CURSO DE ATUALIZAÇÃO JURÍDICA

Introdução ao Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos

Professoras

Louise de Araujo
Paula Monteiro Danese

com 40% OFF só R$ 59

*NO BOLETO. MAIS 10% DE DESCONTO PARA PAGAMENTO EM CARTÃO

Sobre o curso

Este curso foi elaborado diante da crescente importância do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos para os países da América Latina e a sua influência no ordenamento jurídico brasileiro. Diante disso, o curso aborda desde a evolução do direito internacional dos direitos humanos até a consolidação dos sistemas regionais de proteção aos direitos humanos.

Ao longo dos 10 temas, o aluno poderá absorver o conhecimento teórico e prático do Sistema Interamericano: entendendo detalhadamente a Convenção Americana de Direitos Humanos e seus Protocolos Facultativos, o funcionamento da Comissão Interamericana, admissibilidade de casos, o peticionamento e o sistema de casos, Opiniões Consultivas, o papel da Corte Interamericana na condenação de Estados, análise detalhada da jurisprudência em diversos temas (direito à vida, integridade física, liberdade pessoal, liberdade de expressão, igualdade de gênero, direito dos povos indígenas, direito à verdade e justiça de transição) e a importância da Litigância Estratégica no Sistema Interamericano.

Por isso, o curso será de grande importância para advogados, juristas, internacionalista e todos profissionais e acadêmicos interessados nos temas regionais do Direito Internacional dos Direitos Humanos.

 

Paula Monteiro Danese

Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2018). Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Foi aluna no Summer Course sobre Women´s Right e do UN System, ambos da American University (2017). Atualmente é professora da Escola Brasileira de Direito (EBRADI) e coordenadora do Grupo de Estudos sobre Sistema Interamericano de Direitos Humanos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também exerce atividade de consultoria na área de educação pela empresa Camelli – Assessoria e Treinamento, especificamente na área de Direito Internacional dos Direitos Humanos. Mediadora e árbitra no Centro Brasileiro de Litígios Econômicos Caraíve Arbitragem. Professora convidada do Exchanging Hemispheres da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017 e 2018) no curso de Human Rights and International Law.

 

Louise de Araujo​

Mestre em Ciências Jurídicas-Políticas com menção em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade Coimbra – Portugal, com bolsa de pesquisa na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi aluna do curso de verão em Direito Internacional da The Hague Academy of International Law – Holanda. É pesquisadora na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em grupos de pesquisas sobre direitos humanos e direito internacional. Advogada e Consultora de projetos na área de Compliance, Direito Tecnológico e Direito Internacional. Professora convidada dos cursos de extensão da Escola Superior da Advocacia (ESA), Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da Pós-graduação da Escola Brasileira de Direito (EBRADI).

Conteúdo Programático

Matricule-se. Na EBRADI, você pode começar a estudar agora mesmo. Não é necessário aguardar formação de turmas.

Proteção Internacional do Indivíduo – Introdução às Cortes Internacionais de Direitos Humanos

Introdução ao Sistema Interamericano

Acesso ao Sistema

Corte Interamericana de Direitos Humanos

As decisões da Corte e seus efeitos no Brasil

Opinião Consultiva da Corte e seus Reflexos e Estudo de Caso

Direitos Civis e Políticos na Convenção Americana

Direitos Civis e Políticos: Liberdade de Expressão

Justiça de Transição: direito à verdade, memória e justiça no Sistema Interamericano

Questão de Gênero no Sistema Interamericano

Digital

Acesso ilimitado 2 meses​

10 horas

Certificado de conclusão

A Escola Brasileira de Direito tem como proposta direcionar o caminho do sucesso para os alunos por meio da educação jurídica. Para isso, desenvolveu, como parceira do Centro Universitário Una – empresa do mesmo grupo econômico da EBRADI, a Ânima Educação, cursos de pós-graduação 100% EaD voltados à trabalhabilidade.