Powered by Rock Convert

Por Marcela Correa

As mudanças oriundas das novas tecnologias transformaram a vida das pessoas. Hoje estamos sempre ocupados. Na Grécia antiga haviam dois conceitos de tempo: Cronos e Kyros. Cronos era o tempo quantitativo e objetivo. Já Kyros, o tempo qualitativo; viver aqui e agora. Como podemos trazer esses conceitos para os dias de hoje? Bom, se analisarmos pelo viés quantitativo, teremos a ideia de que o tempo é finito. Já pelo qualitativo o tempo é avaliado pelas nossas experiências.

Muitas vezes o trabalho, a escola e a família nos sobrecarregam, fazendo com que optemos por algumas tarefas e, consequentemente, deixemos outras de lado. Na maioria das vezes acabamos deixando os estudos de lado. Mas como administrar o tempo sem ter que deixar de fazer todas as tarefas de nossa rotina diária?

Quando resolvemos fazer um curso EAD, temos que aprender a administrar o nosso tempo. Sabemos que se estamos em frente ao computador, podemos nos distrair com o acesso as redes sociais, por exemplo. Estamos sempre conectados com o e-mail do trabalho, WhatsApp, Facebook e, dessa maneira, acabamos por “perder tempo” com essas ferramentas.  As redes sociais nos bombardeiam com informações que na maioria das vezes não são úteis e acabam tirando o foco do que é realmente importa, o estudo.

Atualmente, no mercado de trabalho, percebemos que estão cada vez mais escassas as áreas de atuação que demandam o mínimo de qualificação e aqueles que não se enquadram em determinadas vagas estão fora do contexto. Desta forma, é importante que aproveitemos ao máximo o que a tecnologia nos proporciona. Essa possibilidade de estudar a distância nos permite adquirir uma ampla bagagem de conhecimento.

Powered by Rock Convert

Após essa breve análise, vamos ao que realmente importa: como administrar o nosso tempo em cursos EAD? Algumas dicas são fundamentais para que não deixemos essa oportunidade passar:

– Ter consciência: É necessário ter a consciência de que cada minuto perdido retarda o o processo de aprendizagem e compromete nossa evolução profissional;

– Estabelecer metas: Ao estabelecermos metas, chegamos ao nosso objetivo. Se o seu objetivo é obter a certificação de um curso que vai alavancar a sua carreira, siga esse passo;

– Criar cronogramas: O cronograma é o principal meio de gestão do tempo e com ele estabelecemos o início e o término das atividades. Um dos objetivos é assegurar que as etapas sejam concluídas dentro do prazo pré-estipulado.

Conseguiu definir o tempo de duração das atividades? Ótimo! Agora é ter foco no objetivo. O curso EAD lhe tornará mais autônomo. Afinal, a responsabilidade por sua formação e crescimento profissional só depende de você.

Então vamos alcançá-lo?

Powered by Rock Convert