| JURISPRUDÊNCIA STJ

Tráfico de Drogas e Invasão de Domicílio

Reproduzir vídeo
| JURISPRUDÊNCIA STJ

Nesta aula, o Ministro Rogério Schietti aborda os temas da inviolabilidade de domicílio, direito fundamental previsto no artigo 5º da Constituição Federal em contraposição ao direito de punir do estado e a qualidade de crime permanente do tráfico de drogas.

O artigo 33 da Lei 11.343/2006 (Lei de tóxicos) apresenta como verbo do tipo a expressão “guardar”. Serão analisadas essas discussões frente ao valor probatório dessas provas no processo penal, a partir da apresentação de diversos julgados e como a jurisprudência vem se desdobrando deste tema.

A casa é o asilo inviolável do indivíduo, não podendo ocorrer a sua entrada sem consentimento do morador ou em caso de flagrante delito ou desastre, para prestar socorro, ou durante o dia por determinação judicial. Essa é uma garantia constitucional de inviolabilidade do lar, da intimidade das pessoas, porém nenhum direito fundamental é absoluto, e em alguns casos poderá ocorrer a sua violação ou restrição – em situações excepcionais e devidamente fundamentadas pelo juiz. É necessária uma relevante justa causa para tal restrição. Essas temáticas serão abordadas a partir da apresentação dos julgados do Tribunal.

| PROFESSOR DO CURSO

DIGITAL

Acesso ilimitado por 2 meses

15 MINUTOS

Conteúdo atual e relevante

CERTIFICADO

Receba um certificado de conclusão

| FAÇA SUA MATRÍCULA COM 30% OFF

e comece a estudar agora mesmo

R$599,00

R$419,00

ONLINE

Estude sem sair de casa

INÍCIO IMEDIATO

Sem formação de turmas

CONDIÇÃO ESPECIAL

Aproveite e economize

A Escola Brasileira de Direito tem como proposta direcionar o caminho do sucesso para os alunos por meio da educação jurídica. Para isso, desenvolveu, como parceira da Universidade São Judas – empresa do mesmo grupo econômico da EBRADI, a Ânima Educação, cursos de pós-graduação 100% EaD voltados à trabalhabilidade.

| AVISO DE COOKIES

Este website utiliza cookies para melhor experiência do usuário. Ao continuar a navegação, você concorda com sua utilização. Mais informações em nosso Aviso Externo de Privacidade.