Entre os diversos caminhos possíveis no meio jurídico, atuar como juiz certamente desponta como um dos mais desejados. Além da grande relevância da figura do magistrado para a sociedade, essa é uma profissão que oferece uma série de pontos positivos a quem a alcança, como a vitaliciedade no cargo, boa remuneração — que passa dos R$ 25 mil — e um grande prestígio social.

No entanto, para alcançar a tão desejada toga e tomar posse como juiz, há uma longa jornada a ser percorrida, especialmente do ponto de vista dos estudos e da qualificação profissional. Esse cargo, assim como outros do setor público, exige um grande conhecimento jurídico, além de uma visão humanística acentuada, uma vez que lida com questões e direitos sensíveis.

Apesar disso, quem tem formação em Direito e deseja seguir essa nobre carreira deve saber que, com dedicação e muito estudo, é plenamente possível atingir tal objetivo. Se esse é o seu caso, continue a leitura e saiba um pouco mais sobre a carreira de magistrado e sobre como virar juiz!

O que faz um juiz?

Apesar de ser uma profissão amplamente conhecida e respeitada, nem todo mundo sabe exatamente quais são as funções exercidas por um juiz. Nesse sentido, é preciso ter em mente que esse profissional acumula um conjunto de funções. A principal delas, porém, é dizer o direito a ser aplicado ao caso concreto.

Em outras palavras, a função primordial de um juiz é prestar a jurisdição, decidindo sobre os casos postos à sua análise por meio de um processo ao dizer como as leis devem ser aplicadas. Nesse contexto, é possível perceber a atuação do juiz em diferentes áreas, como criminal, cível e trabalhista.

Na prática, o papel do juiz é resolver os conflitos jurídicos tão comuns dentro de uma sociedade organizada, determinando qual é a forma correta de interpretação das leis e solucionando as questões que tenham alguma repercussão jurídica.

Qual é a importância desse profissional para a sociedade?

Assim como tantas outras funções públicas, o juiz tem uma importância muito grande para a sociedade. Para se ter uma ideia disso, é por meio do juiz, e do Poder Judiciário como um todo, que as pessoas podem proteger e fazer valer os seus direitos, evitando abusos por parte de terceiros e até do Estado.

Além disso, o juiz exerce uma relevante função pacificadora da sociedade, impedindo que as pessoas resolvam seus conflitos por conta própria — como ocorria nos primórdios da humanidade. O juiz, idealmente, é uma figura que deve se manter imparcial, atuando com o compromisso de respeitar a lei e a Constituição, de modo a solucionar os conflitos da forma mais técnica e just

como virar juiz
como virar juiz

a possível.

É papel do juiz, também, garantir que todos os cidadãos tenham uma prestação jurisdicional justa e livre de interferências externas, abusos e ilegalidades. No caso da possível prática de crimes, por exemplo, o juiz deve garantir que o acusado tenha resguardado seu direito à defesa, assim como todos os outros protegidos constitucionalmente.

Como virar juiz?

Por se tratar de uma função pública, a atuação como juiz só é possível mediante aprovação em concurso público. Ou seja, para alcançar esse objetivo, é necessário passar por uma seleção bastante complexa, composta por diversas fases.

O concurso para o cargo de juiz está entre os mais difíceis do país. Isso se deve à grande quantidade de disciplinas que são cobradas nas provas, além das diferentes etapas, que contam com avaliações como:

  • provas objetivas;
  • provas subjetivas e de elaboração de sentença;
  • prova oral;
  • análise de títulos;
  • exames médicos.

Assim, até a posse no cargo de juiz, o candidato precisa superar todas essas etapas, o que exige um grande conhecimento jurídico, além de competências importantes, como boa oratória, postura e sensibilidade.

O cargo de juiz também exige formação em Direito. Ou seja, somente bacharéis em direito podem prestar o concurso. Além disso, é necessário comprovar, no mínimo, três anos de prática jurídica — requisito que pode ser atendido, por exemplo, atuando na advocacia privada.

Como um bom curso de direito pode ajudar nessa trajetória?

Uma das bases para se tornar um juiz de Direito é ter um amplo conhecimento jurídico. Isso significa que é necessário ter uma formação de alta qualidade, na qual o candidato tenha condições de ampliar a visão sobre os diversos campos do Direito e formar uma base sólida das matérias que serão cobradas no concurso e no dia a dia da profissão.

Nesse sentido, fazer um bom curso de Direito, sem dúvidas, faz toda a diferença na trajetória de quem pretende virar juiz. Durante a graduação, por exemplo, já é possível ter um contato inicial com os diversos institutos existentes no meio jurídico, além de esse período ser uma excelente oportunidade para aprimorar habilidades importantes, como a oratória.

No entanto, para se tornar um magistrado, na maioria das vezes, é preciso ir muito além da graduação. Assim, deve-se buscar um conhecimento mais técnico e profundo sobre o Direito, sendo essencial ter domínio sobre a legislação nacional, além de uma formação humanística forte, já que a atuação como juiz também requer sensibilidade.

Agora que você já sabe como virar juiz e entende como essa carreira requer estudo, dedicação e comprometimento, invista na sua qualificação profissional desde cedo. Após a conclusão da graduação, vá em busca de novas fontes de conhecimento e de formas para expandir a sua compreensão e vivência no Direito, como ao cursar uma pós-graduação.

Nessa hora, escolha uma instituição de ensino que ofereça experiências ricas e transformadoras, como aulas com grandes nomes do universo jurídico, que, além de muito conhecimento técnico, têm como diferencial a experiência profissional em diversas áreas, como na própria magistratura, Ministério Público e outras carreiras de destaque.

Sem dúvida, a instituição de ensino é uma grande fomentadora do desenvolvimento profissional, abrindo portas e oportunidades para quem deseja ir mais longe, seja como advogado, promotor, juiz ou qualquer outra profissão dentro do Direito.

Para aproveitar melhor as possibilidades e oportunidades que a carreira jurídica pode oferecer, invista no seu futuro e em sua carreira estudando em uma das mais renomadas instituições de ensino digital do país. Entre em contato com a EBRADI e conheça os cursos que podem ajudar você a dar um salto na carreira!

Tenha as mesmas condições

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.