Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Impossibilidade de rescindir contrato após término do prazo decadencial
Você também pode se interessar:

Impossibilidade de rescindir contrato após término do prazo decadencial

29 jul 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Impossibilidade de rescindir contrato após término do prazo decadencial

O juiz de Direito Frederico dos Santos Messias, da 4ª vara Cível de Santos/SP, negou o pedido da autora, que pleiteava a rescisão contratual e devolução dos valores pagos por conta de vícios construtivos encontrados no imóvel de empreendimento.

Destaca-se que a compradora realizou uma compra de uma unidade como forma de empreendimento, destinado ao exercício e atividades relacionadas à hotelaria, entretanto, após certo tempo com o imóvel, inclusive depois de ter auferido lucros com a atividade desenvolvida, a autora identifica que a unidade de empreendimento apresenta graves vícios construtivos, especificamente em seu sistema de climatização e refrigeração e, por conta disso, ingressou com ação de rescisão contratual cumulada com devolução de valores.

Em sua defesa, a empresa ré destaca que é impossível a resolução do contrato, visto que os vícios construtivos são sanáveis, sendo possível identificar que estão tomando as providências necessárias a fim de realizar o conserto necessário, ademais, destaca que é impossível o retorno das partes ao status quo ante, visto que a operação já se iniciou há muito tempo, possibilitando que a parte autora colha lucros com a atividade.

Ao analisar o caso, o magistrado destaca que no caso em questão, trata-se de uma relação de consumo e, por conta disso, é possível identificar que o Superior Tribunal de Justiça tem mitigado a teoria finalista para autorizar a incidência do Código de Defesa do Consumidor nas hipóteses de vulnerabilidade técnica, jurídica ou fática.

Ademais, ressalta que é impossível a aplicação do prazo prescricional de 5 anos previsto no Código de Defesa do Consumidor, visto que este é previsto somente para a pretensão de reparação de danos decorrentes do fato do produto ou do serviço.

Portanto, por conta do caso tratar de resolução contratual, será possível a aplicação do prazo decadencial previsto no parágrafo único do art. 618, do Código Civil, onde o autor possui o prazo de 180 dias para propor a ação a partir da ciência do vício.

Logo, o juiz julgou improcedente o pedido da autora por conta da decadência do prazo expressamente previsto na legislação atual.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.