Powered by Rock Convert

Você já pensou em acompanhar uma série para advogados? Nos momentos de lazer, assistir a algumas programações que tratem desse universo pode ajudar a entender um pouco sobre a dinâmica da profissão, além de proporcionar momentos de diversão e relaxamento.

Apesar de, geralmente, tratarem de ficção e de leis aplicáveis em outros países, algumas questões — como os dilemas e as exigências da profissão — são bastante interessantes de se observar. Além disso, isso permite que os advogados façam um comparativo sobre como as diferenças na legislação afetam os direitos das partes.

Se você tem interesse em conhecer algumas séries com essa temática para assistir nos seus momentos de lazer, continue a leitura e veja algumas opções que estão disponíveis na Netflix!

Suits

Sem dúvidas, quando se fala em série para advogados, essa é uma das mais comentadas. Ela aborda a parceria de trabalho existente entre Mike Hoss, interpretado por Patrick Johannes Adams, e Harvey Specter, papel de Gabriel Macht.

Enquanto Harvey é um advogado empresarial conhecido em Nova York, Mike é um jovem que não concluiu a faculdade de Direito, mas tem uma memória fotográfica que garante conhecimentos importantes sobre as leis.

Quando Harvey percebe esse talento, eles iniciam uma parceria de trabalho no escritório, mas precisam mentir dizendo que Mike é formado em Harvard, com o desenvolvimento de diversas tramas durante a série. Suits chegou ao fim em 2019, então você tem acesso a 9 temporadas completas para acompanhar.

How to get away with murder

Produzida por Shonda Rhimes, a mesma criadora de “Grey’s Anatomy”, a série aborda a vida pessoal e profissional de uma advogada de defesa criminal e professora de Direito, Annelise Keating, interpretada por Viola Davis.

A história tem início quando ela seleciona cinco alunos, considerados os melhores, para trabalhar em seu escritório, além de mostrar as suas aulas, sempre voltadas aos aspectos práticos do Direito Penal. Porém, eles se envolvem em um caso de assassinato. Os episódios contam com drama e suspense, além de abordar temas jurídicos da área criminal. Já são 5 temporadas completas, mas a série já foi renovada para a sexta.

Better Call Saul

Quem assistiu Breaking Bad já está familiarizado com o advogado Saul Goodman, interpretado por Bob Odenkirk. O sucesso do personagem foi tão grande que gerou um spin-off nomeado com o slogan utilizado pelo profissional em suas propagandas.

Com 5 temporadas lançadas, ela conta a história de Saul seis anos antes dos eventos de Breaking Bad, quando ele ainda era conhecido como Jimmy McGill e bastante inocente, mas também mostra algumas cenas de sua vida atual, após todos os acontecimentos da série original.

O tom dos episódios mistura humor e drama ao mostrar situações comuns para alguns advogados recém-formados, enquanto conta a trajetória do advogado até ele entrar para o mundo do crime. A série está em sua sexta e última temporada.

Scandal

Também assinada por Shonda Rhimes, Scandal foi inspirada na história de Judy Smith, coprodutora da série, que trabalhou como assessora de imprensa durante o governo de George Bush.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Nessa adaptação, a protagonista Olivia Pope, interpretada por Kerry Washington, é consultora do presidente dos Estados Unidos e trabalha focada em lidar (e encerrar) os escândalos envolvendo política.

No início da série, ela decide abrir um escritório próprio, sem vínculos com a presidência. Com um corpo de advogados especializados para ajudar a deixar os casos longe da imprensa, os episódios misturam temáticas de política, mídia e Direito, mostrando os jogos de influência que surgem nessa relação. Scandal teve 7 temporadas e já foi concluída.

House of cards

Essa é uma das séries para advogados de maior sucesso. Original da Netflix, ela conta a vida de Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, que deseja conquistar a presidência dos Estados Unidos após ser traído pelo Presidente que ajudou a eleger enquanto congressista.

Enquanto mostra o andamento do plano de vingança do protagonista, que conta com apoio de sua esposa, de um jornalista e de outro político, a série aborda as negociações e o lobby existente nos processos legislativos para a elaboração, votação e aprovação de leis.

Com essa temática, ela fala sobre como a influência de grandes empresas afeta as decisões dos parlamentares e que, nem sempre, a intenção do legislador é realmente boa ou ética — uma reflexão importante quando se pensa nos motivos para a criação das leis. São 6 temporadas completas para assistir.

Billions

Apesar de não tratar diretamente da advocacia ou do Direito, ela tem alguns pontos em comuns com House of Cards, mostrando os efeitos da influência de grandes empresas nas investigações.

Ela conta a história de Chuck Rhoades, um promotor federal interpretado por Paul Giamatti, que investiga a firma de investimentos de Bobby “Axe” Axelrod, um milionário interpretado por Damian Lewi.

Billions aborda diversas questões presentes no mundo das finanças e a leis envolvidas, enquanto apresenta a história dos protagonistas. A série ainda está em andamento e já conta com 4 temporadas.

Trapped

Essa é uma série islandesa que traz uma investigação policial quando acontece um homicídio em uma balsa com cerca de 300 passageiros. Isso faz com que a embarcação seja detida, pois todos viram suspeitos. Ele mostra a investigação feita pelo chefe de polícia Andri, interpretado por Ólafur Darri Ólafsson.

A série também retrata os dramas pessoais do protagonista enquanto ele tenta solucionar o caso. Além de mostrar questões relacionadas às investigações policiais, essa é uma ótima opção para quem gosta de variar os estilos de séries, saindo dos padrões norte-americanos e ingleses, que são mais comuns. Por enquanto, são duas temporadas disponíveis, mas a terceira já foi confirmada.

Depois de conhecer essas sugestões de séries para advogados, aproveite para organizar o seu tempo livre e acompanhe os episódios. Essa é uma ótima forma de se divertir, enquanto aproveita para ter algumas inspirações que podem ajudar na sua carreira. Mas não se esqueça de ter atenção aos pontos que tratam apenas de ficção e das limitações relacionadas à legislação brasileira.

Então, gostou desta lista de séries para advogados? Aproveite e compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam essas dicas!

Powered by Rock Convert