Quem opta pela carreira jurídica precisa estar constantemente atento às mudanças legislativas, ao entendimento das cortes e aos posicionamentos doutrinários. O advogado depende da atualização para otimizar a prestação de seus serviços, sendo a pós-graduação em Direito um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Como a área jurídica possui inúmeras vertentes, nem todas as suas matérias são contempladas na grade curricular do ensino superior. Mesmo quando abordadas, elas não abrangem os tópicos de forma aprofundada e, por vezes, são distantes da realidade profissional, limitando-se à teoria e deixando de lado a prática.

Confira no artigo de hoje os motivos para você, advogado, optar por uma especialização e aprenda quais fatores considerar na hora de eleger a mais adequada ao seu perfil e interesses.

O mercado de trabalho na advocacia

Existem mais de 1 milhão de pessoas com registro na OAB para exercício profissional na categoria, passando de 13 milhões o número de desempregados no Brasil. O mercado está saturado para várias áreas, mas isso não é desculpa para você se acomodar e deixar de buscar aprimoramento para crescer na carreira.

Os dados fornecidos devem servir de estímulo para você buscar seu espaço, afinal, quantidade não significa qualidade e a advocacia oferece inúmeros segmentos de atuação. Eram poucas as empresas que se valiam do planejamento tributário décadas atrás, metodologia valiosa ultimamente por causa do alto percentual de tributos devidos no ramo corporativo: 34% do faturamento vai para a arrecadação dos encargos.

Transformação digital

O avanço tecnológico também revolucionou a forma como relações jurídicas são estabelecidas: hoje você pode ter suporte técnico diretamente no site da prestadora de serviços a qualquer hora e de qualquer lugar. O atendimento é feito por um robô programado para identificar a linguagem do usuário e orientá-lo automaticamente para a resolução de sua dúvida ou problema.

Contratos bancários são gerados automaticamente e empresas de tecnologia com soluções inovadoras surpreendem o consumidor: das que oferecem manicure a domicílio e comida a pronta entrega até as propícias para o controle empresarial, admitindo total controle do empreendimento com todas as ferramentas de gestão em um único aplicativo.

O papel do Direito

Ele acompanha as mudanças sociais para manter a ordem e fomentar o progresso, o ordenamento jurídico segue a demanda com a sanção de leis como o Marco Civil da Internet. A regulamentação para startups também está em ascensão, sendo possível citar a Lei Complementar 155/2016, responsável por estimular o aporte de investidores-anjo neste modelo de negócio.

Já existem soluções tecnológicas para a advocacia, desde os sistemas judiciais eletrônicos, responsáveis pelo processo de extinção dos processos físicos nas cortes, até as legaltechs, empresas que utilizam a jurimetria para calcular os riscos em uma negociação contratual e fazem busca de jurisprudência em poucos segundos, adequando perfeitamente o entendimento à tese formulada em petição pelo advogado.

As relações contratuais, de trabalho e consumo mudaram, repare no Código Penal a inserção de artigos relativos a crimes informáticos, ligados à tecnologia. Ainda, note os avanços nas estruturas empresariais e a quantidade de dados circulando na rede internacional de computadores: os sistemas estão integrados, a sociedade mudou e você também precisa se atualizar.

Vantagens da pós-graduação em Direito

Qualquer profissão demanda estudo para o profissional se manter competitivo no mercado, especialmente a advocacia, invocando dinamismo do jurista para atender os interesses de seus representados em meio às constantes alterações legislativas. Confira na sequência quais benefícios você obtém ao investir na especialização.

Título de especialista

Uma pós-graduação em Direito no currículo abre portas porque atesta a sua credibilidade para oferecer serviços advocatícios na área. O profundo entendimento do tema apresenta você como expoente da matéria em eventos jurídicos e aponta clientes em potencial, contribuindo para uma atuação mais efetiva e crescimento na carreira.

Networking

Investir em especialização coloca você em contato com vários profissionais da área, estimula parcerias e ajuda na captação de novos clientes. É uma ótima forma de obter reconhecimento no mercado de trabalho enquanto se alinha a prática aos ensinamentos do curso.

Capacidade de inovar

A pós-graduação em Direito oferece atualização e capacitação técnica para você entender melhor certos assuntos e explorar novos nichos. Por exemplo, um advogado pode notar o quanto é vantajoso investir em métodos alternativos de resolução de conflitos enquanto se especializa em Direito Negocial, inovando na prestação de seus serviços.

Ganho remuneratório

Especialistas tendem a ser melhor remunerados pela sua atuação, retorno ao valor investido em conhecimento. Também é possível abarcar uma maior variedade de causas em diferentes âmbitos (cível, administrativo e criminal) com a expansão de seu portfólio, resultando em ganhos significativos ao final do mês.

Fatores para eleger a pós-graduação em Direito

Tudo depende de seus objetivos profissionais, tempo disponível, interesse em certas matérias ou necessidade de atualização para complementar a área em que está atuando ou pretende atuar. Confira na sequência os principais elementos a serem levados em consideração.

Corpo docente qualificado

Aquela pós-graduação em Direito conta com professores especialistas no assunto? Qual é o reconhecimento deles neste segmento? Eles têm didática, propriedade e domínio para tratar do tema?

A EBRADI tem grandes nomes do ramo jurídico ligados a cada um dos seus cursos de especialização a fim de garantir boas práticas no mercado de trabalho. A experiência dos patronos alia a teoria à realidade prática da profissão, otimizando o aprendizado do aluno.

Gestão do tempo

Existem ótimos cursos de pós-graduação em Direito a distância, motivo pelo qual você não precisa adiar seus planos por causa de uma agenda apertada. Eles admitem flexibilidade nos horários e fornecem diplomas iguais aos da modalidade presencial.

O mercado de trabalho já não tem mais preconceito com este sistema virtual de aprendizagem porque entende a rotina corrida do profissional. As plataformas estão cada vez mais interativas, com equipes preparadas para atender o aluno virtualmente e proporcionar ao usuário uma ótima experiência de aprendizado.

Serviços disponíveis

Confira se as matérias contempladas na pós-graduação em Direito eleita são condizentes com as necessidades profissionais para a área, pois existem cursos com tópicos defasados e pouco proveitosos. O conteúdo programático e usabilidade do sistema online em computador e celular também importam.

A EBRADI ainda oferece serviços de mentoria e coaching para explorar seu potencial de aprendizagem. Utilizamos casos práticos, quizzes e avaliações a fim de aprimorar e trazer novos conhecimentos para o aluno.

A pós-graduação em Direito é garantia de crescimento profissional, motivo pelo qual você deve contar com uma instituição de ensino de credibilidade no mercado, como a EBRADI. Nossos cursos são especialmente desenvolvidos para o jurista moderno e dinâmico a fim de obter formação técnica em uma plataforma acessível e eficiente.

Entre em contato conosco e confira nossos planos para o seu futuro!