| PÓS-GRADUAÇÃO DIGITAL

Advocacia Empresarial

Adriana Pugliesi Gardino

Formação Acadêmica Graduação: Em 1985 ingressou na Faculdade de Direito da USP, onde se bacharelou em 1989. Mestrado: Em 2006 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP. Doutorado: Defendeu doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em novembro de 2011. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas, advogado e árbitra. Atuação em Entidades Membro fundador do IBR – Instituto Brasileiro de Recuperação de Empresas. Associado INSOL desde 2015. Publicações É autor de Direito falimentar e preservação da Empresa, da Editora Quartier Latin. Coautora de A exclusão compulsória de sócio em sociedade limitada, organizado por Cláudio Lamachia; Sheila C. Neder Cerezetti; e Gustavo Ramiro Costa Neto, da Editora OAB Conselho Federal. É coautora de O patrimônio no Direito Privado, sob a organização Rodrigo de Lima Vaz Sampaio e Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery, da Editora Lex Magister.      

Alessandro Spilborghs

Formação Acadêmica Graduação: Bacharel em Direito. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Direito Tributário na Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), obtendo o título de especialista em 2002. Mestrado: Em 2012 obteve o título de mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas, consultor e advogado. Publicações É autor de Direito Tributário – Série Prática Profissional, da Editora Barros, Fischer e Associados. Autor de Modelos de peças de Direito Tributário, da Editora Barros, Fischer e Associados.  

André Carvalho

Doutor em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo. LL.M. em Direito Societário e Contratual pela Universidade da Califórnia, EUA. Pós-graduação lato sensu em Direito Constitucional pela Escola Superior de Direito Constitucional/SP. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Instituto Presbiteriano Mackenzie/SP. Atualmente é professor e Coordenador Geral do Insper Direito do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (“Insper”). Professor dos programas de graduação em Administração, LL.M., LL.C., MBA e educação executiva do Insper. Palestrante nas seguintes instituições: St. Paul/SP, PUC/SP, FIPECAFI/SP, SUSTENTARE/SC, UNISINOS/RS, UNIFEBE/SC, USJT/SP e UNIFEOAB/SP. Membro dos Comitês Editoriais das Revistas de Direito Empresarial e Digital de Direito Recuperacional, Falimentar e Empresarial (RT-Thomson Reuters) e da Revista de Direito Societário e Valores Mobiliários (Ed. Almedina Brasil). Membro da Comissões de Ensino Jurídico e de Direito Empresarial da OAB/SP. Advogado e consultor em São Paulo nas áreas de mercado de capitais, Direito Societário, governança corporativa e contratos empresariais.  

Andréia Cristina Bezerra Casquet

Formação Acadêmica Graduação: Em 2001 ingressou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se bacharelou em Direito em 2005. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Direito Societário na Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, obtendo o título de especialista em 2010. Doutorado: Defendeu doutorado em Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2014. Pós-doutorado: Pós-Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2017. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades Pesquisadora visitante no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht – Hamburgo (Alemanha) Publicações É autor de Os direitos de preferência e recesso nas operações de incorporação de sociedades e incorporação de ações, da Editora Almedina. Autor de Alienação de Controle de Companhias Fechadas, da Editora Quartier Latin. Autor de Ações Superpreferenciais. Relação entre Poder Político e Aporte Econômico, da Editora Quartier Latin.      

Cláudia José Abud

Formação Acadêmica Graduação: em 1984 ingressou no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, onde se bacharelou em 1988. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito do Trabalho pela PUC/SP em 2000. Doutorado: defendeu sua tese em Direito do Trabalho pela PUC/SP em 2007. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professora assistente da PUC – COGEAE. É professora titular da Universidade Paulista. É associada da Associação Luso-Brasileira de Juristas do Trabalho. Publicações É autora de Dano existencial nas Relações de Trabalho, publicado pela Revista de Direito do Trabalho em 2018. É autora de Dano moral decorrente de acidente de trabalho, publicado pela Revista de Direito do Trabalho em 2015.

Daniel Bushatsky

Formação Acadêmica Graduação: Em 2003 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em Direito em 2007. Mestrado: Em 2011 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu doutorado em Direito Comercial na PUC/SP, em 2016. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Participou da III Jornada de Direito Comercial, em 2019. Publicações É coautor de Consórcios em Licitações Públicas e a Falência de uma das Consorciadas, da Editora Quartier Latin. Coautor de Alimentos ao Filho Maior: obrigação a ser analisada caso a caso, sob a organização de Arruda Alvim; Thereza Arruda Alvim; Everaldo Augusto Cambler e Angélica Arruda Alvim., da Editora Revista dos Tribunais. Coautor de A reforma da lei e a arbitragem no direito societário: importância da sociedade empresária, oportunidade de reforço e regramento do instituto e proteção ao acionista minoritário, sob a organização de Francisco José Cahali; Thiago Rodovalho e Alexandre Freire, da Editora Saraiva.  

Ézio Carlos Baptista

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na Universidade Federal do Espírito Santo, onde se bacharelou em Direito em 1996. Mestrado: Em 1999 obteve o título de mestre em Direito pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu doutorado na PUC/SP, em de 2005. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Publicações É coautor de Administrador Judicial e do Comitê de Credores, sob a organização de Newton de Lucca e Adalberto Simão Filho, da Editora Quartier Latin. Coautor de Administradores de Sociedades Limitadas, sob a organização de Marcus Elidius Michelli de Almeida, da Editora Quartier Latin. Coautor de Faturização, organizado por Fábio Ulhoa Coelho, da Editora Saraiva.      

Fábio Figueiredo

Formação Acadêmica Graduação: em 1997 ingressou na USJT, onde se bacharelou em 2001. Especialização: realizada em Direito Empresarial pela USJT em 2003 e em Direito Contratual pela PUC/SP em 2004. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito pela PUC/SP em 2006. Doutorado: defendeu sua tese em Direito pela PUC/SP em 2014. Atuação Profissional Atua como professor e autor de obras jurídicas. Atuação em Entidades É cofundador e CEO da Escola Brasileira de Direito. É Diretor Executivo da HSM University. É professor da USJT. É colaborador da Fecomercio/SP. É professor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É coordenador do núcleo de Direito Civil da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP. Publicações É autor de Direito Civil – obrigações e contratos – parte especial, da Editora Saraiva. É autor de Direito Civil – Vol. 1 – coleção OAB nacional, da Editora Saraiva. É coautor de Mini Código de Defesa do Consumidor, da Editora Saraiva.    

Georgios Alexandridis

Formação Acadêmica Graduação: em 1997 ingressou no Universidade São Judas Tadeu, onde se bacharelou em 2001. Especialização: realizada em Direito das Relações de Consumo pela PUC/SP em 2004. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP em 2008. Doutorado: defendeu sua tese em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP em 2016. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas, leiloeiro público oficial e advogado. Atuação em Entidades É professor colaborador do Instituto de Desenvolvimento de Estudos Jurídicos. É professor do curso de pós-graduação em Processo Civil e Direito do Consumidor na Legale Cursos Jurídicos. É professor do curso de pós-graduação em Processo Civil e Direito do Consumidor no Curso Êxito. É professor e coordenador na Escola Brasileira de Direito. Publicações É autor de O direito processual coletivo na Colômbia, publicado pela Revista de Direitos Difusos em 2006. E coautor do Novo Código de Processo Civil anotado e comparado para concursos, da Editora Saraiva. É coautor de Alienação Parental, da Editora Saraiva. É coautor do Mini Código de Defesa do Consumidor, da Editora Saraiva.  

Ivan Lorena Vitale Jr.

Formação Acadêmica Graduação: Em 1994 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em Direito em 1998. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Direito Empresarial na PUC/SP, obtendo o título de especialista em 2000. Mestrado: Em 2003 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu doutorado em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2012. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Publicações É coautor de Apontamentos sobre o processo de Recuperação Judicial, sob a organização de Gilberto Gomes Bruschi, da Editora Elsevier. Coautor de As deliberações dos sócios na sociedade limitada, sob a organização de Jones Figueiredo Alves e Mário Luiz Delgado, da Editora Método.      

Jarbas Andrade Machioni

Formação Acadêmica Graduação: Iniciou cursando Direito na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, finalizando na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), em São Paulo. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Direito Empresarial na Universidade Mackenzie, obtendo o título de especialista. Mestrado: Em 2000 obteve o título de mestre em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo (OAB/SP). Presidente da Comissão de Assuntos Institucionais da OAB/SP. Foi Relator, nomeado pelo Governo do Estado de São Paulo, do Projeto SP Arbitral. Foi Relator da Comissão para Atualização e Registro de Usos e Costumes Mercantis da Junta Comercial do Estado de São Paulo. Publicações É autor de Sociedades Limitadas Empresárias e Simples in Aspectos Jurídicos das Sociedades Limitadas, sob a organização de Marcus Elidius Michelli de Almeida, da Editora Quartier Latin. Coautor de Novos Fundamentos do Direito Empresarial in Direito Empresarial Contemporâneo, sob a organização de Adalberto Simão Filho e Newton de Lucca, da Editora Juarez de Oliveira.  

Manuella Santos de Castro

Formação Acadêmica Graduação: Em 1998 ingressou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se bacharelou em 2002. Mestrado: Em 2008 obteve o título de mestre em Direito PUC/SP. Doutorado: Doutoranda em Direito pela USP. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas, parecerista e advogada. Atuação em Entidades Editora jurídica da editora Almedina. Publicações É autora de Audiolivro “Tudo o que você precisa ouvir sobre direito autoral”, da Editora Saraiva. Autora de Direito autoral na era digital: impactos, controvérsias e possíveis soluções, da Editora Saraiva. Coautora de Fashion Law: Direito da moda, da Editora Almedina.

Marcelo Cometti

Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre em Direito das Relações Sociais – Direito Comercial (2007). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Foi Vogal Titular da IV Turma da Junta Comercial do Estado de São Paulo (2011/2013). Sócio fundador do escritório Cometti e Figueiredo – Sociedade de Advogados. Diretor pedagógico e professor de cursos preparatórios. É professor, em regime de dedicação exclusiva, nos cursos de graduação da USJT – Universidade São Judas Tadeu. É, ainda, professor convidado para os cursos de pós-graduação do COGEAE da PUCSP. Diretor da Escola Brasileira de Direito – EBRADI.

Márcia Bosch

Formação Acadêmica Metrado: obteve seu título de mestre em Direito do Consumidor pela PUC/SP em 2009. Doutorado: defendeu sua tese em Direito do Consumidor pela PUC/SP em 2016. Pós-doutorado: realizado pela Universidade de Coimbra em 2016. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Atuação em Entidades É professora na PUC/SP. É professora assistente na Escola Paulista da Magistratura. Publicações É coautora de Coleção Preparatória para Concurso de Delegado de Polícia, da Editora Saraiva. É coautora de Questões de Direito Penal, da Editora Juspodivum.  

Marcus Elidius Michelli de Almeida

Formação Acadêmica Graduação: Ingressou em 1984 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduando em 1984. Pós-Graduação: Fez especialização em Direito Empresarial Europeu na European University em Portugal. Mestrado: Em 1995 se tornou mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado: Defendeu doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Atuação Profissional Atua como professor, advogado, autor de obras jurídicas, consultor jurídico e assessor jurídico. Em 2017, foi nomeado juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Fez parte do I Congresso Brasileiro de Direito Processual Empresarial, em 2019. Participou do 7º Congresso Brasileiro de Direito Comercial em 2017. Atuação em Entidades Membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados de São Paulo. Colaborador da Escola Judiciária Eleitoral Paulista. Foi superintendente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Publicações É autor do Abuso do Direito e Concorrência Desleal, pela Editora Quartier Latin. Foi coautor do Direito & Internet – Aspectos Jurídicos Relevantes, sob a coordenação de Newton de Lucca e Adalberto Simão Filho da Editora Quartier Latin. Autor Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas – Confrontada e breves anotações, da Editora Quartier Latin.    

Marina Gelman

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se bacharelou em 1996. Mestrado: Em 2012 obteve o título de mestre em Direito pela Fundação Getúlio Vargas. Atuação Profissional Atua como professora e advogada.  

Nelson Zanzanelli

Formação Acadêmica Graduação: Em 1982 ingressou na PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), onde se bacharelou em Direito em 1986. Pós-Graduação: Se especializou em Direito Empresarial pela PUC/SP em 1997. Mestrado: Em 2006 obteve o título de mestre em Direito das Relações Sociais – Direito Empresarial pela PUC/SP. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas, palestrante e advogado. Atua no magistério desde 1989. Atuação em Entidades Membro efetivo de Direito Empresarial na OAB/SP. Tem textos publicados na Revista do Curso de Direito da Faculdade Metodista, na Revista da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu e na Revista Jursi da Faculdade de Direito FAAP.  

Paulo Alberto Sarno

Formação Acadêmica Graduação: Em 1984 ingressou na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se bacharelou em 1988. Mestrado: Em 2012 obteve o título de mestre em Direito pela PUC/SP. Atuação Profissional Atua como professor. Atualmente é Juiz Federal – Tribunal Regional Federal da 3ª região.

Paulo Furtado de Oliveira

Formação Acadêmica Graduação: Em 1990 ingressou na Faculdade de Direito da USP, onde se bacharelou em 1994. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e palestrante. Juiz Titular da 2ª. Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital/SP. Publicações É autor de Direito Imobiliário Brasileiro, da Editora Quartier Latin. Autor de Direito Empresarial, da Editora Atlas.

Ralpho Waldo de Barros Filho

Formação Acadêmica Graduação: Em 1997 ingressou na Faculdade de Direito da Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), onde se bacharelou em 2001. Pós-Graduação: Especialização em andamento em Pós-Graduação Latu Sensu em Direito na Faculdade Autônoma de Direito. Mestrado: Em 2007 obteve o título de mestre em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas. Juiz de Direito no Estado de São Paulo. Atuação em Entidades Membro de corpo editorial dos periódicos Revista Autônoma de Processo e Revista Autônoma de Direito Privado. Membro do Instituto Paulista de Ciências Jurídicas Ministro Raphael de Barros Monteiro – IPCJ. Membro do Grupo de Estudo de Direito Civil da Escola Paulista da Magistratura Publicações É coautor de O Novo Código Civil – Estudos em Homenagem ao Prof. Miguel Reale, sob organização Domingos Franciulli Netto, Gilmar Ferreira Mendes e Ives Gandra da Silva Martins Filho, da Editora LTr.  

Rita de Cássia Curvo Leite

Formação Acadêmica Graduação: Em 1984 ingressou na Faculdade de Direito da PUC/SP, onde se bacharelou em 1988. Mestrado: Em 1993 obteve o título de mestre em Direito Civil pela PUC/SP, sob a orientação da professora Maria Helena Diniz. Doutorado: Defendeu doutorado na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2016. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas, consultora jurídica e advogada. Publicações É autora de Transplante de Órgãos e Tecidos e os Direitos da Personalidade, da Editora Juarez de Oliveira. Coautora de Biodireito, Ciência da Vida, os novos desafios, sob a organização de Maria Celeste Cordeiro Leite Santos da Editora Revista dos Tribunais Coautora de Biodireito, Ciência da Vida, os novos desafios, sob a organização de Maria Celeste Cordeiro Leite Santos da Editora RT  

Roberta Densa

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se bacharelou em 1997. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil. na Escola Superior de Advocacia, obtendo o título de especialista em 2001. Mestrado: Em 2005 obteve o título de mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorado: Defendeu doutorado na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2015. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e advogada. Atuação em Entidades Editora Jurídica na Editora Foco. Membro do corpo editorial do Periódico Revista de Direito Civil Contemporâneo. Foi membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/SP nos biênios 2007-2009 e 2010-2011. Publicações É autora de Direito do Consumidor, da Editora Atlas. Autora de Proteção jurídica da criança consumidora, da Editora Foco. Coautora de Responsabilidade Civil Contemporânea em Homenagem a Sílvio Venosa, sob a organização de Otávio Luiz Rodrigues Júnior; Gladston Mamede; e Maria Vital da Rocha, da Editora Atlas.        

Roberto Rezende

Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo / SP. Juiz do Trabalho. Professor universitário.  

Tatiana Smolentzov

LL.M na Cornell University (Law School) – Ithaca/NY – USA – 2007 – Bolsa de Estudos dada pelo escritório Baker & McKenzie. Mestre em Direito Comercial pela PUC-SP. Especialista em Direito Empresarial pela PUC-SP.  

Thaís Cíntia Cárnio

Formação Acadêmica Graduação: Em 1988 ingressou na Faculdade de Direito da USP, onde se bacharelou em 1992. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário na Faculdade de Direito da USP, obtendo o título de especialista em 1994. Obteve o título de especialista, novamente, em 2001, quando cursou pós-graduação em Direito Contratual pela PUC/SP. Mestrado: Em 2007 obteve o título de mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2011. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e advogada. Em 2018, participou da III Conferência Internacional ASAP – Brasil: Reflexões acadêmicas para superar a miséria e a fome. Em 2017, esteve no Congresso internacional: Direito, Inovação tecnológica e desenvolvimento econômico sustentável na era do grafeno. Atuação em Entidades Revisora dos periódicos Revista do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e Revista Brasileira de Direito. Publicações É autora de Contratos Internacionais – teoria e prática, da Editora Atlas. Autora de Dicionário Jurídico de Termos Contratuais (inglês – português), da Editora Atlas. Autora de IOF: Teoria, Prática e Intervenção Estatal, da Editora Atlas.  

Virgínia Fagury Barros

Formação Acadêmica Graduação: Em 2000 ingressou na Faculdade de Direito da PUC/SP, onde se bacharelou em 2004. Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Criações industriais, segredos de negócio e concorrência desleal, pela Fundação Getúlio Vargas, em 2006. Aperfeiçoamento em O novo Código de Processo Civil: aspectos práticos e polêmicos, pela PUC/SP em 2016. Cursou pós-graduação em Direito Administrativo na PUC/SP, obtendo o título de especialista em 2006.  Especialização em andamento em Pós Graduação em Direito Processual Civil pela Damásio Educacional. Mestrado: Em 2010 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e advogada. Atuação em Entidades Membro do comitê de assessoramento da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB/SP) Publicações É coautora de O Direito e a Mídia no Século XXI, sob a organização de Antônio Baptista Gonçalves, da Editora Quartier Latin.  

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.