Powered by Rock Convert

Olá, pessoal!

Já reparou que escrever corretamente alguns termos pode representar uma tarefa complicada? Pensando nisso, a EBRADI criou este dicionário para te ajudar a resolver esse problemão. Hoje entraremos no fantástico mundo do Direito.

Mens Legis, Menslegis ou Mens legi?

A forma correta é Mens Legis!

1) Conceito: “Mens Legis” é um termo em latim que significa “espírito da lei”, em um patamar jurídico, isso implica na explicação da essência da lei, ou seja, o verdadeiro significado atribuído a ela.

2) Exemplo Prático: José foi condenado a 12 anos de prisão por homicídio qualificado. Na sentença condenatória, o juiz seguiu a aplicação “mens legis” do Código Penal para embasar sua decisão.

Powered by Rock Convert

3) Notícia:  “Quando a lei impõe ao juiz o dever de fundamentar as decisões, é defeso ao julgador, por preguiça ou descaso, valer-se exclusivamente de argumentos alheios para declinar a sua ratio decidendi.[…]

[…]Não obstante, mais recentemente, revendo, ao que tudo indica, tal inconsistente orientação à luz da mens legis, inserida no supra referido artigo 489 do Código de Processo Civil, a 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, no julgamento dos Embargos de Divergência n. 1.384.669-RS.”

Para saber mais: Nulidade da sentença por vício de motivação na jurisprudência do STJ

Gostou deste conteúdo?

Então, siga-nos nas redes sociais para ver muito mais! Estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube.