| JURISPRUDÊNCIA STJ

Streaming e a Cobrança de 
Direito Autoral

Reproduzir vídeo
| JURISPRUDÊNCIA STJ
Nesta aula, a partir de um caso julgado recentemente pela 2ª Sessão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, trata da aplicação da Lei de Direito autoral à tecnologia streaming, perpassando pelos conceitos necessários, incidência da Lei Autoral (Lei nº 9.610/1998) às novas tecnologias, execução pública (gestão coletiva pelo ECAD), Direito Comparado, fato gerador da cobrança, Ministério da cultura – Instrução Normativa nº 2/2016, Simulcasting – meio autônomo de transmissão e precedentes. O pagamento de direitos autorais para os criadores das obras artísticas ganhou novo contorno com o avanço das tecnologias digitais e de comunicação. O streaming, tecnologia que possibilita a difusão pela internet, destaque-se como uma das modalidades previstas em lei pela qual as obras musicais e fonogramas são transmitidos. Neste contexto, recentemente, marcado com um viés regulatório, decidiu o STJ (Superior Tribunal de Justiça) que as transmissões via streaming são modalidades de execução pública e, portanto, passíveis de nova cobrança de direitos autorais pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação de Direito Autoral), gerando grande repercussão na vida social e econômica.

| PROFESSOR DO CURSO

DIGITAL

Acesso ilimitado por 2 meses

1 HORA

Conteúdo atual e relevante

CERTIFICADO

Receba um certificado de conclusão

| FAÇA SUA MATRÍCULA COM 35% OFF

e comece a estudar agora mesmo

R$599,00

R$389,00

ONLINE

Estude sem sair de casa

INÍCIO IMEDIATO

Sem formação de turmas

CONDIÇÃO ESPECIAL

Aproveite e economize

A Escola Brasileira de Direito tem como proposta direcionar o caminho do sucesso para os alunos por meio da educação jurídica. Para isso, desenvolveu, como parceira da Universidade São Judas – empresa do mesmo grupo econômico da EBRADI, a Ânima Educação, cursos de pós-graduação 100% EaD voltados à trabalhabilidade.

| AVISO DE COOKIES

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para auxiliar na navegação, aprimorar a experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Para mais informações consulte nosso Aviso Externo de Privacidade.