Você sabe o que é Direito Negocial? Essa área é mais uma possibilidade de atuação para os advogados, por isso, é relevante conhecer acerca do tema e as suas principais tendências.

O mercado negocial do Direito Privado Brasileiro conta com características específicas, inclusive desafios teóricos e práticos que o profissional deve conhecer para conseguir atuar na área.

Para te ajudar a compreender o tema, preparamos este post no qual vamos apresentar o Direito Negocial e suas possibilidades de atuação. Se você tem interesse pelo assunto, continue a leitura e confira!

O que é Direito Negocial?

O Direito Negocial consiste no conjunto de normas jurídicas do Direito Positivo, que visam descrever, reger, direcionar e interpretar os negócios jurídicos. Tais negócios são baseados em manifestações de vontades destinadas a produzir efeitos jurídicos.

Inclusive, nesse sentido, podemos dizer que hoje em dia a atuação judicial é realmente eficaz, apenas nos casos em que ela é acompanhada de uma necessária abordagem negocial.

Por essa razão, o profissional do Direito que deseja obter sucesso em sua carreira deve se manter atento a essa realidade, bem como às interessantes e diversas oportunidades surgidas ao adotar uma postura profissional adequada.

Quais são as tendências do ramo?

As tendências para a área do Direito Negocial sofreram interferência da pandemia da Covid-19, uma vez que a situação atípica gerada pelo vírus causou impactos na economia do Brasil e do mundo, principalmente no âmbito negocial das relações jurídicas.

A pandemia evidenciou a necessidade de revisão ou resolução de contratos que se tornaram excessivamente onerosos ou vantajosos para só uma das partes. Inclusive, muitos padrões de consumo foram repensados pela população, fazendo com que determinados hábitos fossem alterados.

Isso ocorreu porque a Covid-19 evidenciou a necessidade de repensar os costumes de consumo, a fim de diminuir gastos desnecessários. No entanto, ao mesmo tempo, novas necessidades apareceram, como o desejo de morar em um local maior, já que as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa.

Nesse sentido, no ramo do Direito Negocial, os contratos imobiliários, como o de compra e venda, ganharam destaque tanto em razão de novas demandas que surgiram, quanto devido a uma maior cautela que passou a ser adotada em relação aos negócios jurídicos — prudência que deve aumentar cada vez mais entre os indivíduos.

É uma boa área para investir?

A área do Direito Negocial é uma boa área para investir, especialmente porque há poucos especialistas no ramo, se formos comparar com os demais segmentos jurídicos.

Ou seja, trata-se de um segmento que precisa de profissionais, já que a oferta no mercado não é muito grande. Portanto, o advogado especialista em Direito Negocial tem mais chances de obter ganhos elevados.

Além disso, como vimos, cada vez mais é possível notar uma nova concepção pautada na conscientização e cautela do consumidor com os negócios jurídicos.

Quais são as vantagens de estudar e atuar em Direito Negocial?

Especializar-se e atuar em Direito Negocial conta com diversas vantagens. A seguir, vamos apresentar as principais delas!

Tenha as mesmas condições

Conhecimento específico

O primeiro motivo para se especializar em Direito Negocial é se aprofundar em um saber — o que é muito importante no ramo jurídico, uma vez que proporciona diversas alternativas dentro do mercado de trabalho.

Nesse sentido, quando o advogado opta por realizar uma pós-graduação, ele consegue se destacar profissionalmente, recebe melhores oportunidades, adquire mais credibilidade na área do Direito Negocial e, consequentemente, ganha salários maiores.

Isso quer dizer que, ao obter um conhecimento específico em Direito Negocial, o advogado se torna um profissional mais preparado para os desafios da carreira e com maior capacidade para atingir melhores conquistas em sua carreira.

Mais credibilidade

O Direito é uma área competitiva e muito abrangente, já que existem diversas possibilidades de atuação. Por essa razão, ter uma especialização em um segmento, como em Direito Negocial, concede mais credibilidade no mercado — fator importante para a carreira, sobretudo para os advogados no início.

Além disso, é preciso considerar que a área jurídica exige atualização constante do profissional e expertise para trabalhar com eficiência. Assim, quanto mais o advogado estudar e se especializar na área, mais confiança ele recebe de seus clientes. Afinal, um especialista tem mais expertise e credibilidade para resolver o problema.

Diferentes opções

A área de Direito Negocial é um bom ramo para criar um nicho de atuação, pois é possível tanto trabalhar para grandes empresas, quanto empreender em seu próprio negócio como advogado autônomo.

Nesse sentido, ser especialista em Direito Negocial permite que o advogado entenda melhor as demandas e os problemas de seus clientes, o que, com certeza, vai melhorar os resultados profissionais.

Investimento na carreira

Especializar-se em Direito Negocial é, acima de tudo, investir em sua própria carreira, a fim de se consolidar como especialista em uma área jurídica.

Uma pós-graduação, inclusive, permite que o estudante entre em contato com outros profissionais já renomados do Direito, aumentando o seu networking — isso pode gerar relevantes conexões e parcerias de trabalho.

Como a EBRADI pode ajudar?

Agora que você já conhece a importância da pós-graduação para o ramo, deve estar se perguntando como se aprofundar na área, não é mesmo? Você sabia que a EBRADI conta com uma especialização em advocacia do Direito Negocial e Imobiliário?

O curso da EBRADI busca reunir a prática à teoria, expondo os principais problemas e casos concretos relacionados ao Direito Imobiliário, Privado e Negocial. Trata-se de uma pós-graduação digital diferenciada, que visa passar por todas as categorias jurídicas e questões processuais relativas a tais ramos.

A EBRADI, inclusive, conta com importantes benefícios para os seus alunos de pós-graduação, como sessões de coaching e mentoria, bibliotecas com milhares de obras do Direito, certificado com um selo da assinatura do patrono regente, entre outros.

Agora que você já sabe o que é o Direito Negocial e as suas possibilidades de atuação, lembre que é importante procurar se especializar na área, para se tornar um profissional mais completo e mais bem preparado para os desafios da advocacia.

Se você tem interesse em realizar uma pós-graduação digital, entre em contato conosco para conhecer mais sobre os cursos!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.
Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.