Alcançar a tão sonhada aprovação em concursos públicos exige dos candidatos muita preparação e disciplina. Uma das áreas que mais chamam a atenção é a carreira policial, seja por conta da quantidade de vagas que surgem a cada ano, seja por conta da melhoria salarial da categoria.

Contudo, mesmo com grandes oportunidades, é preciso se dedicar muito, principalmente aqueles que desejam saber como ser delegado (civil ou federal). Esse profissional se destaca por fazer parte do alto escalão da corporação, sendo um dos cargos que têm a maior remuneração policial.

Para isso, é preciso que o candidato tenha uma formação acadêmica específica, além de vocação para atuar na área. Pensando nisso, preparamos este texto para que você conheça o caminho para ser um delegado de sucesso. Confira agora!

O que é preciso para ser um delegado de polícia?

Conforme estipulado na Constituição Federal, o cargo de delegado exige graduação em Direito, não sendo preciso ter habilitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Desde o ano de 1988, é proibida a nomeação política por governadores de Estado para delegados, sendo que todos os funcionários que atuarem como chefes de polícia devem se sujeitar à aprovação em concurso público específico para a carreira.

Assim, para as pessoas que querem saber como ser delegado, a única maneira possível em nosso país é se dedicar aos estudos, levando em conta as formalidades do processo a fim de assumir o cargo após a aprovação em todas as fases exigidas.

Os concursos acontecem em dois níveis: para se tornar um delegado federal, o certame é realizado pela União; já o cargo de delegado de polícia civil (estadual) é organizado pelos estados e pelo Distrito Federal. Em relação às provas, elas são de intuito classificatório e eliminatório, contando com várias etapas ao longo do processo seletivo.

Quais são as dicas para ter sucesso na caminhada até lá?

Como ser delegado exige muita preparação e dedicação, é preciso que os candidatos sigam alguns passos para alcançar sua aprovação. Veja, a seguir, alguns deles.

Tenha disciplina de estudos

Atualmente, a Polícia Federal exige experiência jurídica ou policial de 3 anos dos candidatos, ao passo que nem todo estado estipula essa regra. Nesse contexto, é necessária bastante disciplina por parte do candidato, que deve organizar um cotidiano de estudos levando em conta as matérias previstas no edital.

Em se tratando do cargo de delegado de polícia civil, recomenda-se notadamente atenção ao Direito Constitucional, ao Direito Processual Penal e ao Direito Penal para concursos, visto que a segunda etapa do concurso provavelmente terá como foco essas matéria

como ser delegado

s.

Além disso, esse profissional deve contar com uma boa noção de Criminologia e Medicina Legal. Esses conteúdos normalmente não são cobrados em outros certames, mas raramente não constam nos editais para a carreira policial. Dessa forma, é fundamental a atenção, especialmente pelo fato de que elas serão bastante importantes no seu cotidiano.

Mantenha foco no treinamento policial

A aprovação no concurso quer dizer que esse é somente o começo da caminhada para ser um delegado de polícia. É na Academia de Polícia que você iniciará seu desenvolvimento de conhecimentos e estratégias necessárias para executar corretamente sua função.

Sendo assim, é fundamental manter o foco nessa fase, principalmente nas aulas mais ligadas ao aspecto policial do cargo, como defesa pessoal, sobrevivência policial, técnicas de abordagem, armamento e tiro, entre outros.

É preciso destacar que a carreira de delegado de polícia é jurídica além de policial. Ou seja, as mencionadas ações que ajudarão a salvar sua vida e a dos seus companheiros em situação de risco devem ser seguidas à risca. O delegado de polícia jamais pode deixar de lado o treinamento, pois é essencial se preparar para qualquer confronto com as atividades criminosas.

Além disso, a principal arma do delegado de polícia é, sem dúvida, a caneta, porém é necessário estar treinado para a “guerra” e se proteger de ações violentas quando surgirem.

Seja vocacionado

Quando se fala em carreiras jurídicas, a policial talvez seja aquela que mais demande aptidão do candidato. Isso pelo fato de que ela se trata de uma função cujo profissional deve ser multifacetado, tendo conhecimento policial, administrativo, jurídico e das outras ciências sociais, como história, filosofia, sociologia etc.

Na realidade, todo cargo requer um funcionário vocacionado para a sua atuação, sendo exatamente por essa razão que existem determinadas reservas no tocante à política utilizada em concursos públicos, em que os candidatos não observam as funções inerentes à carreira e focam somente a remuneração estipulada no edital.

Isso dá a impressão de que, em alguns casos, os cargos públicos são preenchidos por profissionais com pouco comprometimento com a carreira. Não é difícil encontrar pessoas que exercem funções sem a devida vocação, mas isso não pode acontecer com o delegado de polícia. Sem ela, possivelmente não permanecerão na carreira por muito tempo ou, se conseguirem, haverá muitas frustrações.

Como um bom curso ajuda nesse quesito?

Como ser delegado exige aprovação em certame público, é preciso que os candidatos busquem por cursos e materiais de estudo de extrema qualidade, uma vez que esse tipo de concurso é bastante concorrido.

Você deve optar pelos melhores cursos do mercado, sempre estudando aquilo que esteja estipulado no edital. Isso é feito por vídeo-aulas, materiais didáticos, livros, leis secas, doutrinas e jurisprudências. Além disso, foque em fazer resumos daquilo que você estudou.

Quais são os diferenciais dos cursos da Ebradi?

A Ebradi é um portal de ensino digital que atua com pós-graduação em Direito e conta com ferramentas inovadoras que são capazes de transformar sua trilha de aprendizagem em uma jornada prática.

Todos os cursos contam com uma pessoa de destaque no ramo jurídico que atua como um patrono, sendo um grande diferencial em relação ao que há no mercado. Ao contar com o auxílio dessa equipe, a sua jornada em busca do tão sonhado concurso público será muito mais fácil.

Enfim, para entender como ser delegado, o candidato deve se preparar antecipadamente, ter vocação e muita disciplina. Só assim você alcançará seus objetivos e conquistará a aprovação.

Gostou deste post? Entre em contato conosco e saiba como nossos cursos otimizam seus estudos e ajudam a alcançar o sucesso na sua empreitada!

Tenha as mesmas condições

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.