Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
A resilição unilateral do contrato coletivo de plano de saúde se torna possível
Você também pode se interessar:

A resilição unilateral do contrato coletivo de plano de saúde se torna possível

30 jan 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
A resilição unilateral do contrato coletivo de plano de saúde se torna possível

Pelo entendimento da 4ª turma do STJ, é possível que exista a resilição do contrato coletivo de plano de saúde mesmo que sem motivo, desde que este tenha 12 meses de vigência e devendo haver prévia notificação da outra parte. Sabendo-se que a norma do art. 13, II, b, parágrafo único da lei 9.656/98 somente pode ser aplicada aos contratos individuais ou familiares.

Quem entrou com a demanda foram servidoras públicas vinculadas à UFRGS, o caso aconteceu depois da operadora, da qual são beneficiárias desde 1991, ao entrar em contato para cancelar o contrato e descobrirem que, caso não migrassem para o novo plano, perderiam sua cobertura.

Tanto juízo da 8ª vara Cível do porto Alegre/RS, quanto o TJ, julgaram como improcedente o pedido, já a segunda instância entendeu que a operadora estava apenas obedecendo uma determinação dada pela UFRGS, não havendo qualquer interferência na rescisão contratual.

O ministro Luís Felipe Salomão, relator do recurso, também manteve o que foi estabelecido pelas instancias ordinárias, esclarecendo que o art. 13, parágrafo único, II, da lei 9.656/98 faz uma vedação à resilição unilateral dos contratos de plano de saúde, não sendo aplicada nas modalidades coletivas, podendo apenas ser aplicado nas espécies individuais ou familiares.

“A par de ser possível a resilição contratual, conforme apurado pelas instâncias ordinárias, a Unimed Porto Alegre “nada mais fez do que dar consequência ao ato (de extinção do contrato anterior) praticado pela estipulante” (UFRGS), tendo sido promovida também a “notificação premonitória em prazo convencionado, inexistindo possibilidade de se cogitar de abusividade”.”

Foi concluído pelo relator que não seria procedente a tese recursal de que deveria ser mantida a vigência e eficácia do plano de saúde coletivo: “visto que houve a resilição contratual promovida pela UFRS e a operadora do plano de saúde sagrou-se vencedora do novo certame licitatório, por isso a relação contratual submete-se às regras do edital, tendo base comutativa específica”. Consagrando uma decisão unanime.

 

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.