Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito.

Data Venia, Data Vânia ou Dada Venea?

A forma correta é Data Venia!

 

1) Conceito: A expressão Data Venia deriva da língua latina e significa “dada a licença” ou “dada a permissão”. É uma maneira educada para iniciar uma frase de discordância sobre determinado assunto. A expressão corresponde a dizer “com o devido respeito” ou “com a devida vênia” para argumentar contra o posicionamento de outra pessoa. Tal termo é muito usado no mundo jurídico em sustentações orais para contrariar o argumento utilizado pela outra parte.

2) Exemplo Prático: Vinicius, advogado, foi fazer uma sustentação oral na qual a parte adversaria alegou que seu cliente não responderia pelos danos materiais suscitados pelo cliente de Vinicius pois não tinha incorrido para a obtenção do resultado que causou prejuízo. Vinicius, portanto, pediu “venia” para que pudesse descordar da parte contrária e passou a expor seus fundamentos pelos quais refutava a tese apresentado por seu rival de tribunal.

3) Notícia: “Quando o profissional da área jurídica pretende apresentar uma opinião divergente da que foi exposta, então, para não parecer arrogante ou autoritário, introduz a cordial expressão. Por isso, é indispensável e praticamente obrigatória quando se discorda de alguém com um cargo ou posição superior. Trata-se de uma fórmula para manifestar o devido respeito com a outra parte. (…)”.

Para saber mais: O que é Data Venia

Gostou deste conteúdo?

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.