Powered by Rock Convert

Por Luana Damasceno

O ecossistema de inovação na advocacia é crescente. Isso acontece graças à dinamicidade no ramo tecnológico que, desafiando paradigmas, traz para o Direito uma nova visão de mundo: a era da inteligência artificial.

São diversas as empresas voltadas para o segmento da advocacia 4.0 que, além de facilitar a rotina do advogado, contribui para uma gestão de negócios prática e eficiente.

Essa revolução tecnológica na advocacia implica uma nova economia que, aliada ao crescente poder computacional, gera profundas modificações no dia a dia do operador do Direito, potencializando não só a sua prática jurídica, mas evitando também o exercício de atividades repetitivas.

A ideia aqui é enxergar a tecnologia como uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento do seu negócio, seja pelo universo de soluções que ela proporciona para o meio jurídico, seja pela melhoria que ela acarreta na execução de serviços no setor público.

Preparado para saber quais tendências de Direito estão conquistando cada vez mais espaço no mercado jurídico? Acompanhe!

Compliance

Certamente, você deve ter escutado essa palavra em alguma palestra, curso ou até mesmo nas redes sociais. Mas você já parou para pensar e pesquisar o real significado de compliance e a importância que essa nova tendência tem para o seu empreendimento?

Em termos práticos, compliance é o dever de se fazer cumprir todas as diretrizes, políticas e normas internas e externas a que sua empresa se propõe e ao que lhe é imposta, com a finalidade de minimizar riscos empresariais e combater a corrupção.

Essa nova tendência do mercado traz uma gama de oportunidades para o profissional do Direito que deseja se tornar especialista na área. Além de ser um ramo pouco explorado, é também um dos mais promissores — até porque há uma grande preocupação por parte das empresas de estar em conformidade com as normas legais.

Não é à toa que o mercado de compliance demanda profundo conhecimento jurídico em auditoria e familiaridade às normas e legislações relacionadas ao ramo da empresa-cliente. Para se destacar nesse tipo de ramo e manter-se atualizado no mercado de trabalho, é indispensável estar atento a todas as mudanças no sistema normativo e investir em uma boa qualificação profissional.

Direito ambiental

Apontado como um dos ramos em franca expansão na advocacia, o Direito Ambiental se destaca por sua atuação multidisciplinar nos diversos campos do conhecimento e pela preocupação no que tange à valorização e preservação do meio ambiente.

No cenário atual, é crescente a mobilização, por parte das empresas e do poder público, quanto aos meios alternativos de desenvolvimento sustentável perante os impactos ambientais. Além disso, é da seara ambiental que decorre uma das poucas hipóteses em que a pessoa jurídica poderá ser responsabilizada penalmente (art. 225, § 3º da Constituição Federal).

Powered by Rock Convert

O mercado de possibilidades para o operador do Direito nessa área é amplo e exige bastante comprometimento desse profissional, seja pela diversidade de temas que o Direito Ambiental contempla, seja pela conscientização das empresas para com o meio ambiente.

Lei de proteção de dados

Com a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é nítida a preocupação entre as instituições que lidam com esse tipo de operação em atender todas as normas de segurança e política que a lei prevê para garantir a privacidade de dados dos usuários.

Afinal, são informações sensíveis e pessoais que demandam cautela da empresa que atua com esse tipo de serviço. Por isso, a lei é rígida ao dispor sobre a aplicação de penalidades em caso de descumprimento da legislação, quando do uso indevido de dados confidenciais.

Em tempos nos quais a tecnologia é a mola propulsora da economia moderna, a lei de proteção de dados apresenta-se como um plano digital indispensável para o cenário atual, ao regulamentar o uso de dados e proteger a privacidade dos cidadãos, aumentando assim o poder das entidades fiscalizadoras em controlar a atuação dessas instituições.

Para os advogados que querem se tornar especialistas nesse tipo de ramo, o mercado é promissor! As oportunidades trazidas com a criação da LGPD são variadas, uma vez que as empresas e os titulares dos dados necessitam de um setor jurídico especializado para prestar consultoria tanto na criação e revisão de políticas de privacidade e termos de uso, quanto no caso de vazamento de dados e impactos jurídicos para o consumidor.

Lawtechs

Uma das novidades que a indústria 4.0 trouxe para o mercado jurídico foi a inserção das Lawtechs, que nada mais são do que empresas em formato de startups que oferecem produtos e serviços voltados especificamente para o âmbito jurídico.

Com esse tipo de tecnologia, é possível reduzir custos e gerenciar o seu escritório com rapidez e praticidade. Além de dar mais velocidade às diligências jurídicas, a Lawtech é uma das tendências de Direito que estão revolucionando o mercado com soluções tecnológicas que facilitam a rotina de trabalho do advogado.

Essas soluções vão desde a criação de um software jurídico até a implementação de uma plataforma para mediar conflitos de forma online. São, portanto, empresas inovadoras que fazem da inteligência artificial uma importante aliada na gestão de processos e na automação de atividades jurídicas.

Empreendedorismo jurídico

Empreender na advocacia requer do profissional de Direito uma postura inovadora na gestão de atividades do seu negócio. Com o empreendedorismo jurídico, você se torna não apenas um gestor, mas também um profissional com conhecimento multidisciplinar, que sabe assumir riscos e consegue tomar decisões estratégicas que atendam melhor às necessidades do seu escritório.

É uma das grandes tendências de Direito que surgiu para modernizar a atuação do advogado. O empreendedorismo jurídico, aliado à tecnologia e ao desenvolvimento das competências do operador de Direito, contribui tanto para otimização de tempo quanto para o aumento de produtividade na sua rotina.

Sendo assim, a busca por profissionais com perfil empreendedor tem se tornado comum no mercado de trabalho. Para isso, é importante investir constantemente em qualificação acadêmica. Além de ser uma forma de potencializar a sua atuação na advocacia, é também uma maneira de ajudar você a ampliar as suas possibilidades na execução de atividades jurídicas.

Agora que você já sabe quais tendências de Direito estão em alta no universo jurídico, que tal ajudar outras pessoas a se atualizarem sobre o tema compartilhando este post nas suas redes sociais? Afinal, disseminar conhecimento e informação também é um ato de cidadania!

Powered by Rock Convert