Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Autora será ressarcida no valor integral de sessões de acupuntura
Você também pode se interessar:

Autora será ressarcida no valor integral de sessões de acupuntura

04 fev 2020
conteudolegal
conteudolegal
2 min
Autora será ressarcida no valor integral de sessões de acupuntura

Autora entrou com uma ação com o intuito de conseguir reembolso integral do tratamento de acupuntura que está fazendo em razão de doença laboral, já que a operadora do plano de saúde somente reembolsa a quantia de R$ 58 por sessão enquanto precisaria desembolsar R$ 120.  Além do reembolso, a autora também está pedindo uma multa moratória e indenização por danos morais.

Em sua defesa, a operadora justificou que a autora optou por fazer o tratamento em local não referenciado, desta forma, o reembolso de tais despesas estaria dentro dos limites contratuais.

O juiz Igor Barussi ressaltou que, independente do que é disposto no contrato regular do seguro de saúde “é necessário que se cumpra o princípio da informação, devendo a cláusula que estabelece limite de reembolso de despesas médico-hospitalares ser escrita de forma clara e com realce, o que não se verificou no contrato apresentado nos autos”.

Ele ainda afirma que não foram apresentados documentos comprovando a anuência da autora quanto aos limites do direito de restituição, ainda levando em conta a decisão do STJ na qual:

“o reembolso das despesas efetuadas pelo beneficiário com assistência à saúde deve ser permitido quando não for possível a utilização dos serviços próprios, contratados, credenciados ou referenciados pelas operadoras, sendo as hipóteses de urgência e emergência apenas exemplos (e não requisitos) dessa segurança contratual dada aos consumidores”.

Da mesma forma, levou em consideração a jurisprudência do TJ/PR, seguindo a logica de que deverá existir o reembolso integral no caso de ausência do dever de informação ou no caso de falta de contrato assinado, assim como a presença de cláusula não redigida com destaque.

Entendendo, assim, que a autora tem direito a receber a diferença do valor integral das sessões de acupuntura, julgando como parcialmente procedente os pedidos da beneficiária, de forma que a operadora de saúde terá que ressarcir o valor integral das sessões.

A sentença foi homologada pela juíza de Direito Roseana Assumpção do JEC de Curitiba/PR.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.