A interdisciplinaridade no Direito é importante para o desenvolvimento profissional na carreira dos advogados, uma vez que se trata de uma área em que o conhecimento é interligado e, portanto, o profissional deve dominar uma série de outras áreas do conhecimento para ter uma base sólida e completa.

Além disso, as mudanças na sociedade ocorrem frequentemente — fator que, consequentemente, gera alterações no entendimento jurídico e exige qualificação e atualização dos profissionais nas diversas esferas do conhecimento.

Pensando em ajudar a compreender sobre o assunto, preparamos este post para mostrar como se tornar um profissional capacitado para atuar de forma interdisciplinar. Continue a leitura para conferir os detalhes!

A interdisciplinaridade no Direito

Interdisciplinaridade está relacionada a duas ou mais matérias ou ramos do conhecimento. Especificamente no caso do Direito, o seu conceito se refere a ocasiões que exigem que o profissional tenha conhecimento em mais de uma área de atuação.

Trata-se da procura pelo conhecimento global, especialmente para obter uma visão ampla acerca das situações que aparecem no dia a dia profissional — o que possibilita que o advogado faça uma análise completa sobre das atividades que precisa desempenhar.

No ramo jurídico, é comum se deparar com situações que exigem preparo e conhecimento em diferentes áreas. Portanto, devem ser analisadas conjuntamente para identificar a maneira correta de interpretar a legislação a fim de solucionar um problema da melhor maneira ou até mesmo para saber quais são os direitos do cliente.

A importância da interdisciplinaridade na capacitação

A faculdade oferece ao estudante de Direito diferentes oportunidades de carreira — como a chance de ser advogado, juiz, delegado etc. Contudo, algo que todas elas têm em comum é a necessidade de entender o que está expresso na lei e como deve ocorrer a sua aplicação prática.

Conhecer sobre outros temas é relevante para que o profissional aponte as melhores soluções para os seus clientes a fim de julgar os pedidos feitos pelas partes, entrar com medidas judiciais ou atuar na mediação de conflitos, por exemplo.

Justamente para que um profissional mais completo seja formado, durante a graduação em Direito, não são todas as matérias que abordam as leis, e as grades curriculares abrangem disciplinas como:

  • Ciência Política;
  • Filosofia;
  • Economia;
  • Sociologia, entre outras.

Essas áreas, apesar de não terem relação direta com a atuação do profissional, também participam da formação de uma base e são importantes para que o trabalho seja feito de maneira mais humanizada.

Além disso, se torna possível entender a origem das leis e a forma com que os costumes da sociedade e a cultura influenciam o cotidiano de todos, bem como são pontos importantes para que os profissionais desenvolvam competências como raciocínio e capacidade de argumentação.

As práticas essenciais para atuar de forma interdisciplinar

Agora que você já sabe o que é a interdisciplinaridade no Direito, deve estar se perguntando como um profissional pode se preparar para ser mais completo e atuar de forma mais abrangente, não é mesmo?! Para ajudar nessa questão, vamos apresentar a seguir algumas dicas. Confira!

Tenha as mesmas condições

Realizar cursos e especializações em assuntos jurídicos

Uma das melhores estratégias para os profissionais que querem se capacitar para o mercado de trabalho é realizar uma pós-graduação e cursos de extensão, sendo esta, inclusive, uma boa alternativa para quem pretende atuar de maneira interdisciplinar no Direito.

Hoje em dia, é possível encontrar cursos sobre diferentes assuntos jurídicos e com cargas horárias distintas, sendo uma excelente opção para que o profissional amplie os seus conhecimentos em ramos que apresentam afinidade com a sua área de atuação.

Conectar um assunto ao outro na hora de estudar

As pessoas que optam por fazer Direito e atuar no ramo devem se preparar para estudar de forma constante, afinal existem diferentes ocasiões durante a construção da carreira em que é necessário se dedicar, como durante a faculdade, ao se preparar para a OAB, ao atender a clientes como advogado, ao estudar para concursos e durante a pós-graduação.

O estudo constante é necessário porque a jurisprudência e a legislação mudam o tempo todo, além de se tratar de um ponto fundamental para oferecer uma atuação especializada e aprimorar os conhecimentos — importantes diferenciais para a carreira.

Por essa razão, uma maneira de se capacitar em relação à interdisciplinaridade no Direito é por meio da conexão com os conteúdos estudados em outras matérias. Para tanto, uma estratégia é procurar por normas de outras disciplinas, aproveitando o momento para ler sobre o tema e ampliar essa relação.

Ao adquirir esse hábito, o estudo interdisciplinar se torna mais dinâmico, e o profissional adquire a capacidade de identificar os casos em que é possível conectar ramos distintos do Direito.

Fazer parcerias com outros profissionais

Por fim, o networking, além de ser importante para o crescimento e o sucesso profissional, também é capaz de ajudar os advogados que desejam aprimorar a interdisciplinaridade no Direito.

Nesse sentido, contar com parcerias que atuam em diversos ramos possibilita a troca de experiências, além de haver a possibilidade de fazer uma parceria para ajuda mútua na resolução de problemas e no atendimento a clientes.

Como existem diversos procedimentos específicos e inúmeras legislações, é normal que até mesmo um profissional dedicado e capacitado tenha problemas em uma situação específica para apresentar as melhores estratégias a fim de solucionar as demandas do trabalho.

Ao contar com parcerias, o profissional tem auxílio de especialistas em diferentes áreas, bem como se torna possível aprimorar os conhecimentos de ambas as partes por meio da troca de experiências.

Como é possível observar ao longo deste artigo, a interdisciplinaridade no Direito é imprescindível para que o profissional atue de forma mais completa em seu ramo. Ao desenvolver essa capacidade, ele se torna mais bem preparado e tem maiores chances de se destacar na advocacia e desenvolver uma carreira de sucesso.

Se você deseja se tornar um profissional interdisciplinar a fim de aumentar as suas chances de ser bem-sucedido em sua área, continue a visita em nosso blog e conheça também a importância de uma pós-graduação para a carreira de um advogado!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.