Com os diversos ramos do Direito e as constantes mudanças na legislação, além das decisões dos tribunais, é essencial que o profissional se mantenha atualizado. As pós-graduações são uma ótima alternativa e, para facilitar, são ofertadas na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Portanto, é essencial conhecer as vantagens do EAD e entender como ele funciona.

Esses cursos contam com a mesma validade das opções presenciais, desde que sejam devidamente reconhecidos e autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Desse modo, não existe diferença entre os diplomas fornecidos em cada modalidade.

Ficou interessado nessas pós-graduações? Neste artigo, listamos 6 vantagens do EAD para a carreira dos profissionais do direito. Continue a leitura e planeje a sua especialização!

1. Flexibilidade de horários

Para quem trabalha, encontrar uma especialização que tenha horário compatível com as demais atividades da rotina é bastante complicado. Principalmente para quem atua na advocacia, que envolve audiências e reuniões com clientes, a disponibilidade na agenda é difícil de prever.

Uma das vantagens do EAD é exatamente a flexibilidade de horários oferecida aos estudantes. As aulas e materiais são publicados online, portanto, você consegue acessá-los de acordo com a sua disponibilidade.

Outro ponto importante é que os materiais ficam disponíveis na plataforma do aluno e podem ser acessados sempre que ele quiser. Caso um conteúdo seja mais difícil, você não fica limitado ao tempo da aula para absorver as informações: é possível revê-lo sempre que quiser.

Em caso de imprevistos no seu planejamento, não há riscos de perder aula e receber faltas — fato que, inclusive, pode resultar na reprovação dos alunos. Basta se organizar para repor os estudos assim que for possível.

2. Variedade de cursos

Existem diversas áreas para se especializar, mas uma das grandes vantagens do EAD é a facilidade de encontrar o curso que você deseja. Na modalidade presencial, nem sempre há disponibilidade de turmas em lugares próximos.

Nessas situações, normalmente a opção é encontrar outros cursos ou efetuar a matrícula em cidades próximas. No entanto, isso exige mais tempo disponível, gera custos com deslocamento e torna a rotina do profissional mais cansativa.

Com a opção de estudar a distância, isso não é mais um problema. Como são feitos pela internet, você consegue encontrar especializações sobre diversos assuntos. Após a matrícula, a única exigência é ter uma conexão disponível para acompanhar as aulas e fazer as avaliações.

3. Melhor custo-benefício

As pós-graduações ofertadas na modalidade EAD ofertam um melhor custo-benefício, quando comparada aos cursos presenciais. Ao contrário do que muitos pensam, isso não se deve à diferença na qualidade do ensino.

O diferencial é que, ao não precisar disponibilizar salas de aula para todos os alunos e reduzindo a estrutura física exigida, a oferta das pós-graduações gera menos despesas e reflete no valor das mensalidades e, também, na contratação de professores.

Como os materiais e conteúdos são disponibilizados online, a instituição consegue acesso aos melhores profissionais, sem enfrentar tantas dificuldades para agendar as aulas, tendo em vista que os encontros não serão presenciais.

Desse modo, o corpo docente é formado por profissionais renomados, garantindo a qualidade da pós-graduação, enquanto o curso é ofertado por valores mais acessíveis.

4. Diferencial para o mercado de trabalho

O contato com outros profissionais da área e o compartilhamento de experiência proporciona conhecimentos únicos. Ademais, essa é uma oportunidade para trabalhar o networking e, quem sabe, encontrar novas parcerias. Esse é um fator essencial para uma carreira de sucesso.

Cabe ressaltar, ainda, que durante o curso o aluno tem a oportunidade de desenvolver novas habilidades, como proatividade, gestão do tempo, disciplina e concentração, que são importantes acompanhar todas as etapas da pós-graduação, mas beneficiam, também, a rotina no trabalho.

Não podemos esquecer, ainda, que as pós-graduações garantem o título de especialista ao profissional. Para quem deseja passar em um concurso público, alguns editais preveem pontos extras para os candidatos que tenham titulações.

Como consequência, uma das principais vantagens do EAD é que o curso oferece diferenciais para que você tenha destaque no mercado de trabalho, independentemente da carreira que você deseja seguir.

5. Autonomia do aluno

Os alunos do EAD contam com mais autonomia durante a pós-graduação, pois poderão planejar os próprios horários de estudo e escolhem o melhor ritmo de aprendizagem. Desde que cumpra os prazos propostos para as atividades e a conclusão do curso, há total liberdade para se organizar.

Não há vinculação ao ritmo do resto da turma, portanto, caso tenha mais dificuldades em determinado assunto, você pode investir o tempo necessário para assimilar todo o conteúdo. Por outro lado, caso já tenha o conhecimento adquirido durante a faculdade ou pela atuação profissional, por exemplo, é possível avançar na matéria tranquilamente.

Durante toda a jornada, os alunos contam com o suporte de tutores e professores, que esclarecem dúvidas sobre a matéria, proporcionando um acompanhamento individual importante para o melhor desempenho no curso.

6. Comodidade durante o curso

Um dos grandes benefícios da pós-graduação EAD é a comodidade ofertada aos alunos. Além de não exigir o deslocamento para comparecer às aulas, que, muitas vezes, envolve horas de trânsito, um bom planejamento da agenda e custos com o transporte, ela permite o acesso em qualquer hora e lugar.

Desde que tenha um dispositivo para acessar à internet, o aluno consegue assistir vídeos e ler o conteúdo. Isso significa que você pode fazer o curso no conforto de casa ou aproveitar momentos durante viagens, intervalos no trabalho ou enquanto aguarda uma audiência.

Como consequência, você não fica sobrecarregado com a rotina e preocupações com as presenças em aula nos horários marcados, como acontece nas especializações presenciais.

Depois de ler as principais vantagens do EAD para a sua especialização, com certeza você percebeu que essa é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre uma área do direito e acompanhar todas as atualizações legislativas e jurisprudenciais. Lembre-se de que esse é um investimento fundamental para quem deseja ter sucesso na advocacia.

Gostou deste conteúdo? Se você está procurando uma pós-graduação de qualidade para potencializar a sua carreira, entre em contato conosco e conheça os nossos cursos!