Sabemos que estudar Direito requer muita dedicação do aluno — especialmente durante a preparação para o exame da OAB. Além de lidar com as suas emoções pessoais, como a ansiedade, você ainda precisa manter a produtividade nos estudos.

Já precisou passar muito tempo na frente dos livros e não conseguir absorver o conteúdo, não é mesmo? Isso acontece por falta de produtividade nos estudos. Para que o aprendizado aconteça, existem técnicas adequadas que devem ser utilizadas para obter maior rendimento e concentração.

Se você deseja alcançar melhores resultados, veja, a seguir, algumas técnicas para manter uma rotina de estudos e se preparar para o exame da OAB e demais provas da área jurídica. Confira!

Monte uma agenda ou cronograma

Para ter produtividade nos estudos, é interessante contar com o auxílio de uma agenda para ajudá-lo durante o planejamento da sua rotina. Há a possibilidade de utilizar cronogramas virtuais ou físicos. No entanto, o que realmente importa é consultá-lo diariamente para não se esquecer de fazer nenhuma atividade.

Esses itens possibilitam a organização das tarefas em dias, semanas, meses ou até mesmo anos, o que permite a criação de um calendário de estudos completo, que começa na data de início dos seus estados e vai até o dia da prova, contemplando a revisão de todo o conteúdo que cai no exame da OAB, por exemplo.

Ainda é possível escrever no seu cronograma até mesmo as suas vontades e inspirações — como a sonhada aprovação na OAB —, pois visualizar os seus desejos constantemente ajuda a manter-se motivado.

Crie mapas mentais

Para as pessoas que são mais visuais, os mapas mentais — que são diagramas que permitem a organização de ideias de maneira visual — são ideais justamente por conterem desenhos e cores que facilitam a memorização.

Os mapas, em geral, têm um assunto central que se conectam com assuntos relacionados ao tema por meio de setas, balões ou desenhos e podem ser feitos a mão utilizando canetas coloridas ou por ferramentas na internet.

Os mapas mentais facilitam visualização e memorização do conteúdo, por isso são ideias para serem utilizados em uma revisão perto da data da prova.

Tenha um ambiente de estudo adequado

O lugar para estudar está diretamente ligado à produtividade nos estudos. Por isso, é fundamental ter um ambiente que o seu cérebro relacione com o ato de estudar. Dessa maneira, só de chegar ao local seu corpo já entenderá que precisa se concentrar.

Não existem regras para esse ambiente — algumas pessoas optam por ambientes de absoluto silêncio, por exemplo, enquanto outros indivíduos preferem e têm um melhor rendimento nos estudos ouvindo música.

No entanto, é fundamental que o ambiente tenha uma boa iluminação, para que a sua visão não seja afetada, seja de fácil acesso, para não seja perdido muito tempo com locomoção, e esteja livre de distrações e interrupções.

Utilize material multimídia

Estudar por meio de conteúdos multimídias, como videoaulas ou gravações, é uma boa forma de fixar o conteúdo. Muitas pessoas compreendem melhor a matéria assistindo ou ouvindo a matéria, em vez de apenas ler o conteúdo.

Powered by Rock Convert

Além disso, esse tipo de material pode ser acessado em qualquer local e em todos os momentos. Dessa maneira, é possível ouvir um audiolivro no celular enquanto anda na rua, por exemplo, momento em que não haveria a possibilidade de ler um livro.

Elabore resumos

Os resumos, quando são feitos da maneira correta, são capazes de ajudar muito o aluno, pois permite que o conteúdo seja revisado posteriormente de forma eficaz.

No entanto, para o método funcionar, ele deve ser realizado da forma correta, ou seja, é preciso escrever o seu entendimento sobre o assunto e não apenas transcrever frases em um papel.

Resumos bem-feitos são excelentes fontes de consulta para revisão do conteúdo quando a data da prova se aproxima. Eles ainda ajudam a organizar a matéria de forma sucinta.

Faça pequenos intervalos entre os estudos

Um dos grandes equívocos das pessoas que desejam melhorar a produtividade nos estudos é tentar manter o foco por um longo período de tempo sem nenhuma folga.

Pequenos intervalos durante o período de estudo são fundamentais para que o corpo tenha um descanso e ganhe uma recompensa pelo trabalho de estudar para o exame da OAB ou outras provas.

Assim, ao alcançar determinado tópico da matéria ou ao realizar uma quantidade específica de questões, se presenteie com alguma compensação — como assistir a um filme, comer algo que você gosta, ou até mesmo se dar um tempo de descanso maior.

A pausa é fundamental para que você volte mais focado aos estudos, afinal, o corpo humano não é uma máquina e precisa de períodos de descanso para render ainda mais.

Elimine as distrações

Para que todas as dicas apresentadas anteriormente sejam realmente eficazes e sirvam para aumentar a sua produtividade nos estudos é preciso eliminar todas as distrações. Afinal, estudar pode não ser a atividade mais prazerosa que você realiza no seu dia, o que torna ainda mais difícil o processo.

Hoje em dia o grande vilão do foco são as redes sociais. Por isso, antes de iniciar os estudos, desligue o celular ou desative as suas notificações. Se for usar o computador, o ideal é desligar a internet, mas, se não for possível, ao menos desconectar-se das redes sociais é fundamental.

Ambientes livres de interrupções também são importantes, pois o tempo perdido até conseguir voltar ao foco nos estudos depois de uma distração é um dos principais rivais da produtividade que diminuem o rendimento.

Sabemos que manter-se focado e sem desanimar é algo que exige esforço e paciência. No entanto, agora que você já conheceu as nossas dicas, sabe que é possível ter produtividade nos estudos mudando pequenos hábitos. Para ajudá-lo, tenha sempre os seus sonhos e objetivos em mente — como a sua aprovação na OAB —, pois, dessa maneira, o desafio torna-se menos custoso.

Para receber mais dicas como as que você encontrou neste artigo, assine nossa newsletter para acompanhar os conteúdos do blog!

Powered by Rock Convert