Bravos guerreiros do Direito, finalmente passamos pela primeira etapa da prova do exame de ordem, finalmente agora chegamos ao momento decisivo para nossa futura aprovação no Exame de Ordem, a segunda fase. É nesta etapa que muitos estudantes acabam reprovando, porém muitas das vezes não é nem pela falta de conhecimento, mas sim pelo enorme nervosismo.

Sim, o nervosismo é o pior inimigo de todos nessa etapa, e você deve saber controla-lo para ter um bom desempenho no dia da segunda fase. Nesta toada, nós da Ebradi ( Escola Brasileira de Direito) separamos valiosas dicas para você controlar sua ansiedade antes e no decorres da Segunda Fase do Exame de Ordem.

 

METACOGINIÇÃO

Entender aspectos como o funcionamento da sua atenção, as distrações que mais afetam você e o momento em que você começa a se cansar é fundamental para gerenciar seus recursos de estudo e até mesmo o período de estudos.

 

TREINE SUAS CAPACIDADES COGNITIVAS

Cada vez mais pesquisas comprovam que é possível treinar a capacidade mental. Isso acontece porque o treinamento promove mudanças na conexão das estruturas da rede frontoparietal do cérebro, onde acontece o processamento da atenção.

 

USE ESTRATÉGIAS DE CONTROLE DO PENSAMENTO            

Se você percebe que se distrai facilmente com outros pensamentos, estabeleça uma frase de orientação, que faça você voltar para aquilo que realmente importa. Você pode estabelecer seu próprio método ou escolher coisas mais óbvias. Opções como “concentre-se”, “volte aos estudos” e “foco” poderão ajudá-lo a levar o pensamento para os rumos corretos.

 

CONTROLE A ANSIEDADE

É comum ter tantas tarefas a ponto de sentir dificuldades para priorizar. Contudo, esse tipo de situação traz pensamentos negativos, estresse e preocupações desnecessárias, que acabam atrapalhando o desempenho das tarefas. Uma boa estratégia nesse caso é controlar sua ansiedade. Isso é possível por meio da organização de um cronograma de atividades diárias, pelo estabelecimento de um prazo para que as tarefas sejam cumpridas e até mesmo evitando pensamentos distrativos.

Concluindo, nós da Ebradi (Escola Brasileira de Direito) temos a certeza que você alcançará o sucesso na segunda fase da OAB.