Por Marcela Correa

A dispersão tem tido lugar de destaque em tempos de isolamento. O prestar atenção é um dos atos de um processo complexo, que inclui modulações da cognição e da intencionalidade da consciência. Cabe destacar que o tempo do aprendizado inclui o antes e o depois, ou seja, o movimento de engajamento no processo regular de nossas ações. Se estamos sendo tentados à dispersão é porque existe estímulos que tira o nosso foco atencional.

O fator ambiental é na maioria das vezes responsável pela perda de foco. Em tempo de isolamento ficamos presos em nossas casas e compartilhamos os espaços com nossos familiares a maior parte do tempo. Estímulos para a dispersão são muitos, a Tv ligada, os ruídos oriundos da vizinhança e até mesmo o barulho dos eletrodomésticos. E como evitar perder o foco nos estudos diante de tanta interferência?

Devemos aproveitar o isolamento para manter nosso estudo em dia e para isso separamos algumas dicas para você não perder o foco:

LOCAL DE ESTUDOS
A ligação entre processos cerebrais e ambientes arquitetônicos tem impacto na saúde emocional e física das pessoas. Nesse sentido, escolha um local de estudos organizado e dê preferência a locais isolados. Através da nossa percepção sensorial o cérebro faz uso de superfícies espaciais para organizar situações no mundo em que vivemos.

CRIE UMA ROTINA
A rotina nos permite estabelecer prioridades. Ela está aliada ao seu planejamento. Desta forma, seguir uma rotina faz com que cumpra o planejamento estabelecido.

ESTABELEÇA HORÁRIOS
Ter horários para realizar certas atividades, auxilia o corpo no seu funcionamento. Estabeleça horários fixos para os estudos. Dê preferência para períodos onde seu desempenho pode ser maior. Escolha aquele horário que tem menos chances de ser interrompido.

INTERAJA COM OS COLEGAS
O estudante pode formar grupos com colegas de curso mantendo uns aos outros engajados, discutindo opiniões dos assuntos aprendidos em curso. Acesse os fóruns de discussão e grupos de networking para estarem sempre conectados.

TENHA UMA META PARA OS ESTUDOS
O estabelecimento de metas em termos de estudos está aliado à disciplina. Os alunos com metas de resultados à serem alcançados percebem os esforços praticados.

Manter o foco nos estudos será fundamental para alcançar o sucesso que deseja. Quando se tem foco se torna mais fácil trilhar os caminhos que te direcionarão para onde deseja chegar.

Tenha as mesmas condições