Você já ouviu falar nos cursos livres de Direito? Ao conhecer sobre essa modalidade, é normal que os interessados tenham dúvidas sobre como ela funciona e para quem esse tipo de capacitação é voltada.

Os cursos livres são ideais para os profissionais que têm sede de conhecimento e querem aprender mais para aprimorar o currículo por meio de um aprendizado dinâmico, de curta duração e voltado para uma área específica.

Tem interesse pelo tema e quer descobrir como funcionam os cursos livres de Direito? Então, continue a leitura deste artigo, que vamos apresentar mais detalhes. Não perca!

Como funcionam os cursos livres na área de Direito?

Os cursos livres, também conhecidos como cursos de extensão, são como uma formação que tem como objetivo que o estudante desenvolva habilidades e conhecimentos específicos. Por isso, eles geralmente abordam um assunto exclusivo em uma carga horária reduzida.

O curso livre é uma modalidade prevista na legislação, mais precisamente no Decreto Presidencial nº 5.154 de 2004, que o valida como educação não formal. Além disso, essa modalidade de ensino não sofre regulamentação do Ministério da Educação (MEC).

Como o próprio nome sugere, eles contam com flexibilidade para a formatação, sendo ofertado presencialmente ou on-line. Sua duração também é variável conforme a proposta — esse tipo de curso pode durar somente algumas horas ou se estender por meses.

Podemos dizer que se trata de uma atualização ou especialização rápida em uma área que interessa ao estudante e gera um aprendizado pontual para a qualificação profissional. Em geral, o mercado de trabalho valoriza bastante essa capacitação, especialmente nos casos em que ela contribui para a resolução prática de problemas.

Mais uma funcionalidade do curso livre é que ele pode ser usado para validar horas de atividades complementares na graduação, uma vez que em diferentes cursos, como o de Direito, é preciso cumprir com essas horas extras para obter o diploma.

Depois de o curso livre ser concluído, a instituição emite um certificado que pode ser mencionado no currículo a fim de aumentar as suas chances de arrumar uma boa vaga no mercado de trabalho.

Quais são os principais assuntos tratados em cursos livres de Direito?

Hoje em dia, existem diversos cursos livres de Direito, uma vez que o ramo é amplo e conta com diferentes temas explorados. A seguir, vamos apresentar quais são os principais e mais procurados pelos estudantes!

A Constituição Federal e a tecnologia da informação

O curso sobre a Constituição Federal e a tecnologia da informação tem como objetivo resolver as questões jurídicas relacionadas às inovações tecnológicas que estão presentes em nosso dia a dia e que integram a nossa sociedade de forma indissociável com aprofundamento nos temas constitucionais relacionados ao assunto.

A investigação e a ação penal

Já o curso sobre a Investigação e a Ação Penal foi criado pensando no profissional do Direito que tem como objetivo aprimorar seus conhecimentos e se qualificar para atuar no âmbito do Direito Criminal.

Tenha as mesmas condições

Sabemos que a advocacia criminal conta com grandes desafios que devem ser superados Por isso, o curso promove a efetiva conciliação no que diz respeito aos aspectos práticos e teóricos da advocacia, preparando o profissional para o exercício da profissão com extrema competência.

A privacidade como marco legislativo e o direito ao esquecimento

O curso A Privacidade como Marco Legislativo e o Direito ao Esquecimento, por sua vez, reúne os principais assuntos relacionados à área, como a compreensão da sociedade da informação contemporânea, o entendimento dos principais aspectos e das discussões do direito material pertinente e o ensinamento das providências jurídicas com as respectivas discussões.

Dessa maneira, o objetivo é preparar o estudante para lidar com questões relacionadas ao uso dos meios digitais e ao enfrentamento de todos os desafios criados pelas inovações disruptivas inerentes à sociedade da informação.

A quarta revolução industrial e a sociedade da informação

Por fim, o curso sobre a Quarta Revolução Industrial e a Sociedade da Informação é uma modalidade que permite que o aluno resolva questões jurídicas relacionadas às tecnologias da informação que fazem parte da sociedade com aprofundamento nos temas relacionados à quarta revolução industrial.

Cursos livres são equivalentes à especialização?

Os cursos livres não são equivalentes à especialização, uma vez que, como vimos, eles são uma extensão da formação que não conta com carga horária mínima, por exemplo, ou com requisitos específicos determinados pelo MEC.

Já as especializações, por sua vez, são conhecidas como pós-graduação, uma formação voltada especificamente para quem já concluiu a graduação. As pós-graduações lato sensu devem ter de forma obrigatória ao menos 360 horas de duração.

Ao finalizar a pós-graduação, o estudante recebe um certificado e passa a ter o título de especialista. Esse tipo de curso também pode ser oferecido presencialmente ou de maneira digital, a depender da instituição de ensino que o ministra.

É interessante fazer um curso livre antes de investir em uma pós-graduação?

Para decidir se é mais relevante para você fazer um curso livre ou investir em uma pós-graduação existem alguns pontos que devem ser observados, como o momento profissional em que você se encontra e a carreira que você deseja construir.

Os cursos livres podem ser feitos em qualquer momento, ou seja, o estudante de Direito que ainda está na faculdade pode realizá-los durante a graduação, enquanto para fazer uma pós-graduação é preciso esperar a formatura e o começo da vida profissional.

Além disso, os cursos livres são uma excelente maneira de o aluno conhecer a instituição de ensino e o tema de interesse antes de investir, de fato, em uma pós-graduação. A verdade é que uma alternativa não anula a outra, afinal, quanto mais capacitado o profissional for, melhores e mais relevantes devem ser as oportunidades encontradas no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe como funcionam os cursos livres de Direito, deve ter percebido que eles são uma boa opção antes de optar por uma pós-graduação, não é mesmo? Não deixe de considerá-lo para o desenvolvimento da sua carreira!

Se você deseja conhecer os cursos livres de Direito da EBRADI, entre em contato conosco agora mesmo!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.