Powered by Rock Convert

Os conteúdos disponibilizados neste artigo foram elaborados para te auxiliar na realização TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Muito embora a EBRADI tenha optado por seguir o novo regramento trazido pelo MEC, por ocasião da Resolução nº 01/2018, que tira a obrigatoriedade do TCC para os cursos de pós-graduação lato sensu, é certo que alguns editais de concurso público continuam exigindo sua realização para atribuição de pontos ou cômputo de atividade jurídica. Nesse elastério, o aluno que tiver interesse em realizar o trabalho de conclusão de curso poderá seguir a orientação providas deste artigo. É importante que saiba que em termos de mercado de trabalho e certificação, a dispensa do TCC em nada interfere.

O universo acadêmico possui regras rígidas, no que diz respeito a produção de textos e neste sentido visando auxiliar nossos alunos, disponibilizamos aqui informações fundamentais para que você possa dar início à sua pesquisa.

Muitos alunos possuem dúvidas de como começar seu TCC e deixam para decidir isso quando estão quase finalizando o curso. Mas deixar para decidir sobre o que pesquisar quase no fim do curso não é uma boa ideia.

A primeira coisa que você precisa fazer para iniciar sua pesquisa é escolher o tema. Você pode não saber logo de início, porém no decorrer do curso, terá contatos com vários temas assistindo as aulas. Você já reparou que as notícias veiculadas pelos meios de comunicação relacionadas a área jurídica também podem te ajudar na escolha do tema? Pois bem, para que você tenha sucesso em sua pesquisa se atente aos passos sugeridos aqui:

Tema: escolha o tema e o delimite. É muito importante delimitar o tema para que consiga concluir a pesquisa. Deixe claro até onde pretende chegar com sua pesquisa, isso facilitará o seu trabalho.

Objetivo: qual o objetivo do seu trabalho? Os objetivos são importantes para a compreensão da pesquisa.

Powered by Rock Convert

Justificativa: por que considera relevante o seu tema?

Cronograma: elabore um cronograma de pesquisa, com datas e prazos para início e término. Você pode começar a sua pesquisa a partir do 3º módulo do curso, desta forma terá o tempo necessário para discorrer sua pesquisa e iniciar a parte escrita.

Referencial teórico: em se tratando de um estudo científico não é a sua opinião que será provada e sim por meio de um referencial teórico que você poderá justificar o que vai estudar. As referências bibliográficas consistem no conjunto de fontes citadas pelos acadêmicos no decorrer da redação do artigo científico. Os materiais que foram utilizados somente como consulta, mas que não foram citados de maneira direta ou indireta no artigo, não deve constar nas referências bibliográficas. Trata-se de uma listagem dos livros, capítulos de livros, artigos, legislações e outros materiais, tanto impressos como virtuais e digitais utilizados na redação do artigo, apresentados em ordem alfabética a partir do sobrenome dos autores. As normas técnicas da ABNT são muito importantes para a conclusão do seu trabalho.

Vamos começar então?

Conte com a EBRADI nesta etapa da sua especialização, o time de tutoria te auxiliará a alcançar o seu sucesso.

Bons Estudos!

EBRADI – Escola Brasileira de Direito.

Powered by Rock Convert