O Direito Imobiliário é um ramo jurídico que conta com diversas possibilidades para atuar como advogado, uma vez que o mercado imobiliário é um dos setores que mais precisa dos serviços desse profissional.

Inclusive, como o número de empreendimentos e investimentos imobiliários só aumenta, a área tem se mostrado uma excelente opção para os profissionais que desejam se destacar em um ramo promissor do Direito.

Se você tem interesse pelo tema e quer descobrir os motivos pelos quais a hora de estudar Direito Imobiliário é agora, continue a leitura deste post que vamos apresentar detalhes sobre essa área e como seguir carreira nela. Não perca!

Como está o mercado de Direito Imobiliário?

O Direito Imobiliário é um ramo do Direito Privado que tem como objetivo regulamentar as relações entre indivíduos, órgãos públicos e propriedades. Assim, o advogado é o profissional que exerce atividades relacionadas, por exemplo, ao registro, financiamento, locação, doação, venda de imóveis, incorporações, usucapião, aspectos condominiais e muitas outras.

Inclusive, as negociações imobiliárias precisam do trabalho de um advogado especializado na área, assim como os fundos de investimento imobiliários que precisam de um profissional jurídico que atua na análise do risco do investimento. As cidades que estão em expansão também costumam contar com grande demanda, especialmente em razão das construções e compra e venda de imóveis.

Até mesmo durante a pandemia os advogados que atuam na área tiveram demanda, pois, como muitas pessoas perderam sua fonte principal de renda, os profissionais tiveram que atuar para rever os contratos relacionados à moradia, para renegociar acordos entre locador e locatário.

Quais são as vantagens de atuar em Direito Imobiliário?

Existem diversas vantagens de atuar em Direito Imobiliário, sendo que uma das principais é o fato de ainda não ser uma área explorada por muitos profissionais, já que boa parte dos advogados prefere atuar em ramos como penal, trabalhista, família etc.

Trata-se ainda de uma área que, como vimos, conta com grande demanda, pois o Direito Imobiliário abrange uma série de atividades e a figura do advogado é fundamental, especialmente em razão da complexidade das transações imobiliárias.

Os advogados imobiliários podem, ainda, trabalhar de forma autônoma, em empresas do setor ou em escritórios especializados. Como as negociações imobiliárias lidam com grandes valores financeiros, documentos e processos burocráticos, há demanda em diferentes estabelecimentos, pois é preciso atuar com cautela e atenção a cada detalhe.

Ou seja, trata-se de um ramo com boas oportunidades e muito interessante para exercer a profissão, já que não há grande concorrência na área e boas remunerações são ofertadas, pois existem várias possibilidades de atuação.

O que faz o profissional de Direito Imobiliário no dia a dia?

O profissional de Direito Imobiliário conhece a legislação da área e, portanto, pode atuar em diferentes ações em seu dia a dia profissional, já que ele conhece os deveres e direitos do consumidor, bem como da organização que está comercializando o patrimônio.

O advogado imobiliário é importante para contribuir com a realização do sonho do futuro proprietário do imóvel, por exemplo, sendo que a presença do profissional é importante especialmente para a aquisição de imóveis na planta, inclusive nos casos em que há problemas no prazo de entrega da obra.

Tenha as mesmas condições

Como o profissional especializado conhece as leis imobiliárias e os trâmites envolvidos em todo o processo, ele é capaz de esclarecer as dúvidas e dar o suporte necessário aos clientes. Também pode estar presente em todas as etapas, desde a oferta do imóvel até a efetivação do negócio a fim de evitar problemas com documentação e informações falsas, bem como assegurar uma transação sem prejuízos.

O advogado imobiliário pode atuar, ainda, em uma ação de despejo por falta de pagamento ou na revisão ou elaboração de contratos de compra e venda, já que falhas ou mudanças incorretas nas cláusulas são capazes de gerar grandes problemas.

Mais uma das funções do profissional é analisar se existe alguma pendência relacionada ao imóvel por meio da análise dos documentos. Somente após a verificação das informações necessárias para efetivação do negócio o advogado pode propor o fechamento da venda, compra ou incorporação do imóvel.

Como fazer carreira em Direito Imobiliário?

Para que seja possível atuar na área do Direito Imobiliário que, como vimos, está em alta, é preciso investir nessa carreira. O primeiro passo é, sem dúvidas, procurar por um curso que seja capaz de ajudá-lo a atuar na prática, já que durante a graduação não costumamos aprender sobre a área de forma aprofundada.

A Pós-graduação em Advocacia do Direito Negocial e Imobiliário da EBRADI é capaz de fazer com que você aprenda a teoria e a prática da advocacia imobiliária, ou seja, você vai ver tudo o que não viu na faculdade sobre o tema.

São alguns dos assuntos vistos:

  • processo civil imobiliário;
  • teoria geral das obrigações e Direito Imobiliário;
  • Direitos Reais imobiliários;
  • teoria geral do negócio jurídico e Direito Imobiliário;
  • responsabilidade civil aplicada aos negócios imobiliários;
  • teoria geral dos contratos e Direito Imobiliário;
  • aspectos práticos, notariais e registrais relacionados ao Direito Imobiliário;
  • entre outros.

Quais são os diferenciais da EBRADI?

O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Advocacia do Direito Negocial e Imobiliário da EBRADI é diferenciado dos demais disponibilizados no mercado. Isso especialmente porque tem o seu foco voltado para a análise do fenômeno contemporâneo e nos desafios teóricos e práticos do mercado negocial do Direito Privado Brasileiro.

O curso busca passar por todas as categorias jurídicas e questões processuais relativas a tais ramos, além de apresentar uma análise de interação entre a legislação especial relativa aos institutos imobiliários e o Código Civil de 2002.

Há enfoque na prática processual civil, notarial e registral relacionada ao Direito Negocial e Imobiliário, por isso 400 casos práticos são apresentados para você dar início a prática da advocacia na área.

Trata-se ainda de uma pós-graduação digital, com experiência focada na aprendizagem com conteúdo e avaliações online e o certificado é assinado pela instituição e com um selo da assinatura do patrono regente, Flávio Tartuce.

Viu só como o ramo do Direito Imobiliário pode ser um excelente campo de atuação?! Se você se interessou e deseja atuar profissionalmente na área, procure fazer uma pós-graduação para se especializar e tornar-se um profissional ainda mais qualificado.

Se você se interessou pelo ramo do Direito Imobiliário, conheça mais sobre a Pós-gradução em Advocacia do Direito Negocial e Imobiliário da EBRADI!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.