Segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil, o país ultrapassa em mais de 1 milhão o número de advogados no mercado de trabalho.

Para se destacar entre tantos, além do bom conhecimento jurídico, é necessário o networking para captar clientes. Assim, ideias diferentes para ampliar o networking e prospectar clientes devem estar pautadas na ética, na estratégia de fortalecimento da marca e na aquisição de novos mercados.

Por isso, preparamos algumas orientações de como fazer um networking para advogados e o quanto isso pode lhe ajudar. Acompanhe conosco.

Entenda a importância da prática de networking

Manter bons relacionamentos é relevante tanto para a vida pessoal quanto profissional. A prática constante do networking ajuda a construir uma carreira, a fortalecer e estreitar negociações, trocar informações importantes, conhecimentos, experiência e novas oportunidades de negócios e de capacitação.

O sucesso, geralmente, está ligado aos relacionamentos que são construídos ao longo da carreira, fortalecendo a imagem profissional com parceiros fortes, pois a troca de vivências auxilia na solução de problemas que talvez sozinho não teria conseguido resolver. O conjunto dessas práticas será transformado em resultados positivos expressivos.

Conheça os tipos de networking para advogados

O marketing pessoal é importante para qualquer profissão, mas é importante ficar atento às limitações de acordo com a entidade a qual pertence. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por exemplo, tem seu Código de Ética e Disciplina restringindo a comercialização da advocacia. Assim, como prospectar clientes se seu escritório não pode anunciar seus serviços?

A alternativa é encontrar caminhos por meio de um atendimento qualificado, um planejamento de marketing jurídico e o networking para criar conexões entre as pessoas. E há três maneiras de desenvolver este relacionamento.

1. Networking egoísta

O networking feito de forma egoísta é realizado por advogados que estão interessados mais no dinheiro que receberão do que nos serviços que pode oferecer ao cliente. Eles buscam obter o máximo de lucro em suas ações.

2. Networking recompensador

Este networking é feito por advogados que pensam em ajudar o próximo, no entanto, estão interessados em alguma recompensa pelos serviços prestados nas ações. Por exemplo, você prestou um serviço advocatício a um publicitário e este o retorna com um trabalho de marketing, em contrapartida.

Mantenha o relacionamento com os contatos para que o escritório não passe uma imagem negativa. A outra pessoa deve sentir que pode contar com você no momento que precisar.

3. Networking doador

O advogado doador oferece mais do que ganha, buscando a reciprocidade com seus clientes. Porém, esse profissional é muito difícil de ser encontrado atualmente. Ele sente prazer em compartilhar conhecimento auxiliando o próximo, mesmo sem esperar nada dele.

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Entenda as boas práticas de um networking

É preciso ser estrategista com ideias inovadoras para chamar a atenção dos clientes e se destacar no mercado. Portanto, veja atitudes importantes para ampliar o networking.

Impressione o contato no primeiro encontro

Caindo no clichê, a primeira impressão é a que fica. Desta forma, seja uma pessoa ouvinte antes de dizer algo, independentemente do assunto. Não deixe que nada distraia sua atenção, como um toque de celular, pois atrapalha a atenção que você está dando para a outra pessoa. Evitando isto, ela se sentirá importante e terá mais confiança em você.

Fique atento aos detalhes da conversa que poderão ser a conexão para um novo contato e, quem sabe, um cliente.

Participe de eventos de forma estratégica

Primeiramente, faça uma pesquisa dos eventos. Veja a programação da sua área em sua cidade ou região; selecione os mais interessantes e que tem a ver com você: pode ser cursos, feiras, simpósios, palestras etc. Os eventos, além de contribuir para sua especialização profissional, ainda podem abrir portas para fazer contatos com colegas de profissão.

Elabore a conversa

Obtenha a lista de participantes do evento para saber quem são os profissionais que estarão presentes. Você pode usar as redes sociais para se relacionar com eles antes. Assim, o encontro pessoal ficará menos constrangedor.

Entre em grupos de redes sociais

Pessoas físicas e jurídicas não têm como trabalhar fora das redes sociais. A presença digital é uma estratégia de comunicação para fazer networking. A era de troca de cartões de visitas foi alterada pela presença online que possibilita conhecer um número maior de pessoas gerando novas oportunidades. Caso não tenha, faça um planejamento de marketing para que possa encontrar o público certo para seu escritório de direito.

Participar de um grupo de advocacia talvez pode abrir portas para uma boa parceria de trabalho. As redes sociais trazem muitas oportunidades de negócios: o LinkedIn é uma rede bem interessante para manter bons contatos, apresentar seu portfólio e até mesmo fazer um marketing de conteúdo.

Seja advogado correspondente

Amplie seu trabalho no meio jurídico atuando como advogado correspondente, ou seja, prestando serviço remunerado para um escritório de fora de sua cidade, mas que tem processos onde você mora. Assim, poderá dar seguimento ao processo que consta no Fórum de sua cidade, bem como fazer o acompanhamento.

É possível oferecer este tipo de serviço a escritórios de advocacia de outras cidades, e, por consequência, devido à demanda por serviços de qualidade como o seu, você ampliará o networking.

Entenda o seu negócio

Conheça a fundo os dados do seu escritório como o índice de inadimplência, quantos clientes o escritório tem, o perfil de cada um deles, o ticket médio de pagamento, o número de processos em andamento, o número de causas ganhas, entre outros. Tendo estas informações, será possível fazer uma boa apresentação para um parceiro ou cliente, pois você saberá o que poderá fazer para ajudá-lo.

Seguindo o Código de Ética e Disciplina da OAB e as orientações que foram dadas neste artigo, você poderá fazer um networking para advogados diferenciado a fim de se destacar obtendo benefícios amplos de clientes e parceiros.

Este artigo foi importante para você lhe trouxe alguns insights? Aproveite e compartilhe ele em suas redes sociais para que mais pessoas possa ter este conhecimento.

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