Powered by Rock Convert

Por Henne Vilhena

Não é novidade para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Concluir uma graduação já não é suficiente para garantir uma boa colocação no mercado de trabalho. Esse é apenas o início da jornada profissional, que exige uma educação continuada.

Os profissionais de hoje são desafiados a continuar os seus estudos ano após ano, para adquirirem e desenvolverem diferentes habilidades e competências, ou mesmo para manterem-se atualizados em sua área de atuação.

Acontece que o mercado de trabalho tem se adaptado ao mundo contemporâneo, em que as empresas e organizações em geral têm de lidar com mudanças rápidas e desafios constantes. Daí surge a necessidade organizacional por profissionais alinhados a essa nova era: pessoas que não param na busca pelo conhecimento e desenvolvimento profissional.

Buscar qualificação e atualização constantes é o caminho para manter-se alinhado às demandas do mercado. O advogado, em especial, é um tipo de profissional que só mantém a sua competitividade se estiver alinhado às tendências do futuro, como a advocacia 4.0.

Desse modo, a educação continuada pode ser encarada como a chave para uma carreira de sucesso. Por isso, vamos explicar neste post como investir na educação continuada e por que essa pode ser a melhor escolha para a sua carreira. Acompanhe!

As possibilidades da educação continuada

Definitivamente, concluir uma graduação não é mais suficiente para que o profissional esteja preparado para encarar o mercado de trabalho e os seus desafios ao longo dos anos. Por isso, a educação continuada tornou-se uma necessidade para todo aquele que deseja crescer na carreira e manter a competitividade.

Educação continuada significa não parar de estudar, buscar sempre conhecimentos, técnicas diferenciadas e manter-se atualizado dentro da área de atuação. Mas, em meio a tanta informação, como escolher a melhor forma para dar continuidade ao aprendizado?

A escolha deve sempre levar em conta o perfil e os objetivos de cada profissional, mas vamos conhecer a seguir as melhores opções de cursos para dar continuidade aos estudos de forma qualificada e garantir uma carreira de sucesso!

Pós-graduação lato sensu (especialização)

A modalidade de pós-graduação em sentido amplo, mais conhecida como especialização, é indicada para os profissionais que querem aperfeiçoar os seus conhecimentos em determinada área. Geralmente, é escolhida uma área em que o profissional já atua ou pretende atuar.

Para quem exerce a advocacia, é muito comum optar por esse tipo de pós-graduação, pois é uma forma de garantir o conhecimento necessário para atuar em determinada área com autoridade e obter o destaque profissional almejado.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Pós-graduação stricto sensu

A pós-graduação em sentido estrito é aquela destinada a formar mestres e doutores em determinado campo de estudos. Ou seja, é uma forma de estudo contínua e mais aprofundada. É uma alternativa indicada para aqueles que desejam seguir a carreira acadêmica.

Logo, é ideal para quem pretende dar aulas em instituições de ensino, dedicar-se a escrever e publicar artigos, e realizar projetos de pesquisa em universidades ou empresas.

MBA

O MBA, do inglês Master Business Administration, é um curso lato sensu mais específico, indicado para quem quer desenvolver conhecimentos de administração e obter uma visão mais aprofundada do mundo corporativo. Em geral, é um curso procurado por empresários e gestores.

Segunda graduação

A segunda graduação é quando alguém já graduado investe em uma nova graduação. Essa escolha pode ter como objetivo mudar a área de atuação profissional ou, apenas, investir na mesma área em que o profissional já atua na intenção de aperfeiçoar os conhecimentos e melhorar o currículo.

Uma nova graduação na mesma área, como uma forma de turbinar o currículo, é uma escolha que deve ser pensada de forma estratégica, alinhada aos objetivos profissionais do estudante. Afinal, o melhor momento para cursar uma segunda ou uma pós-graduação vai depender do plano de carreira de cada profissional.

É certo que sempre haverá um curso que se adeque perfeitamente ao perfil e ao momento de cada profissional. Por isso, a escolha do curso ideal deve ser feita de forma individual e estratégica. O importante é estar sempre em desenvolvimento profissional por meio da continuidade dos estudos.

Motivos para não parar de estudar

A educação continuada não deve ser encarada de forma negativa. Quem conhece os benefícios de dar continuidade aos estudos pode ver essa oportunidade como um investimento que sempre traz boas recompensas.

Sabemos da importância da educação continuada para se ter mais chances de uma boa colocação no mercado de trabalho. Sabemos, também, que essa continuidade nos estudos é uma necessidade no mundo corporativo. Mas essa dedicação aos estudos vai muito além de uma necessidade externa, pois é uma atitude que traz benefícios tanto em âmbito pessoal como em âmbito profissional. Em suma, podemos destacar que dar prosseguimento aos estudos:

  1. faz com que o profissional não fique estagnado na posição em que se encontra;
  2. assegura um potencial aumento de seu salário;
  3. permite que o advogado tenha novas perspectivas profissionais;
  4. melhora o networking profissional;
  5. garante que o advogado encare com tranquilidade as recorrentes mudanças no mundo jurídico;
  6. proporciona autonomia profissional;
  7. prepara o advogado para os inúmeros desafios da profissão.

Os advogados, em especial, devem encarar a educação continuada como uma necessidade profissional para manter a qualidade técnica e demonstrar autoridade no exercício de suas funções. O mercado de trabalho não tem mais espaço para quem se acomoda ou insiste em utilizar métodos antigos.

Além disso, é um fato que obter conhecimento e se desenvolver são qualidades inatas ao ser humano e que, atualmente, esse busca por conhecimento está ao alcance de todos, especialmente quando falamos de cursos que podem ser feitos à distância em instituições de qualidade.

No mundo contemporâneo, sempre haverá um curso ideal para cada tipo de carreira e para cada perfil de estudante, sejam cursos de atualização, extensão ou pós-graduação. Por isso, a EBRADI – Escola Brasileira de Direito, alinhada às demandas do mercado de trabalho, oferece diversos cursos de extensão e de especialização, de acordo a necessidade e a área atuação de cada profissional.

Gostou deste conteúdo? Siga a EBRADI nas redes sociais e fique por dentro das novidades do mundo jurídico: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert