| PÓS-GRADUAÇÃO DIGITAL

Advocacia Societária

Adalberto Simão Filho

  Formação Acadêmica Graduação: Em 1991 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1995. Especialização: realizou em Higiene Ocupacional pela USP em 2005. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela USP em 2008. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela USP em 2010. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e Promotor de Justica do Estado de São Paulo.  Atuação em Entidades É professor autônomo da Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internet. É professor contratado da INSPER. É professor autônomo da Escola Politécnica da USP. Publicações É autor de Ajuste do Valor Presente, da Editora Dialética. É autor de Conceituação e importância da contabilidade no livro Tratado de Direito Comercial de Fábio Ulhoa Coelho.

Alexandre Demetrius Pereira

Formação Acadêmica Graduação: Em 1991 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1995. Especialização: realizada em Higiene Ocupacional pela USP em 2005. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela USP em 2008. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela USP em 2010. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Atuação em Entidades É professor contratado da Insper, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa. É professor autônomo da Escola Brasileira de Ensino Jurídico na Internet. É professor autônomo do Complexo Educacional Renato Saraiva. Publicações É autor da coleção de Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional, da Editora LTR. É autor de A auditoria das demonstrações contábeis – uma abordagem jurídica e contábil, publicado em 2011. É autor de Curso de Direito Comercial – vol. 3, da Editora Malheiros.

Ana Frazão

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na Universidade de Brasília, onde se bacharelou em 1995. Especialização: obteve seu título de especialista em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – DF em 1998. Mestrado: obteve seu título de mestre pela Universidade de Brasília em 2003. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela PUC/SP em 2009. Atuação Profissional Atua como professora e autora de obras jurídicas. Atuação em Entidades É professora da Universidade de Brasília. Publicações É autora de A gestão pessoal dos direitos autorais e os novos negócios do mercado musical, publicado pela Revista Brasileira de Direito Civil em 2018. É autora de Do direito da empresa ao direito das empresas e dos mercados, publicado pela Revista Direito Empresarial em 2018.  

André Grünspun Pitta

Formação Acadêmica Graduação: Em 2003 ingressou na USP, onde se bacharelou em 2007. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito do Mercado de Capitais pela USP em 2013. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela USP em 2017. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e é Superintendente jurídico de Regulação da BM&FBOVESPA S.A.  Atuação em Entidades É colaborador do Grupo IBMEC. Publicações É autor de O Regime de Informações das Companhias Abertas, da Editora Quartier Latin. É autor de Mercado de Acesso: Recentes Evoluções, da Editora Gen-Atlas.  

André Luiz Santa Cruz Ramos

Formação Acadêmica Graduação: Em 1998 ingressou na Universidade Federal de Pernambuco, onde se bacharelou em 2002. Especialização: obteve título de especialista em Direito da Economia e da Empresa pela FGV em 2009 e em Defesa da Concorrência pela FGV em 2011. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco em 2006. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Comercial pela PUC/SP em 2014. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e Procurador Federal da Advocacia Geral da União. Atuação em Entidades É celetista formal do Instituto de Educação Superior de Brasília. É diretor do Ministério da Economia. Publicações É autor de Algumas reflexões acerca da alegação de nulidade de direito de propriedade industrial como questão prejudicial, publicado pelo Informativo Migalhas em 2020. É autor de A economia do compartilhamento e as relações de trabalho: a democratização do empreendedorismo, publicado pela Revista de Direito Trabalho, Sociedade e Cidadania em 2016.

Andréia Cristina Bezerra Casquet

Formação Acadêmica Graduação: Em 2001 ingressou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde se bacharelou em Direito em 2005. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Direito Societário na Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, obtendo o título de especialista em 2010. Doutorado: Defendeu doutorado em Direito Comercial na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2014. Pós-doutorado: Pós-Doutora pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 2017. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades Pesquisadora visitante no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht – Hamburgo (Alemanha) Publicações É autor de Os direitos de preferência e recesso nas operações de incorporação de sociedades e incorporação de ações, da Editora Almedina. Autor de Alienação de Controle de Companhias Fechadas, da Editora Quartier Latin. Autor de Ações Superpreferenciais. Relação entre Poder Político e Aporte Econômico, da Editora Quartier Latin.      

Armando Rovai

Formação Acadêmica Graduação: Em 1989 ingressou na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se bacharelou em 1993. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2002. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Civil pela PUC/SP em 2006. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor na PUC/SP. É colaborador na Editora Revista dos Tribunais Ltda. É professor visitante FGV/SP. Publicações É autor de Coronavírus: momento de respeito e solidariedade, publicado pela EcoDebate em 2020. É autor do Acórdão comentado, publicado pela Revista Brasileira de Direito Comercial em 2015.

Carlos Ari Sundfeld

Formação Acadêmica Graduação: Em 1978 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em 1982. Especialização: obteve seu título de especialista em Direito Tributário pelo Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial em 1983. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP em 1987. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Administrativo pela PUC/SP em 1991. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor da Escola de Direito da FGV. É Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público. Publicações É autor de Revisão da Desapropriação no Brasil, publicado pela Revista de Direito Administrativo em 1993. É autor de Quanto reformar do direito brasileiro do petróleo, publicado pela Revista de Direito Público da Economia em 2010.

Cláudia Cristina Barrilari

Formação Acadêmica Graduação: Em 1991 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em 1995. Mestrado: Em 2004 obteve seu título de mestre em Direito pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Penal pela USP em 2016. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e advogada. Atuação em Entidades É professora no Centro de Ensino Superior de São Gotardo. É professora na Escola Paulista de Direito. É professora visitante no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. Publicações É autora de Um novo paradigma para a execução penal dos criminosos sexuais: a hormonoterapia, publicado pelo Boletim IBCCRIM em 2011. É autora de Crime empresarial, autorregulação e compliance, da Editora Thomson Reuters Brasil.  

Daniel Moreti

Formação Acadêmica Graduação: Em 1999 ingressou no Centro Universitário Euripedes de Marília (UNIVEM), onde se bacharelou em Direito em 2003. Pós-Graduação: Se especializou em Direito Tributário na UNIVEM (Centro Universitário Euripedes de Marília) em 2005. Mestrado: Em 2012 obteve o título de mestre em Direito Tributário pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Doutorado: Defendeu doutorado de Direito Tributário na Pontifícia Universidade Caótica de São Paulo (PUC/SP) em 2016. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas, e advogado. Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo. Participou em 2017 do XIV Congresso Brasileiros de Estudos Tributários (IBET). No ano de 2011 participou da III Jornada Paulista de Direito Tributário e Desenvolvimento Econômico. Atuação em Entidades Membro da Comissão de Direito Constitucional Tributário da OAB- Subseção Pinheiros, do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da São Judas Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Tributário da USJT, IBET e em outras instituições de ensino. Ex-membro da Comissão do Contencioso Administrativo Tributário da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo (OAB/SP). Publicações Autor de Regime Especial de Controle e Fiscalização de Tributos e a Livre-Concorrência, da Editora Noeses. É autor de Direito I e II, da Coleção Pockets Jurídicos, da Editora Saraiva. Foi Organizador do livro Imunidades Tributárias, sob a coordenação de Elizabeth Nazar Carrazza, da Editora GEN/Método.  

Eduardo Secchi Munhoz

Formação Acadêmica Graduação: Em 1983 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1993. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Comercial pela USP em 2002. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor doutor na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É professor convidado de Direito Empresarial da Pós-graduação lato sensu no Grupo IBMEC. É membro do Comitê Jurídico da Associação Brasileira de Mercado de Capitais. Publicações É autor de Pressupostos da Recuperação Judicial, da Editora Saraiva. É autor de Financiamento e Investimento na Recuperação Judicial, da Editora Almedina. É autor de Aquisição de controle na sociedade anônima, da Editora Saraiva.  

Erik Frederico Oioli

Formação Acadêmica Graduação: Em 1998 ingressou na USP, onde se bacharelou em 2002. Mestrado: Obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela USP em 2008. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Comercial pela USP em 2013. Atuação Profissional Atua como professor e autor de obras jurídicas. Atuação em Entidades É professor visitante do INSPER no Instituto de Ensino e Pesquisa. É chefe do departamento de Direito Comercial do Instituto Internacional de Ciências Sociais. É professor colaborador da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É professor visitante da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Publicações É autor de Securitização do Agronegócio, da Editora Chiado. É autor de Direito dos Acionistas nas Sociedades Anônimas Brasileiras, da Editora Almedina. É autor de Regime Jurídico do Capital Disperso na Lei das Sociedades Anônimas, da Editora Almedina.

Ernesto Tzirulnik

Formação Acadêmica Graduação: Em 1977 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em 1981. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Econômico pela USP em 2014. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro. É sócio fundador do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Publicações É autor de Breves considerações sobre o seguro de riscos de engenharia e o interesse do segurado, publicado pela Revista Fórum de Direito Financeiro e Econômico em 2012. É autor de Fraude contra seguros, publicado pela Revista dos Tribunais em 2000.

Ézio Carlos Baptista

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na Universidade Federal do Espírito Santo, onde se bacharelou em Direito em 1996. Mestrado: Em 1999 obteve o título de mestre em Direito pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu doutorado na PUC/SP, em de 2005. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Publicações É coautor de Administrador Judicial e do Comitê de Credores, sob a organização de Newton de Lucca e Adalberto Simão Filho, da Editora Quartier Latin. Coautor de Administradores de Sociedades Limitadas, sob a organização de Marcus Elidius Michelli de Almeida, da Editora Quartier Latin. Coautor de Faturização, organizado por Fábio Ulhoa Coelho, da Editora Saraiva.      

Fábio Ulhoa Coelho

Formação Acadêmica Mestrado: Ingressou em 1981 na pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo concluindo em 1985. Doutorado: Defendeu seu doutorado em 1991, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, orientado pelo Prof. Dr. Tércio Sampaio Ferraz Junior, a banca foi compota por grandes nomes do Direito, como Dalmo de Abreu Dallari, Celso Bastos, Eros Roberto Grau e Maria Helena Diniz. Sua pesquisa está publicada em forma de livro, Direito e Poder. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Participou da III Jornada de Direito Comercial que ocorreu em 2019, em participou como coordenador científico na comissão de Obrigações Empresariais, Contratos e Títulos de Crédito. Assim como foi coordenador do mesmo trabalho na II Jornada de Direito Comercial em 2015. Em 2018, participou como coordenador científico da comissão Obrigações na VIII Jornada de Direito Civil. Atuação em Entidades Membro efetivo do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo). Foi membro do Comitê Científico do I CIBERNJUR em 2015 durante o I Congresso Iberoamericano sobre Nuevos Desafios Jurídicos. Entre 2013 e 2018 foi membro do Conselho da de Direito da PUC-SP, assim como foi membro do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Direito da PUC-SP. Membro da Société de Législation Comparée. Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP. Publicações É autor do Curso de Direito Comercial, em 3 volumes pela Editora Revista dos Tribunais: – Volume 1 – Empresa e estabelecimento, Títulos de Crédito – Volume 2 – Sociedades – Volume 3 – Falência e recuperação de empresas Autor do Manual de Direito Comercial, da Editora Revista dos Tribunais. Autor de Curso de Direito Civil, em 5 volumes pela Editora Revista dos Tribunais: – Volume 1 – Parte Geral – Volume 2 – Obrigações, Responsabilidade Civil – Volume 3 – Contratos – Volume 4 – Direito autoral, Direito das coisas – Volume 5 – Família, Sucessões

Francisco Satiro

Formação Acadêmica Graduação: Em 1989 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1993. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito pela USP em 2002. Atuação Profissional Atua como professor e autor de obras jurídicas. É professor doutor da Universidade de São Paulo. Foi professor visitante da LUISS Guido Carli de Roma (2015) Entre 2009 e 2010, foi professor de “Capital Markets Regulation” no “Centre for Transnational Legal Studies” (CTLS) em Londres, coordenado pela Universidade de Georgetown (EUA) e ligado ao King’s College da Universidade de Londres. Atuação em Entidades Membro titular do Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional desde 2011. Membro do conselho editorial da Revista de Direito Mercantil Industrial, Econômico e Financeiro (0102-8049) Publicações É autor de Direito, Gestão e Prática: Mercado de Capitais, da Editora Saraiva. É autor de Direito das empresas em crise: Problemas e Soluções, da Editora Quartier Latin. É autor de Direitos dos valores mobiliários e dos mercados de capitais, da Editora Almedina.  

Guilherme Setoguti J. Pereira

Formação Acadêmica Graduação: Em 2004 ingressou na USP, onde se bacharelou em 2008. Mestrado: Realizado em Direito Processual pela USP em 2013. Doutorado: Defendeu sua tese em Direito Processual pela USP em 2017. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades Foi professor-assistente na USP em 2010. É sócio do escritório Monteiro de Castro, Setoguti Advogados. Publicações É autor de Verdade e finalidade de prova, publicado pela Revista de Processo em 2012. É autor de A governança corporativa das Companhias de Recuperação Judicial, publicado pela Revista Brasileira de Advocacia em 2016.

Gustavo Tavares Borba

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na PUC/RJ, onde se bacharelou em 1997. Mestrado: Realizado em Direito pela PUC/SP em 2008. Doutorado: Em andamento pela PUC/SP. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Atuação em Entidades Foi diretor da Comissão de Valores do Rio de Janeiro entre 2015 e 2018. Publicações É autor de Cláusula Arbitral em Estatuto Social, publicado pela Valor Econômico em 2011. É autor do capítulo Invalidação da Assembleia Geral e de suas deliberações do livro Tratado de Direito Comercial, organizado por Fábio Ulhoa Coelho, da Editora Saraiva.

Ivan Lorena Vitale Jr.

Formação Acadêmica Graduação: Em 1994 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em Direito em 1998. Pós-Graduação: Cursou pós-graduação em Direito Empresarial na PUC/SP, obtendo o título de especialista em 2000. Mestrado: Em 2003 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu doutorado em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2012. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Publicações É coautor de Apontamentos sobre o processo de Recuperação Judicial, sob a organização de Gilberto Gomes Bruschi, da Editora Elsevier. Coautor de As deliberações dos sócios na sociedade limitada, sob a organização de Jones Figueiredo Alves e Mário Luiz Delgado, da Editora Método.      

Ivo Waisberg

Formação Acadêmica Graduação: em 1992 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em 1996. Especialização: realizada na New York University School of Law em 2003. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Bancário na PUC/SP em 2001. Doutorado: defendeu sua tese em 2005 pela PUC/SP em Direito Comercial. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor do Programa de Pós-graduação Lato-sensu – Especialização em Direito Empresarial da PUC/SP. É professor autor do curso de Direito Bancário online da Fundação Getúlio Vargas. Publicações É coautor de Assimetria de informações e reestruturação de dívidas: reflexos nos deveres dos membros da administração, publicado pela Revista da ESMAL em 2019. É autor de Causas da regulamentação diferenciada da atividade bancária, publicada pela Revista Semestral de Direito Empresarial em 2017. Autor das obras “Responsabilidade Civil dos Administradores de Bancos Comerciais” (2002), “Direito e Política da Concorrência para Países em Desenvolvimento” (2006) e “Direito Bancário – Contratos e Operações Bancárias”, em coautoria com Gilberto Gornati (2012), “Direito de Preferência para Aquisição de Ações: conceito, natureza jurídica e interpretação” (2016), além de diversos artigos jurídicos. Organizador das obras “Temas de Direito da Insolvência: estudos em homenagem ao Professor Manoel Justino Bezerra Filho” (2017), “Contratos Bancários” (2006) e “Legislação Bancária” (2006).

Jairo Saddi

Formação Acadêmica Graduação: em 1984 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1987. Doutorado: defendeu sua tese em 1996 pela USP em Direito Econômico e Financeiro. Atuação Profissional Atua como professor. Atuação em Entidades É coordenador geral do curso de Direito do INSPER. É redator chefe da Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais. É árbitro da Câmara de Arbitragem da Anbima. Foi professor visitante na Universidade de Oxford. Publicações É autor de Segurança Jurídica no mercado financeiro, publicado pela Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais em 2004. É autor de O crédito consignado em folha de pagamento, publicado pela Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais em 2004.

Marcelo Andrade Féres

Formação Acadêmica Graduação: Em 1995 ingressou na Faculdade de Direito Milton Campos, onde se bacharelou em 1999. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela UFMG em 2004. Doutorado: defendeu sua tese em Direito de Empresa pela UFMG em 2008. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e Procurador Federal de Categoria Especial. Atuação em Entidades É professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Publicações É autor de Efeitos do Trespasse do Estabelecimento sobre o Contrato de Locação do Respectivo Ponto Empresarial, publicado pela Revista Síntese Direito Imobiliário em 2013. É autor de O triênio de Estágio Probatório do Serviço Público, publicado pela Revista IOB de Direito Administrativos em 2009.

Marcelo Cometti

Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Mestre em Direito das Relações Sociais – Direito Comercial (2007). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Foi Vogal Titular da IV Turma da Junta Comercial do Estado de São Paulo (2011/2013). Sócio fundador do escritório Cometti e Figueiredo – Sociedade de Advogados. Diretor pedagógico e professor de cursos preparatórios. É professor, em regime de dedicação exclusiva, nos cursos de graduação da USJT – Universidade São Judas Tadeu. É, ainda, professor convidado para os cursos de pós-graduação do COGEAE da PUCSP. Diretor da Escola Brasileira de Direito – EBRADI.

Marcelo Godke Veiga

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na Universidade Católica de Santos, onde se bacharelou em 1996. Especialização: Realizada em Direito dos Contratos pelo Instituto Internacional de Ciência Sociais em 2004. Mestrado: em 2002 realizou na Universiteit Leiden em Internacional Business Law; em 2003 realizou na Columbia University; em 2017 realizou na UFRJ em Direito Empresarial Internacional; em 2017 na UnB em Direito Empresarial Internacional; e, em 2018 na UERJ em Direito Empresarial. Doutorado: Em andamento pela Tilburg University. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É professor colaborador do Instituto Internacional de Ciências Sociais. Publicações É autor de Ofertas de valores mobiliários com esforços restridos de colocação, publicado pela Revista Juris da Faculdade de Direito em 2012. É autor de A theory of SME governance regulation, publicado pela Revista de Direito Bancário do Mercado de Capitais e da Arbitragem em 2017.

Marcelo Guedes Nunes

Formação Acadêmica Graduação: Em 1995 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em 2000. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP em 2004. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Societário pela PUC/SP em 2012. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e avdogado. Atuação em Entidades É professor visitante do Senado Federal. É professor da PUC/SP. É diretor não estatutário da Associação Brasileiro de Jurimetria. É professor visitante do Instituto dos Advogados de São Paulo. Publicações É autor de Jurimetria – Como a estatística pode reinventar o Direito, publicado pela Revista dos Tribunais em 2016. É autor de Novas Reflexões sobre o Projeto de Código Comercial, da Editora Saraiva.

Marcelo Sacramone

Formação Acadêmica Graduação: Em 2000 ingressou na USP, onde se bacharelou em 2004. Mestrado: Em 2007 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela USP e está em andamento em Master in Corporative Law pela Samford University. Doutorado: Defendeu sua tese de doutorado em 2012 pela USP. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. É professor doutor na PUC/SP. É professor horista do Grupo IBEMEC. Atuação em Entidades É professor Juiz Assistente na Escola Paulista da Magistratura. Publicações É autor de Os direitos do compromissário comprador diante da falência ou recuperação judicial do incorporador de imóveis, publicado pela Revista de Direito Bancário do Mercado de Capitais e da Arbitragem em 2017. É autor de Comentários à Lei de Recuperação de Empresas e Falência, da Editora Saraiva. É autor de Administradores de Sociedades Anônimas, da Editora Almedina.  

Marcelo von Adamek

Formação Acadêmica Graduação: em 1991 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em 1995. Especialização: realizada na FGV em Direito da Economia e da Empresa em 2001. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela USP em 2006. Doutorado: defendeu sua tese pela USP em Direito Comercial no ano de 2010. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É sócio da Advocacia Von Adamek, com atuação nas áreas de Direito Civil e Direito Empresarial. Publicações É coautor de Sobre a oponibilidade externa das restrições estatutárias de poderes dos administradores de associações, publicado pela Revista de Direito Civil Contemporâneo em 2019. É coautor de Da invalidade da deliberação assemblear contrastante com as regras de fixação de preço de emissão de ações, publicada pela Revista de Direito Mercantil Industrial, Econômico e Financeiro em 2016.

Marco A. Marcondes Pereira

Formação Acadêmica Graduação: Em 1983 ingressou na Faculdades Integradas de Guarulhos Sociedade Guarulhense de Educação, onde se bacharelou em 1986. Especialização: Em 1998 se especializou em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Supeior do Ministério Público. Mestrado: Em 1999 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Doutorado: Defendeu sua tese de doutorado em 2009 pela PUC/SP. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. É professor na Universidade São Judas Tadeu e da Faculdade de Direito Prof. Damásio de Jesus. Atuação em Entidades É professor eventual na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo. Publicações É autor de A Lei-Modelo da Uncritral sobre comércio eletrônico, publicado pela Revista Jurídica Logos em 2011. É autor colaborador de Direito Empresarial – Os novos enunciados da Justiça Federal, da Editora Quartier Latin. É autor de Concorrência desleal por meio da publicidade, da Editora Juavez de Oliveira.

Marcus Elidius Michelli de Almeida

Formação Acadêmica Graduação: Ingressou em 1984 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, graduando em 1984. Pós-Graduação: Fez especialização em Direito Empresarial Europeu na European University em Portugal. Mestrado: Em 1995 se tornou mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutorado: Defendeu doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Atuação Profissional Atua como professor, advogado, autor de obras jurídicas, consultor jurídico e assessor jurídico. Em 2017, foi nomeado juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Fez parte do I Congresso Brasileiro de Direito Processual Empresarial, em 2019. Participou do 7º Congresso Brasileiro de Direito Comercial em 2017. Atuação em Entidades Membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Comissão da Ordem dos Advogados do Brasil e do Instituto dos Advogados de São Paulo. Colaborador da Escola Judiciária Eleitoral Paulista. Foi superintendente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Publicações É autor do Abuso do Direito e Concorrência Desleal, pela Editora Quartier Latin. Foi coautor do Direito & Internet – Aspectos Jurídicos Relevantes, sob a coordenação de Newton de Lucca e Adalberto Simão Filho da Editora Quartier Latin. Autor Nova Lei de Falências e Recuperação de Empresas – Confrontada e breves anotações, da Editora Quartier Latin.    

Maria E. F. do Amaral Bodra

Formação Acadêmica Graduação: Em 1992 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1996. Especialização: Em 1999 se especializou em Direito Comercial pela PUC/SP e em 2012 em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Mestrado: Em 2008 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Doutorado: Em andamento pela USP. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e advogada. Atuação em Entidades É pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas em Direito Sanitário pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Publicações É autora de O contrato coletivo empresarial de assistência à saúde, da Editora Saraiva. É autora de Reajuste por sistralidade em contratos coletivos empresariais de assistência à saúde, publicado pela Revista de Direito Sanitário em 2013.

Maria Eugênia Finkelstein

Formação Acadêmica Graduação: Em 1988 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1992. Mestrado: Em 2001 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP. Doutorado: Em 2002 defendeu sua tese pela USP. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e advogada. É professora da PUC/SP. Atuação em Entidades É pesquisadora de Direito Comercial da Pós-Graduação da PUC/SP. É árbitra na SP Arbitral. Publicações É autora de Assimetria Informacional e Governança Corporativa, publicada pela Revista de Direito Bancário do Mercado de Capitais e da Arbitragem em 2016. É autora de Crimes Eletrônicos, publicado pela Revista de Direito Internacional e Econômico em 2006. É autora do Manual de Direito Empresarial, da Editora Atlas.

Maurício Moreira Menezes

Formação Acadêmica Graduação: Em 1993 ingressou na UERJ, onde se bacharelou em 1998. Mestrado: Em 2004 obteve o título de mestre em Direito Societário pela UERJ. Doutorado: Em 2009 defendeu sua tese pela UERJ. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. É professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor de Direito Comercial da Fundação Getúlio Vargas. Atuação em Entidades É professor de Direito Comercial na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Publicações É autor de Temas de Direito Comercial, da Editora Processo. É autor de A responsabilidade civil dos administradores de instituições financeiras, publicado pela Revista EMERJ em 2004. É autor de Problemas de Direito Comercial, da Editora Processo.

Mirelle Bittencourt Lotufo

Advogada. Mestre em Direito Comercial pela PUC-SP. Especialista em Direito Processual Civil pela FGV. Professora-Assistente de Direito Comercial da Faculdade de Direito da PUC-SP. Autora do livro “A Intervenção Judicial na Administração das Sociedades Empresárias”, publicado pela Editora Quartier Latin.

Modesto Carvalhosa

Formação Acadêmica Graduação: bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Doutorado: defendeu sua tese pela USP em Direito Comercial. Pós-doutorado: realizado na Universidade de Camerino, na Itália. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades Nos anos 1970 foi presidente da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo. Presidiu o Tribunal de Ética da OAB-SO. É um dos subscritores da Carta aos Brasileiros, publicado em 1977, em repúdio à ditadura militar no Brasil. Presidiu o Condephaat. Participou da Comissão Especial de Investigação, criada pelo então presidente Itamar Franco, nos anos 1990. Publicações É autor de diversas obras, como os livros Considerações sobre a Lei Anticorrupção das Pessoas Jurídicas, da Editora RT. É autor do Livro Negro da Corrupção, da Editora Paz e Terra.

Nelson Eizirik

Formação Acadêmica Graduação: graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1972. Doutorado: defendeu sua tese pela PUC/RJ em Direito em 1976. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor da Fundação Getúlio Vargas. É professor da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. É professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais – IBMEC. Publicações É autor de A constitucionalidade do artigo 136-A da Lei das Sociedades Anônimas, publicado pela Revista de Arbitragem e Mediação em 2018. É coautor de Notas sobre o regime dos dividendos intermediários e intercalares, publicado pela Revista de Direito das Sociedades e dos Valores Mobiliários em 2018.

Nelson Zanzanelli

Formação Acadêmica Graduação: Em 1982 ingressou na PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), onde se bacharelou em Direito em 1986. Pós-Graduação: Se especializou em Direito Empresarial pela PUC/SP em 1997. Mestrado: Em 2006 obteve o título de mestre em Direito das Relações Sociais – Direito Empresarial pela PUC/SP. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas, palestrante e advogado. Atua no magistério desde 1989. Atuação em Entidades Membro efetivo de Direito Empresarial na OAB/SP. Tem textos publicados na Revista do Curso de Direito da Faculdade Metodista, na Revista da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu e na Revista Jursi da Faculdade de Direito FAAP.  

Newton de Lucca

Formação Acadêmica Graduação: Em 1968 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1971. Mestrado: Em 1977 obteve o título de mestre em Direito Comercial pela USP. Doutorado: Defendeu sua tese de Direito Comercial em 1978 pela USP. Atuação Profissional Atua como professor e autor de obras jurídicas. É professor titular na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É professor formal na Universidade Nove de Julho. Atuação em Entidades É membro do Comitê Jurídico da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura. É vice-presidente do Instituto de Derecho Privado Latino-americano. É acadêmico vitalício da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Publicações É autor Da ética geral à ética empresarial, da Editora Quartier Latin, É autor de Direito Recuperacional – aspectos teóricos e práticos, da Editora Quartier Latin. É autor de Aspectos jurídicos da contratação informática e telemática, da Editora Saraiva.

Paulo Brancher

Formação Acadêmica Graduação: em 1992 ingressou na PUC/SP, onde se bacharelou em 1996. Mestrado: obteve seu título de mestre em Propriedade Intelectual pela PUC/SP em 2002. Doutorado: defendeu sua tese pela PUC/SP em Direito em 2009. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Árbitro listado no Centro de Mediação e Arbitragem da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), na Câmara de Arbitragem da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (CArb-ABPI), no Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil e no Conselho Arbitral do Estado de São Paulo (CAESP). Atuou como expert witness em direito brasileiro perante a United States District Court – Southern District of New York. Vem sendo listado pela Editora Britânica Who’s Who Legal como um dos 15 advogados mais reconhecidos internacionalmente nas áreas de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia da Informação. Atuação em Entidades É coordenador da área de Direito Comercial, no âmbito da Graduação na PUC/SP. É professor na PUC/SP. É sócio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados.

Paulo F. C. Salles de Toledo

Formação Acadêmica Graduação: Em 1965 ingressou na Universidade de São Paulo, onde se bacharelou em 1969. Mestrado: em 1987 obteve seu título de mestre em Direito Falimentar pela USP. Doutorado: defendeu sua tese em 1993 pela USP em Direito Comercial. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É membro do quadro de árbitros da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Associação Comercial da Bah. É coordenador do The World Bank. É professor doutor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Publicações É autor de A necessária reforma da Lei de Recuperação de Empresas, publicado pela Revista do Advogado em 2016. É autor de O plano de recuperação e o controle judicial da legalidade, publicado pela Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais em 2013.

Pedro A. Lavacchini Ramunno

Formação Acadêmica Graduação: Em 2009 ingressou na USP, onde se bacharelou em 2013. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela USP em 2016. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela USP em 2019. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor de Direito Empresarial na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É membro do Grupo de Pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É professor assistente na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. É professor do L.L.M. em Direito Societário no Insper. Publicações É autor Só Direito Basta?, publicado pela Revista Comercialista em 2011. É autor de Direito Societário e do Mercado de Capitais em Debate: Caso Fibria e Suzano, da Editora Quartier Latin. É autor de Sociedades Limitadas: Aspectos jurídicos relevantes, da Editora Quartier Latin.

Renato Buranello

Formação Acadêmica Graduação: em 1989 ingressou na PUC/Campinas, onde se bacharelou em 1993. Especialização: realizada em 1995 na PUC/SP em Direito Empresarial. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP em 2005. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela PUC/SP em 2015. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor titular do Centro de Ensino Superior de São Gotardo. É professor coordenador do Curso de Direito do Agronegócio da Insper. Publicações É autor de Financiamento do agronegócio e a recuperação de crédito no novo regime processual, publicado pela Revista Brasileira de Direito Comercial em 2018. É autor de Efeitos da recuperação judicial sobre os certificados de depósito agropecuário e Warrant agropecuário, publicado pela ReDE – Revista de Direito Empresarial em 2015.

Roberta de Oliveira C. Ribas

Formação Acadêmica Graduação: em 1995 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1999. Especialização: realizada na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos em 2001. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Empresarial pela PUC/SP em 2008. Doutorado: defendeu sua tese pela PUC/SP em Direito em 2016. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e advogada. Atuação em Entidades É sócia do escritório Corvo Advogados. Publicações É autora de As causas de dissolução parcial da sociedade empresária limitada, publicado pelo Migalhas em 2015. É autora de Lei das SAs não pode ser aplicada em dissolução parcial de sociedade limitada, publicado pelo Consultor Jurídico em 2015.

Robson Maia

Formação Acadêmica Graduação: em 1994 ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde se bacharelou em 1999. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Tributário pela PUC/SP em 2003. Doutorado: defendeu sua tese pela PUC/SP em Direito Tributário em 2008. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio do Estado de São Paulo. É membro do Conselho Institucional da Academia Tributária das Américas. É professor do Instituto Brasileira de Estudos Tributários. É professor da PUC/SP. Publicações É coautor de Advogados sugerem pagamento das supostas dívidas em juízo, publicado pela AG A Revista do Criador em 2017. É autor de Regra-Matriz de Incidência tributária: uma introdução, publicado pela Revista Jurídica in verbis em 2016.

Rodrigo Monteiro de Castro

Formação Acadêmica Graduação: em 1995 ingressou no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, onde se bacharelou em 1999. Especialização: realizada em MBA Executivo em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em 2002 e em Direito Empresarial pela PUC/SP em 2004. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela PUC/SP em 2009. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela PUC/SP em 2015. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É conselheiro do MDA no Conselho do Movimento de Defesa da Advocacia. É tesoureiro na Associação Congresso de Direito Comercial. É professor no Grupo IBMEC/SP. Publicações É autor de Governança Corporativa e acumulação de cargos, publicado pelo Valor Econômico em 2014. É autor de A vez da sociedade anônima simplificada, publicada pelo Valor Econômico em 2004.

Ruy Pereira Camilo Jr.

Formação Acadêmica Graduação: em 1986 ingressou na USP, onde se bacharelou em 1990. Especialização: realizada em Análise Econômica na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em 2011. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito Comercial pela USP em 2004. Doutorado: defendeu sua tese em Direito Comercial pela USP em 2016. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Atuação em Entidades É professor convidado do Departamento de Direito Comercial da USP. É monitor no curso de graduação na área de Direito Comercial na USP. É professor colaborador da PUC/SP. Publicações É autor de O Superior Tribunal de Justiça e o Direito Comercial, publicado pela Revista do Advogado em 2019. É autor de Novas dimensões da regulação econômica, publicada pela Revista de Direito Bancário do Mercado de Capitais e da Arbitragem em 2013.

Sérgio Botrel

Doutor em Direito Privado pela PUC/MG (2009), Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos (2004). Professor no Mestrado (Direito das Corporações e Mercado) e na graduação (Direito Empresarial e Direito Civil – Contratos) da Universidade FUMEC. Professor da disciplina Fusões&Aquisições no MBA Executivo do IBMEC/MG. Coordenador do Curso de Direito Societário Aplicado do IBMEC/MG. Professor nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu da PUC/MG-IEC e da Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Foi professor pesquisador junto à Université Paris XII no ano de 2007. Advogado com experiência na área de Direito Empresarial, Bancário, Civil e Contratos Internacionais. Diretor da Análise Estratégica (boutique de Fusões&Aquisições).

Sérgio Campinho

Formação Acadêmica Graduação: em 1981 ingressou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde se bacharelou em 1985. Atuação Profissional Atua como professor, autor de obras jurídicas e advogado. Professor de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1989. Professor e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial da Faculdade de Direito – Centro, da Universidade Candido Mendes (UCAM) de 1986 a 2014. Atuação em Entidades É chefe do departamento de Direito Comercial e do Trabalho da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de empresas. É árbitro da Câmara de Mediação e Arbitragem do Mercado Imobiliário. É membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros. Membro do Conselho Editorial da Editora Processo. Editor Chefe e Membro do Conselho Editorial da Revista Semestral de Direito Empresarial (RSDE). Associado Fundador e Membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Estudos de Recuperação de Empresas (IBR). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Integrou a Comissão de Juristas, na Câmara dos Deputados, destinada a assessorar a elaboração de substitutivo ao Projeto de Lei nº. 4.376/1993, de autoria do Deputado Osvaldo Biolchi, que resultou na Lei nº. 11.101/2005 (Lei de Falência e Recuperação de Empresas). Integrou a Comissão de Juristas nomeada pelo Presidente da Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº. 1.572/2011 (Projeto de Código Comercial), Deputado Arthur de Oliveira Maia, por Ato da Presidência datado de 11.04.2012. Publicações É autor de Os projetos do Código Comercial e a revisão da legislação empresarial, publicado pela Revista Justiça e Cidadania em 2019. É autor de Reversão da Reserva de lucros a realizar e a sua necessária destinação, publicado pela Revista Semestral de Direito Empresarial em 2018. Autor de livros jurídicos, com destaque para “Curso de Direito Comercial – Direito de Empresa”, em sua 16ª edição; “Curso de Direito Comercial – Falência e Recuperação de Empresa”, em sua 10ª edição; e “Curso de Direito Comercial – Sociedade Anônima”, em sua 4ª edição. Autor de inúmeras publicações em revistas especializadas e obras coletivas.

Tatiana Smolentzov

LL.M na Cornell University (Law School) – Ithaca/NY – USA – 2007 – Bolsa de Estudos dada pelo escritório Baker & McKenzie. Mestre em Direito Comercial pela PUC-SP. Especialista em Direito Empresarial pela PUC-SP.  

Thereza Christina Nahas

Formação Acadêmica Graduação: em 1988 ingressou no Centro Universitário Euripedes de Marília, onde se bacharelou em 1991. Especialização: realizada em Direito Contratual pelo Centro de Extensão Universitária em 1995; e em Direito do Trabalho pela Universidade de Lisboa em 2007. Mestrado: obteve seu título de mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP em 1999; e em Derecho del Trabajo e Trabajo Social pela Universidade Castilla de La Mancha em 2008. Doutorado: defendeu sua tese em 2002 pela PUC/SP em Direito das Relações Sociais; e em Derecho do Trabajo e Trabajo Social pela Universidade Castilla de La Mancha em 2016. Atuação Profissional Atua como professora, autora de obras jurídicas e Juíza do Trabalho Substituta do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. Atuação em Entidades É colaboradora na Universidade de Lisboa. É colaboradora na Universidad Castilla La-Mancha. É membro permanente do corpo docente da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. É professora visitante na PUC/SP. É diretora cultural da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. Publicações É autora de Desenvolvimento social e econômico e perspectiva da justiça do trabalho na reforma trabalhista, publicado pela Revista Síntese Trabalhista e Previdenciária em 2020. É autora de Desconsideração da personalidade jurídica no marco da lei da liberdade econômica, publicado pela Notícias Cielo Laboral em 2020.  

Uinie Caminha

Formação Acadêmica Graduação: Em 1993 ingressou na Universidade Federal do Ceará, onde se bacharelou em 1997. Doutorado: defendeu sua tese em 2004 pela USP em Marcado de Capitais. Atuação Profissional Atua como professor e autor de obras jurídicas. Atuação em Entidades É professor titular da Universidade de Fortaleza. É professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Publicações É autor de Competências em regime concursais em grupos de sociedades: comentários à decisão Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, publicado pela Revista Brasileira da Advocacia em 2017. É auto de Uma análise econômica da alienação fiduciária em garantia dos bens imóveis, publicado pela Sientia Iuris em 2016.

Viviane Muller Prado

Formação Acadêmica Graduação: Em 1990 ingressou na Universidade Federal do Paraná, onde se bacharelou em 1995. Doutorado: defendeu sua tese em 2004 pela USP em Direito Comercial. Atuação Profissional Atua como professora e autora de obras jurídicas. Atuação em Entidades É membro do Conselho Consultivo da FGV Previdência. É professora da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Publicações É autora de Arbitragem coletiva e companhias abertas, publicado pela Revista de Arbitragem e Mediação em 2017. É autora de Sociedades limitadas com participações igualitárias: quando a saída é a solução, publicado pela Revista de Direito Empresarial de Curitiba em 2016.

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.