O curso de Direito é conhecido por oferecer um amplo leque de opções aos seus discentes, o que demanda um bom aproveitamento durante a graduação, sobretudo por ser um mercado extremamente competitivo. Além do cuidado com o bom rendimento, o advogado também deve ter em mente as transformações relacionadas ao futuro do Direito.

Processos e petições eletrônicas, atendimento por canais rápidos de comunicação, surgimento de lawtechs, audiências virtuais, agendas eletrônicas e consultorias jurídicas são alguns casos e ferramentas recentes que afetam o presente e ditam o futuro dos advogados.

A área de Direito Penal, por exemplo, traz grandes desafios a serem superados. Em razão disso, requer uma adequada conciliação no que se refere aos fatores teóricos e práticos da advocacia, preparando os profissionais para o seu exercício com competência.

Neste artigo, explicaremos qual é o futuro do Direito Penal, destacando quais mudanças esperar do mercado e como se adaptar a elas. Prossiga a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é o Direito Penal?

É o segmento do Direito Público que regula o poder punitivo do Estado por meio da interpretação e da aplicação do conjunto normativo criado pelo legislador. Em outros termos, ele atua diante de condutas humanas que são consideradas indesejadas, detentoras de certa gravidade e reprovação social da legislação e determina os critérios necessários para que as pessoas sejam punidas caso as pratiquem.

Além de definir as penas que serão impostas aos agentes infratores, respeitando sempre os princípios constitucionais, cabe ao Direito Penal proteger bens relevantes para a sociedade, como vida, liberdade e propriedade.

Qual é o futuro do Direito Penal?

Durante muito tempo, conhecer a legislação era simplesmente a única exigência para os advogados prestarem serviços jurídicos. No entanto, esses dias acabaram. Para se manter por dentro das tendências e do futuro do Direito Penal, é necessário muito conhecimento e uma aplicação certeira no seu escritório.

Nos últimos anos, os avanços tecnológicos aceleraram a modernização do setor jurídico. Diversos softwares foram desenvolvidos e aprimorados para melhorar e automatizar o dia a dia dos advogados, permitindo que eles tenham mais produtividade.

De modo geral, um dos maiores desafios dos profissionais é ser eficiente apesar de uma agenda multitarefa. Mas, com os recursos tecnológicos, o advogado penalista pode ter mais suporte no cotidiano e mais tempo para se organizar e se dedicar aos seus clientes.

Nesse caso, o Direito Penal do futuro exige escritórios e repartições públicas que acompanhem as tendências, utilizando softwares de gestão, controle de canais de atendimento, análise de dados, compliance, herança digital, entre outros.

É importante destacar que, apesar de toda a evolução pela qual passou o Direito Penal, percebe-se atualmente a decadência e a falência do sistema penal, evidente pela não satisfação plena de uma das funções da sanção penal: a preventiva. Por esse motivo, é preciso se preparar para o futuro da área, com o intuito de lidar com os grandes impactos que podem surgir.

Que tipo de mudança esperar do mercado nos próximos anos?

Além das transformações já consolidadas, como processo judicial eletrônico, audiências virtuais, conciliação e mediação on-line, reuniões das decisões dos tribunais, home office, mapeamento dos dados, acesso facilitado às leis e novas modalidades de ensino, o setor jurídico se vê diante de um conjunto de tendências.

Tenha as mesmas condições

A conectividade e o avanço da inteligência artificial serão responsáveis por muitos trabalhos burocráticos que hoje estão a cargo dos advogados. Ou seja, a tendência é que mais recursos surjam para auxiliar a rotina do advogado, proporcionando mais produtividade e eficiência, assim como mais sustentabilidade para a prestação de serviços jurídicos.

Toda essa facilidade na rotina exige preparação e deve levar em conta que a atuação intelectual ainda será realizada principalmente por pessoas. Além disso, essas tendências afetam diversas relações, como nas áreas de atuação do escritório de advocacia, no tratamento de dados pessoais de clientes, nos dados de colaboradores e da empresa dispostos em plataformas digitais.

Como se preparar para o futuro do Direito Penal?

Diante de tantos direcionamentos, quanto mais os profissionais compreenderem e se prepararem para a integração, maior será o seu valor. Afinal de contas, conhecendo as tendências de mercado, as chances de se qualificar devidamente e de aproveitar as oportunidades são maiores.

Podemos dizer que não adianta nada a implementação de ferramentas avançadas e de processos eficientes se não houver envolvimento da gestão e dos colaboradores como um todo. A preparação dos advogados e da equipe, bem como a mudança cultural, é, sem dúvidas, uma grande tendência.

Nesse contexto, o advogado de Direito Penal deve estar em constante adaptação e capacitação, ciente de que os conhecimentos adquiridos na graduação não serão os únicos responsáveis pelo seu sucesso. Conhecimentos sobre gestão, análise de dados e programação são alguns dos diferenciais que esse profissional deve ter para uma adaptação mais tranquila.

Por que é importante se especializar e se manter atualizado?

Para um profissional que deseja segurança no mercado em que atua, é fundamental se manter atualizado. Por esse motivo, muitos advogados optam por aprofundar os estudos por meio de especializações em Direito Penal embora não seja um requisito para atuar.

A prática auxilia o profissional com diferentes objetivos de carreira, como atualização das leis, acompanhamento das tendências jurídicas, aprofundamento dos estudos em Direito Penal, busca por nichos da área criminal — como crimes digitais e crimes financeiros —, aumento de valor ao currículo profissional.

É importante destacar também a relevância de buscar experiências profissionais. As especializações em Direito Penal, por exemplo, desenvolvem um conjunto de competências comportamentais e possibilitam que você tenha contato com documentos, medidas legais, audiências e outras atividades da área.

Dessa forma, por ser um dos maiores e mais complexos ramos do Direito, é essencial que o advogado da área penal se aprofunde nos princípios da área e esteja sempre atualizado, uma vez que a configuração do crime é algo mutável com a passagem do tempo.

Como isso ajuda no futuro?

Como você percebeu, o Direito Penal do futuro tende a ser muito mais mutável. Ao passo que as leis acompanham as transformações sociais e digitais, as normas serão atualizadas frequentemente, seja pelo legislador ou pelas decisões judiciais.

Portanto, adquirir conhecimentos e experiências dará as competências necessárias para ser um profissional de destaque no mercado. Além disso, permite maior qualificação para acompanhar o ritmo e ficar sempre em dia com as práticas mais recentes.

Sendo assim, você pode se preparar por meio da Pós-Graduação Digital em Direito Penal e Processo Penal Aplicados da EBRADI, um curso que pretende aperfeiçoar os conhecimentos e qualificar os advogados da área para o exercício do ofício no ramo do Direito Criminal.

Quer saber o que esperar do futuro do Direito Penal? Então, entre em contato conosco e fique por dentro dos nossos cursos!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.