Carreira Jurídica Internacional: Como Atuar no Exterior
Você também pode se interessar:

Carreira Jurídica Internacional: Como Atuar no Exterior

24 nov 2025
EBRADI
EBRADI
3 min
Carreira Jurídica Internacional: Como Atuar no Exterior

Como atuar no mercado jurídico internacional? No post de hoje, vamos abordar as particularidades inerentes à construção de uma carreira jurídica internacional de sucesso, compreendendo o planejamento estratégico, baseado na aprendizagem contínua, proficiência em idiomas, desenvolvimento de networking global, além da participação em programas de intercâmbio.

O QUE É UMA CARREIRA JURÍDICA INTERNACIONAL

Uma carreira jurídica internacional tem por natureza a atuação do profissional do direito em âmbito internacional, transcendendo a fronteira nacional, compreendendo o aprendizado das normas regentes do direito internacional, bem como o arcabouço jurídico em vigência do território em que se vislumbra atuar.

QUAIS SÃO OS CAMINHOS PARA SE TORNAR UM ADVOGADO INTERNACIONAL

O operador do direito que quer se tornar um advogado internacional, deve realizar uma pesquisa cuidadosa em relação ao país de interesse de atuação, analisando o investimento a ser realizado e o tempo disposto no processo de preparação para os exames rigorosos de obtenção de licença profissional.

Por exemplo, nos Estados Unidos da América (EUA), cada Estado tem sua norma específica em relação à permissão para atuar profissionalmente. Mas em grande maioria, os Estados exigem a conclusão de um LL.M (Master of Laws), além do exame da ordem (Bar Exam), e, também, o Uniform Bar Examination (UBE).

ÁREAS DE ATUAÇÃO NA CARREIRA JURÍDICA INTERNACIONAL

Dentre as oportunidades no mercado jurídico internacional, podemos destacar áreas como: direito internacional público; direito empresarial e comercial internacional; arbitragem internacional e resolução de disputas; direito do comércio exterior (Trade Law); direito tributário internacional, direito ambiental global e compliance.

QUANTO GANHA UM ADVOGADO INTERNACIONAL

Quando o tema envolve o ganho do operador do direito em âmbito internacional, existe uma variável imensa, a depender do país de atuação, área de especialização, nível de experiência e a espécie de trabalho realizado. 

Por exemplo, nos Estados Unidos da América, há uma grande variação entre Estados e seus escritórios, mas em média, a remuneração gira em torno de 148.000,00 a 200.000,00 mil dólares, por ano.

DESAFIOS E VANTAGENS DE TRABALHAR COM DIREITO NO EXTERIOR

Dentre os desafios, destaca-se a necessidade de proficiência em língua estrangeira, adequação ao processo de obtenção de licença profissional e adaptação ao sistema jurídico de atuação Por outro lado, as vantagens compreendem o prestígio adquirido pelo desenvolvimento profissional internacional, remuneração acima da média, networking global, além do enriquecimento cultural e pessoal.

A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO CONTÍNUA E DAS ESPECIALIZAÇÕES

O operador do direito que busca atuar no mercado jurídico internacional, deve compreender que a qualificação contínua e as especializações são fundamentais no processo de construção de uma carreira jurídica sólida e reconhecida. Em âmbito global, a competição profissional é acirrada e a exigência é altíssima, devendo o profissional estar em constante atualizado.

COMO A EBRADI PODE AJUDAR NA SUA CARREIRA JURÍDICA INTERNACIONAL

Prepara-se para os desafios e inovações inerentes à carreira jurídica internacional, embarcando em uma jornada imersiva e transformadora com o curso de pós-graduação em Direito Internacional Aplicado, ofertado pela EBRADI.

Sob a orientação da renomada doutrinadora Prof. Flávia Piovesan, esta pós-graduação visa incentivar os participantes a desenvolver habilidades de pensamento crítico e estratégico, fundamentais para o sucesso na prática do Direito Internacional.

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Fale com um especialista agora!

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.