E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Ano novo e os estudos: dicas para traçar um bom cronograma de estudos para 2017

03/01/2017 Por: Daniel Fernandes

cronograma de estudos para 2017O ano novo é um ótimo período para refletir acerca de tudo que foi feito durante o ano que se finda e traçar metas para o ano que se inicia. Para muitos de nós, tal ano que começa já tem um desafio agendado: a OAB 2017. Logo, nossas metas já devem prever um bom cronograma de estudos em 2017, a fim de não perdermos tempo e obtermos a merecida aprovação.

 

 

Estudar para a OAB em 2017 requer planejamento e organização desde já, pois muito embora não tenha saído o calendário da OAB para 2017, já temos como saber aproximadamente as datas de realização das provas, e, assim, montar um bom cronograma de estudos para 2017.

 

 

 

Vale lembrar que nosso calendário para a OAB 2017 deve contemplar, na integralidade, a infinidade de temas exigidos pelo edital da OAB. Desse modo, nosso cronograma de estudos para 2017 deve tentar abordar todos os temas relevantes relativas a tais matérias:

 

 

 

1. Direito Administrativo;

2. Direito Ambiental;

3. Direito Civil;

4. Direito Constitucional;

5. Direito Empresarial;

6. Direito Internacional;

7. Direito Penal;

8. Direito Processual Civil;

9. Direito Processual Penal;

10. Direito Processual do Trabalho;

11. Direito Tributário;

12. Direito do Consumidor;

13. Direito do Trabalho;

14. Direitos Humanos;

15. Estatuto da Criança e do Adolescente;

16. Filosofia do Direito;

17. Ética.

 

 

As vantagens oferecidas pelo planejamento de horários não estão ligados somente a melhores condições de estudos, mas também em outros aspectos dos seus dias. Quando você organiza bem o seu tempo, consegue ter melhor concentração em todas as atividades que fizer.

 

 

Com o passar do tempo, sua mente começará a se acostumar com os horários e conseguirá se dedicar mais facilmente às práticas. Confira algumas dicas para traçar um bom cronograma de estudos para 2017:

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

 

Faça um planejamento de estudos macro

Um planejamento de estudos macro pode ser desenvolvido visando um mês ou um semestre. Nele, você insere todas as disciplinas que devem ser dominadas até, no máximo, a semana anterior da prova que será dedicada às revisões.

 

Depois de feito isso, faça um plano de estudos micro e descreva todos os temas de cada disciplina que você deve estudar por dia, delimitando os horários e tempo de duração. Não se esqueça de incluir nesse cronograma, os horários de descanso, pausas e refeições. Dessa forma, você terá tudo sob controle e nenhum assunto ficará sem uma análise aprofundada.


 

Defina as prioridades

Todo estudante sente mais facilidade em compreender determinadas disciplinas em detrimento de outras. Pensando nisso, defina quais são as matérias e respectivos temas que você considera mais complicados de entender, para, assim, sanar qualquer dúvida antes da prova.

 

 

 

Faça revisões periódicas

Após o final de uma semana de estudos, revise os principais tópicos vistos durante a leitura de um livro, ou de uma videoaula, uma vez que, com o conteúdo ainda fresco na memória, fica mais fácil de absorvê-lo. Uma ótima forma de saber se você fixou o conhecimento na memória é explicar para si mesmo em voz alta, ou fazer perguntas e respondê-las sem nenhum material de apoio.

 

 

 

Para começar o ano mais focado na aprovação da OAB, estude com os cursos online para a 1ª fase da OAB, desenvolvidos pela EBRADI. Com conteúdo atualizado, as aulas são lecionadas por profissionais renomados do Direito e especializados em preparação para Exame de Ordem. Clique aqui e conheça a metodologia dos cursos, gratuitamente.

 

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?