quando se sentir cansado, com sono, desconfortável ou entender que já absorveu muita informação, dê uma pausa, respire fundo, lave o rosto, e descanse os olhos e o corpo. Feito isso, retome os estudos.

Na técnica Pomodoro que citamos no métodos de estudos, após os momentos de esforços, você será recompensado com pequenos intervalos, essa técnica está presente no curso OAB ADAPTATIVO  que traz uma metodologia inovadora para você estudar de maneira inteligente.

FAÇA REVISÕES

A Avaliação Modular abrange todo o conteúdo do módulo. Portanto, antes de realizá-la é importante que você faça uma revisão do que fora abordado. O E-book e a lousa do professor ficam disponíveis com pequenos resumos de cada aula. Aproveite esse tempo para utilizar-se dos fóruns ao final de cada módulo. Por eles você poderá discutir com seus colegas sobre o conteúdo, tirar dúvidas e angariar conhecimento a respeito da matéria.

Agora que você possui todas as dicas para iniciar ou dar continuidade em seus estudos, aplique-as na rotina estabelecida! Esperamos que se mantenha motivado e concentrado em seu objetivo. Vamos juntos!

Tenha as mesmas condições