CURSO DIGITAL DE JURISPRUDÊNCIA DO CARF

Conceito de Insumo na não-cumulatividade do PIS e do COFINS

CONSELHEIRA

Vanessa Marini Cecconello

com 40% OFF só R$ 359

*NO BOLETO. MAIS 10% DE DESCONTO PARA PAGAMENTO EM CARTÃO

Jurisprudência CARF

Nesta aula, a Conselheira Vanessa Marini Cecconello aborda o tema relativo ao conceito de insumos e a não cumulatividade do PIS (Programa de Integração Social) e do COFINS (Contribuição para o financiamento da seguridade social), abordando a legislação que estabeleceu esta temática, os conceitos que existem na doutrina e na jurisprudência, e os pontos conflitantes entre as correntes doutrinárias a partir da análise de um caso concreto, que será abordado no curso e finalidade social da contribuição de seguridade social.

A Constituição Federal de 1988, atribuiu a União a competência para instituir contribuições sociais, que são divididas em contribuições de intervenção no domínio econômico, contribuições de interesse de categorias profissionais ou econômicas e as contribuições de seguridade social, nessas enquadradas especificamente o PIS e o COFINS.
A seguridade será financiada por toda a sociedade, de forma indireta ou direta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios. Sua função não é suprir os cofres públicos, sua função é parafiscal, destinando-se a suprir atribuições específicas, desvinculadas do Tesouro Nacional.

 

Sobre a conselheira Vanessa Marini Cecconello​

Vanessa Marini Cecconello é Conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. É Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), pós- graduação em Direito Público, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(2011), planejamento tributário pelo INEJE (2012), Contabilidade Societária e Tributária para não contadores pelo INEJE(2013), Como receber a fiscalização pelo INEJE(2014).

EBRADI em Brasília

Análise exclusiva de jurisprudência avançada e atualidades em aulas digitais com Conselheiros do CARF.

Recomendado

Alunos EBRADI dos cursos de Pós-graduação em Advocacia Empresarial, Pós-graduação em Advocacia Cível, Pós-graduação em Advocacia Trabalhista, Pós-graduação em Advocacia Tributária e profissionais do Direito que buscam constante atualização em suas áreas de atuação.

Carga horária até 1h​

Aulas em vídeo de 10 a 30 minutos que podem ser cursadas separadamente.

A EBRADI oferece ensino de altíssima qualidade a distância que engaja alunos com aulas voltadas à prática da advocacia, oferecendo base de conhecimento completa para atuação na área de especialização de preferência. Qualidade como resultado da chancela de grandes personalidades do Direito e da supervisão acadêmica por profissionais renomados e atuantes no mercado.