Saber como se destacar na advocacia é o grande desejo dos profissionais formados em Direito. Apesar de não existir uma fórmula para se tornar um advogado de sucesso, a realidade é que há algumas dicas que podem ajudá-lo.

Hoje em dia, ir além do básico é imprescindível para se destacar, sempre observando as limitações legais que são impostas pelo Código de Ética da OAB para não infringir nenhuma regra ao realizar uma prospecção de clientes de maneira mais ativa.

Para aprender mais detalhes da carreira na advocacia e conhecer 5 dicas sobre o que você pode fazer para ter sucesso na área, continue a leitura deste post que vamos apresentar informações relevantes sobre o tema. Não perca!

A carreira na advocacia é muito concorrida?

As carreiras jurídicas são uma das mais desejadas pelos brasileiros e, consequentemente, o curso de Direito é um dos mais concorridos nos vestibulares do Brasil — o que aumenta de forma substancial na área.

Ainda com essa concorrência, o Direito conta com um grande mercado que tem oportunidades de trabalho tanto no setor público quanto no privado, sendo que a carreira na advocacia é uma das mais desejadas pelos profissionais da área.

Mesmo com a grande quantidade de advogados, os bons profissionais se destacam entre os demais e conseguem ter uma carreira promissora, especialmente porque não há apenas uma área de atuação na advocacia.

O que pode ser feito para se destacar?

Agora que você já conhece a importância de se destacar na advocacia, vamos apresentar, a seguir, importantes dicas para ajudá-lo nessa tarefa.

1. Esteja sempre atualizado

É muito importante que o advogado se mantenha sempre atualizado, uma vez que as normas sofrem mudanças constantes, e ficar informado sobre elas é imprescindível para uma boa atuação profissional.

Além disso, o advogado que se destaca vai além do óbvio e até mesmo se inspira em profissionais de outros ramos para estar à frente dos seus concorrentes. É possível, por exemplo, procurar por fontes de inspiração na área da tecnologia e do marketing e utilizar esses conhecimentos para aplicar o Marketing Jurídico no seu escritório.

2. Saiba se comunicar

Saber se comunicar é mais um dos pilares de uma carreira promissora. O advogado de sucesso deve saber como se comunicar com os seus colegas, com o juiz, com a parte contrária em uma ação e, sobretudo, com o seu cliente.

Para criar uma relação de confiança com o advogado, o cliente precisa entender que o profissional está agindo da maneira correta. Para tanto, o profissional deve saber se comunicar e usar uma linguagem mais didática e menos técnica para que a parte entenda a estratégia adotada e confie nos passos adotados.

3. Busque sempre se aperfeiçoar

Procurar sempre se aperfeiçoar é fundamental em todas as carreiras, no ramo do Direito não é diferente. A capacitação por meio de uma pós-graduação, por exemplo, é uma importante dica de como se destacar na advocacia.

Para se capacitar, o profissional também pode frequentar palestras e seminários do segmento, ler revistas e jornais especializados etc. O importante é não deixar de estudar, pois esse é um passo imprescindível aos profissionais interessados em reconhecimento na área jurídica.

4. Invista em networking

O networking nada mais é do que a criação de uma rede de contatos capazes de ajudá-lo a impulsionar a sua carreira, pois eles auxiliam na ampliação de suas habilidades e conhecimentos, podem gerar maior visibilidade para o seu serviço ou aumentam a sua reputação e credibilidade.

Para compor um bom networking, é necessário realizar conexões influentes e recíprocas, ou seja, que também possam contar com você quando elas precisarem. Lembre que networking vai além de apenas manter amizades no âmbito profissional.

5. Saiba usar as redes sociais estrategicamente

Os brasileiros, em geral, adoram redes sociais. Por isso, o advogado que sabe como usá-las de maneira estratégica consegue se destacar entre os demais e chamar a atenção de possíveis clientes.

É possível usar o Facebook e o Instagram, por exemplo, para construir uma marca forte e postar conteúdos informativos e relevantes que despertem a vontade do público de entrar em contato com seu escritório. Contudo, para obter o resultado esperado é fundamental manter a constância nas postagens.

Até mesmo o YouTube pode ser usado a favor do profissional, uma vez que atualmente muitas pessoas utilizam a plataforma como ferramenta de pesquisa. Para tanto, você pode criar conteúdos práticos, simples e didáticos que ajudam as pessoas a compreenderem as notícias do momento e os temas atuais, por exemplo, dentro do ramo jurídico.

Como fazer especializações pode ajudar?

Uma especialização consegue auxiliar o advogado a aprender sobre um ramo específico do Direito, além de acrescentar credibilidade ao seu currículo profissional, tornando-o especialista em uma área.

Assim, uma especialização amplia o leque de oportunidades de trabalho, já que permite a contratação ou promoção para cargos plenos, como sênior ou máster em sociedades de advocacia e empresas. Já para os profissionais que atuam de modo autônomo, a especialização contribui com a atuação prática profissional do dia a dia e a atrair mais clientes.

Cursar uma pós-graduação pode fazer com que o advogado se destaque entre os demais concorrentes de mercado que contam com apenas a graduação, além de abrir portas na carreira.

Como escolher uma boa instituição para isso?

Para obter o resultado desejado ao fazer uma pós-graduação, é imprescindível escolher uma boa instituição de ensino, afinal, de nada adianta realizar uma especialização que não ensina nada de novo ou útil para o profissional.

Mais um ponto que deve ser observado é se a instituição conta com opções de especializações digitais, uma vez que, hoje em dia, com a rotina que a maioria dos profissionais vive, essa é a melhor opção para se dedicar aos estudos no momento mais propício do seu dia.

A EBRADI ― Escola Brasileira de Direito ― é uma excelente alternativa para os profissionais interessados em se destacar, pois conta com cursos de pós-graduação digital alinhados às necessidades de cada profissional e conteúdo de qualidade.

Agora que você já sabe como se destacar na advocacia, coloque as nossas dicas em prática para obter o desejado sucesso na área jurídica e lembre-se de optar por uma instituição de qualidade para atingir os seus objetivos.

Se você deseja conhecer a EBRADI e as especializações digitais, entre em contato agora mesmo!

Tenha as mesmas condições

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.