A sociedade tem mudado de maneira veloz e contínua nas últimas décadas. Vivemos a era da hiperconectividade e dos avanços tecnológicos, em que nossos hábitos de consumo se transformam a todo momento. Isso traz inúmeros desafios às corporações e aos profissionais.

O mercado do século XXI nos apresenta uma série de características desafiadoras, como a incerteza, o dinamismo, a ruptura, a complexidade e a hipercompetição. Esses aspectos forçam os profissionais, líderes e empresários do mundo de hoje a serem mais multidisciplinares, estratégicos e resilientes do que nunca, fazendo do caos o novo normal.

Para sobreviver à realidade atual e manter a competitividade, é preciso se adaptar a esse ambiente, estar preparado para as mudanças que virão e ter disposição para aprender a cada dia.

Especialmente no ramo jurídico e empresarial, muito se tem falado sobre o Mundo VUCA para traduzir as principais nuances do mundo contemporâneo. Vamos entender esse conceito?

O que é o Mundo VUCA?

Reflexo da realidade contemporânea, a sigla VUCA é um acrônimo das palavras inglesas “volatility”, “uncertainty”, “complexity” e “ambiguity”, que significam, respectivamente, volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

O termo surgiu no contexto militar. Foi utilizado pelo U.S. Army War College no final dos anos 1990 para descrever o cenário instável em que viviam os soldados americanos no front de batalha e a situação global no contexto pós-Guerra Fria.

Depois, o termo se tornou perfeitamente aplicável à nova realidade do mundo corporativo e passou a ser utilizado em contextos empresariais para traduzir o cenário de eventos imprevisíveis em que estão inseridas as organizações e os profissionais em geral.

Poderíamos dar inúmeros exemplos do quão volátil, incerto, complexo e ambíguo é o mundo do século XXI. Qual foi a última vez em que você saiu de casa para comprar um CD ou revelar uma foto? Há quanto tempo não precisa ligar ou se deslocar para reservar um quarto de hotel? E desde quando não saca dinheiro para pagar o táxi ou utiliza o telefone fixo em casa?

Para entender melhor o Mundo VUCA, vamos explicar, abaixo, cada uma de suas características.

Volatilidade

Volatilidade é a qualidade daquilo que é inconstante, variável, instável. Materiais voláteis sob certas condições podem explodir, mudando rapidamente de um estado para outro. Isso demonstra que condições do tipo podem ser perigosas.

O mundo em que vivemos tem essa característica, tamanha a velocidade com que tudo acontece ou se transforma. E a volatilidade pode ser particularmente notada nas diversas tecnologias digitais que vêm sendo desenvolvidas, cada vez mais sofisticadas e multifuncionais.

Desde o surgimento do primeiro aparelho celular até as versões mais atuais, do ano de 2020, cada vez mais possibilidades foram sendo desenvolvidas, com aplicativos diversos para dar conta de quase todas as necessidades do nosso dia a dia. Assim, ficou difícil classificá-los apenas pelas chamadas telefônicas.

Incerteza

Essa característica diz respeito à falta de previsibilidade. Novos modelos de negócios, rupturas tecnológicas e o surgimento de hábitos de consumo diversos podem simplesmente mudar os rumos de um mercado, surpreender as empresas e, até mesmo, tornar alguns produtos e serviços obsoletos.

Recentemente, o Instagram decidiu omitir o número de curtidas dos posts em alguns países, como Canadá e Brasil. Essa “simples” e repentina mudança tem o potencial de, entre outras coisas, fazer com que as marcas alterem seus planejamentos estratégicos de marketing, e os influenciadores repensem sua criação de conteúdo.

Na pandemia do novo coronavírus, diante das incertezas do impacto da doença no corpo humano e de qual tratamento seria mais eficaz, diversas decisões tiveram que ser tomadas no escuro, desde o retorno às aulas até como seria a rotina de trabalho nas empresas e repartições públicas.

No entanto, em um período muito menor do que de costume, também foi possível desenvolver vacinas para a doença, tamanho o impacto que ela teve em todo o globo terrestre.

Complexidade

O mundo não pode ser explicado de maneira linear e, hoje, isso é um fato amplamente discutido. A complexidade reflete as inúmeras variáveis que afetam nosso dia a dia e que impõem às empresas estratégias diversas para situações e ambientes também diversos.

Por exemplo, empresas de alcance global, como a Coca-Cola e a Adidas, precisam se adaptar a múltiplas leis, culturas e tarifas ao mesmo tempo.

O avanço da tecnologia e a criação de diversos aplicativos, principalmente aqueles voltados à interação, criaram redes complexas de contatos entre todos nós, com pessoas de diversos locais do mundo conectadas e com a possibilidade de disseminar informação de maneira quase instantânea.

Verifica-se, também, uma interconectividade muito forte entre as diversas áreas profissionais e as diferentes searas do conhecimento, o que, com frequência, torna o exercício das profissões complexo e multidimensional.

A complexidade também se expressa nos perfis de família do futuro, tendo em vista as desconstruções que ocorrem atualmente. As divisões claras entre homem e mulher, a partir das quais os casamentos eram realizados, e as famílias, constituídas, vêm sendo substituídas pelo surgimento de noções como o poliamor, a multiparentalidade e homens e mulheres trans.

Nesses novos perfis de relacionamento afetivo, os conceitos de pai, mãe, tios e tias, sogra e genro, dentre outros, terão seus significados ampliados, de modo a abarcar as realidades diversas que nossa sociedade comporta hoje.

Ambiguidade

Não dá mais para padronizar práticas e respostas como se realidades diversas fossem a mesma. Podem existir interpretações variadas para uma mesma situação, o que, na realidade corporativa, tende a tornar as decisões mais arriscadas.

O Facebook, a rede social mais popular do mundo, alinhado à diversidade do público e à dinâmica social, oferece outras 54 opções de gênero além de “feminino” e “masculino”.

Além disso, embora as redes sociais facilitem a aproximação entre as pessoas, elas também produzem situações que dificultam o trânsito de informações íntegras, pois permitem a criação e a disseminação das famosas fake news.

Ou seja, ao mesmo tempo em que aproxima as pessoas, esse meio as afasta, em razão da possibilidade de desencontros multilaterais fundamentados na veiculação de informações sobre fatos que não existem.

Tenha as mesmas condições

Outra ambiguidade muito presente hoje é a facilitação, para os usuários, ocasionada por aplicativos de entrega de bens de consumo; ao mesmo tempo, porém, também ocorre a precarização das relações e condições de trabalho para os entregadores.

Quais são os desafios do Mundo VUCA para os profissionais?

Como principais desafios do Mundo VUCA, podemos destacar:

  • o impacto da era digital nas relações de consumo, de modo que quem não consegue acompanhar essas transformações acaba ameaçado;
  • a exigência de novas competências profissionais, porque carreiras tradicionais estão se extinguindo, enquanto outras carecem de mão de obra qualificada;
  • aumento de regulamentações;
  • a importância de uma liderança eficaz, que saiba lidar com as necessidades dos colaboradores.

No cenário jurídico brasileiro, por exemplo, já são notadas grandes transformações, como o aumento significativo dos cursos de Direito, que injetou milhares de profissionais no mercado e exigiu daqueles que desejam atuar na área a definição de estratégias diversas para manter sua competitividade.

Além disso, sabe-se que o Direito está sempre em mutação, com novas leis e jurisprudências que tentam acompanhar a dinâmica social. O Novo Código de Processo Civil e a Reforma Trabalhista são exemplos de mudanças recentes que exigiram dos profissionais atualização nos estudos e têm proporcionado novas oportunidades aos atuantes nessas áreas.

Quais são os principais impactos na área de Direito?

Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade são elementos que produzem forte impacto na área do Direito, notadamente na ambientação das relações contratuais, marcadas, hoje, pela digitalização, agilidade e volatilidade.

Nesse sentido, contratos de aluguel para residência de curta ou longa duração; prestação de serviços bancários; contratos de deslocamento e, também, transações diversas e cotidianas de compra e venda foram transferidas para a ambientação virtual, sendo realizadas por meio dos smartphones.

Nesses aplicativos, cuja complexidade é evidente, principalmente para aqueles que são pouco alfabetizados no digital, a ambiguidade e a volatilidade que caracterizam as relações jurídicas são notórias.

Veja-se que diversas transações que podem ser desfeitas ou refeitas muito rapidamente são realizadas todos os dias para as categorias de serviços e produtos presentes no mercado de consumo.

Nessas novas lógicas contratuais, empregador e empregado se confundem entre aqueles que gerenciam as plataformas virtuais e aqueles que atuam dentro delas, como “usuários-prestadores” dos serviços ou produtos.

É um tipo de ambiguidade que vem sendo discutida no Poder Judiciário, com decisões que pretendem definir com mais exatidão como as relações trabalhistas e de consumo serão compreendidas neste novo contexto.

Como se preparar para o Mundo VUCA?

É importante saber que as soluções do século XX não são mais suficientes para responder aos desafios do século XXI. Por isso, as empresas e os profissionais que prosperam no contexto VUCA são aqueles que estão dispostos a enfrentar as dificuldades, resistir e se reinventar sempre que necessário.

Então, para se preparar para o Mundo VUCA, o profissional deve:

  • ter clareza do que deseja alcançar com seu trabalho;
  • ser capaz de observar e ouvir o que seus clientes têm a dizer;
  • desenvolver uma visão sistêmica e estratégica;
  • aprimorar suas competências sempre que possível;
  • ter resiliência para lidar com as constantes mudanças do mercado;
  • ser flexível para conhecer as diferentes maneiras de se chegar a uma solução;
  • ter agilidade para se adaptar rapidamente às novas circunstâncias e tomar decisões.

No âmbito organizacional, é preciso criar um ambiente que estimule o compartilhamento e o aprendizado. Uma equipe multidisciplinar e com diferentes habilidades é mais propensa a obter sucesso no Mundo VUCA, pois, quanto maior a amplitude da visão dos profissionais envolvidos, maiores as chances de a equipe encontrar soluções para situações complexas.

Quais habilidades é preciso ter para se dar bem nesse cenário?

O contexto VUCA, por suas características e peculiaridades próprias, exige do profissional do Direito novas e diferentes habilidades, nem sempre exigidas em situações mais antigas.

Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade demandam habilidades como resiliência, flexibilidade, coragem e pensamento crítico. Confira a seguir como é possível valer-se de cada uma delas no contexto VUCA!

Resiliência

Resiliência significa a habilidade que algumas pessoas têm de retornar à forma original após terem sido submetidos a um processo difícil, desafiante ou doloroso, com muita sobrecarga e exigência. A complexidade, a ambiguidade e a incerteza, além da volatilidade, exigem daqueles que estão submetidos ao mundo VUCA o desenvolvimento de resiliência. Sem essa habilidade, é bastante difícil sobrevier nessa “nova ordem”.

Flexibilidade

A flexibilidade é outra habilidade bastante importante no mundo VUCA. Veja-se que a incerteza e a volatilidade caracterizam esse contexto. Ser flexível, aqui, é definitivamente essencial. A complexidade e a ambiguidade, presentes no mundo VUCA, demandam também flexibilidade.

A maneira mais apropriada de lidar com situações incertas e voláteis é sendo flexível, pois a rigidez vai atrapalhar ou impossibilitar a experiência de vivenciar o contexto VUCA.

Coragem

Além das demais habilidades indicadas acima, a coragem é outra característica que necessita estar presente. Sem bravura, como enfrentar situações complexas? Ambíguas? Incertas? É realmente necessário ter força para enfrentar todas essas situações, nem sempre simpáticas ou agradáveis de serem experimentadas.

Pensamento crítico

Por último, destaca-se também que o pensamento crítico é outra habilidade muito útil ao contexto VUCA. Em uma realidade caracterizada por ambiguidades, volatilidades, incertezas e complexidades, desenvolver o pensamento crítico é uma atitude altamente importante para uma saudável interação, compreensão, melhoramento e sobrevivência.

Qual é a diferença entre o Mundo VUCA e o BANI?

Mundo VUCA e BANI são expressões utilizadas para fazer referência a dois contextos contemporâneos, no entanto, eles não possuem o mesmo significado. Enquanto VUCA, termo cunhado na década de 1990, significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, BANI, termo contemporâneo ao início do século XXI, indica fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensão.

Assim, embora ambos os termos designem terminologias que indicam características pós-modernas, contemporâneas, eles definitivamente não possuem o mesmo significado.

Quais são os impactos do BANI no Mundo VUCA?

Considerando que BANI significa fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensão, é possível afirmar que o seu impacto no mundo VUCA é de uma acentuação ainda maior de volatilidade, incerteza e complexidade. Isto porque, a essas características somam-se as do BANI, ocasionando um contexto ainda mais desafiador para aqueles que lideram negócios e estão inseridos nesse contexto.

É isso! Essas são as informações que mais merecem destaque quando pensamos no mundo VUCA e as características que decorrem desse contexto, como a volatilidade, a incerteza, a complexidade e a ambiguidade.

Ou seja, é essencial compreender inicialmente o que é o Mundo VUCA, quais os desafios enfrentados pelos profissionais, como isso impacta a área do Direito e quais são as principais habilidades para sobreviver e se dar bem nesse cenário.

Gostou de entender sobre o Mundo VUCA? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e auxilie na divulgação de conhecimento sobre o tema!

newsletter

Novidades de EBRADI por e-mail

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.
Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

Entre em contato com a equipe EBRADI

Preencha o formulário e fale com um consultor de vendas

Condições especiais para a sua matrícula

Nós usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre as informações solicitadas neste formulário e sobre outras informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento, utilizando o opt-out existente nas mensagens encaminhadas por nós. Para maiores informações, acesse nossos avisos de privacidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.