CURSO ONLINE DE JURISPRUDÊNCIA DO STJ

Fraude Contra Credores

MINISTRO

João Otávio de Noronha

De Por apenas R$ 479,00

EBRADI em Brasília

Análise exclusiva de jurisprudência avançada e atualidades em aulas com Ministros do STJ.

Recomendado

Alunos EBRADI dos cursos de Pós-graduação em Advocacia Empresarial, Pós-graduação em Advocacia Cível, Pós-graduação em Advocacia Trabalhista, Pós-graduação em Advocacia Tributária e profissionais do Direito que buscam constante atualização em suas áreas de atuação.

Carga horária até 1h

Aulas em vídeo de 10 a 30 minutos que podem ser cursadas separadamente.

 

Sobre o ministro João Otávio de Noronha

Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (2014), Membro do Conselho de Administração do Superior Tribunal de Justiça. Professor de Direito Processual Civil do Instituto de Educação Superior de Brasília (2003). Professor da Escola Superior da Magistratura do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Professor de pós-graduação do UNICEUB. Corregedor Nacional de Justiça. É Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Pouso Alegre (1971), Curso de especialização em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Processual Civil na Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Jurisprudência STJ

Nesta aula, o Ministro João Otávio de Noronha apresenta a fraude contra credores, um vício social, porque os seus efeitos não atingem apenas as partes, mas a sociedade. É um abuso de confiança visando prejudicar terceiros, credores, e que se diferencia na fraude à execução abordada no Código de Processo Civil. Durante o curso será abordado este instituto de forma aprofundada, bem como os elementos constitutivos eventus damni e o consilium fraudis. No ordenamento pátrio o devedor responde com todos os seus bens presentes e futuros para o cumprimento das obrigações, diferentemente do que ocorreria no passado em que o devedor respondia de forma subjetiva, pelo inadimplemento da obrigação, recaindo sobre o seu corpo aquela dívida.

É um ato capaz de diminuir ou onerar o patrimônio do devedor reduzindo ou eliminando a garantia que este representa no pagamento de suas dívidas. O negócio jurídico decorrente de fraude contra credores poderá ser objeto de ação pauliana ou revocatória, tendo natureza constitutiva, sendo os credores legitimados para ajuizar a ação.

Projeto EBRADI em Brasília

Análise de jurisprudência

Aulas com Ministros

Casos atuais e impactantes

A EBRADI oferece ensino de altíssima qualidade a distância que engaja alunos com aulas voltadas à prática da advocacia, oferecendo base de conhecimento completa para atuação na área de especialização de preferência. Qualidade como resultado da chancela de grandes personalidades do Direito e da supervisão acadêmica por profissionais renomados e atuantes no mercado.