Fazer um testamento é relevante para quem deseja escolher a quem deixar os seus bens de herança. No entanto, nesse momento é comum que surjam dúvidas sobre as modalidades de testamento que existem.

É importante, inclusive, que os advogados aprofundem os seus conhecimentos para auxiliar os clientes que desejam realizar um testamento, uma vez que existem regras específicas sobre o tema. Se você quer aprender mais sobre as modalidades existentes, continue a leitura deste post, que vamos apresentar mais detalhes.

Veja para que serve um testamento

Todos os indivíduos podem realizar um testamento para designar os seus bens a quem considerar mais apto a recebê-los. Para tanto, o interessado em definir com quem deve ficar cada um de seus bens deve cumprir determinadas exigências previstas em lei.

O testamento pode ser mudado quantas vezes o interessado desejar, desde que seja respeitado o que está previsto no Código Civil — legislação que trata sobre o tema.

No caso de pessoas que não têm parentes até o 4º grau, o documento pode ser realizado sobre todos os bens. Já os indivíduos que têm descendentes diretos, somente metade dos bens têm destinações livres em testamento.

Existem, ainda, outras regras que devem ser seguidas para se fazer o testamento de acordo com o artigo 1.801 do Código Civil. Além disso, não podem ser beneficiários do testamento os indivíduos que se encontram nas seguintes condições:

  • assinou o testamento como testemunha;
  • escreveu o testamento a pedido do testador ou de seus descendentes e ascendentes diretos, como cônjuge;
  • é o responsável pela aprovação do testamento, como o escrivão ou tabelião.

Conheça os principais tipos de testamento no Brasil

O Código Civil Brasileiro prevê determinadas modalidades de testamento. A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre cada um deles.

Testamento público

É redigido por um tabelião de registro de notas e, portanto, concede ao documento mais seriedade e credibilidade, pois a formalidade exigida pela lei é observada.

Apesar de o seu nome ser “público”, isso não quer dizer que qualquer pessoa possa acessar o documento, mas que a vontade do testador seja conhecida depois da sua morte, pois o testamento geralmente tem dados confidenciais.

O testamento público deve ser acompanhado por ao menos 2 testemunhas. Para que a sua validade seja garantida, o tabelião deve ler o documento, em voz alta, para que depois testador, testemunhas e o oficial o assinem para garantir a validade.

De acordo com a legislação, o documento pode ser realizado em hospitais quando o testador não tiver a disponibilidade de se dirigir até o cartório. Já no caso de pessoas que moram fora do país, o testamento será feito por meio de um agente consular.

As principais restrições relacionadas ao testamento público dizem respeito às testemunhas, pois elas não podem ter interesse nos bens do testador, logo estão excluídos seus descendentes, ascendentes ou cônjuge.

Tenha as mesmas condições

Testamento cerrado

É um documento secreto que é escrito pelo testador ou por alguém de sua confiança, assinado e fechado, com todas as folhas numeradas e assinadas pelo testador.

O testamento cerrado deve ser levado ao cartório e lavrado perante 2 testemunhas a fim de garantir a sua autenticidade. Nesse caso, também existem as mesmas restrições com relação às testemunhas, sendo que também não pode ser beneficiário quem escreveu o documento a pedido do testador.

Esse tipo de testamento só pode ser aberto depois da morte do testador por um juiz perante o indivíduo que o representou em vida e do escrivão. Após, o juiz deve determinar que as disposições contidas sejam cumpridas.

Testamento particular

O testamento particular, por sua vez, deve ser feito pelo próprio testador, sem apresentar rasuras ou espaços em branco. Para que ele seja válido, deve ser lido perante 3 testemunhas, que devem ser indicadas no documento, sendo que a assinatura delas é necessária.

O testamento particular é o mais simples de todos e pode ser feito por qualquer pessoa alfabetizada. Por isso, ele deve ser validado judicialmente após a morte do testador por meio de testemunhas.

Testamento de Codicilo

Codicilo é um último ato de vontade, ou seja, quando um indivíduo, antes da sua morte, realiza determinadas disposições especiais, como doações de seus bens ou substituições de herdeiros.

Como se trata somente de um ato de últimas vontades no leito de morte, esse tipo de testamento não dispõe de bens mais valiosos, como grandes quantias de dinheiro ou imóveis. Ou seja, apenas bens de pequena monta, como objetos pessoais e de valor sentimental, são incluídos nesse tipo de testamento.

Outros

Ainda existem outros tipos de testamentos descritos no Código Civil, como os especiais, que são realizados em condições de exceção, como o testamento aeronáutico, marítimo e militar — modalidades permitidas somente diante de perigo iminente a militares das Forças Armadas.

Saiba como aprender mais sobre Direito da Família

Como vimos, o Direito de Família é um ramo que conta com diversos detalhes e particularidades. Portanto, o recomendado é estudar sobre o tema. Uma das melhores formas de conhecer mais sobre o assunto é por meio de uma especialização em Direito de Família, afinal, nesse tipo de curso, o profissional aprende tudo o que é necessário para atuar na área e auxiliar os seus clientes da melhor maneira possível.

Descubra como uma pós-graduação em Direito da Família ajuda a se aprofundar

Realizar uma pós-graduação em Direito da Família é capaz de transformar a carreira dos profissionais que se interessam pela área, uma vez que um novo leque de possibilidades de atuação profissional se abre.

A EBRADI, por exemplo, conta com uma pós-graduação no formato digital que prepara o profissional para se tornar altamente qualificado a atuar no Direito de Família, concedendo todo o conhecimento necessário para obter sucesso na área.

Agora que você já conhece as principais modalidades de testamento e sabe para que elas servem, se você tem interesse em se manter atualizado sobre o tema e atuar na área, lembre-se de realizar uma especialização para aprofundar ainda mais o seu conhecimento.

Gostou deste post? Se você tem interesse em conhecer mais sobre nossas especializações, entre em contato conosco!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.
Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Utilizamos seus dados conforme previsto em nossos avisos de privacidade. Você pode cancelar nossa comunicação a qualquer momento. Para saber mais, clique aqui.

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.