Como Abrir um Escritório de Advocacia: Seu Guia Completo
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Como Abrir um Escritório de Advocacia: Seu Guia Completo

03 dez 2020
Última atualização: 03 julho 2025
EBRADI
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8 min
Como Abrir um Escritório de Advocacia: Seu Guia Completo

Resumo

Preparamos este conteúdo mostrando algumas dicas fundamentais sobre como montar um escritório de advocacia. Não perca!

Quem está ingressando nessa carreira ou quer mudar um pouco a atuação costuma se perguntar como montar um escritório de advocacia. Ter seu próprio local de trabalho e formar uma carteira de clientes é um grande objetivo.

Isso traz autonomia e flexibilidade. O advogado não fica preso às normas do empregador. Pode escolher melhor as ações, definir a atuação do escritório de advocacia e ter maior retorno financeiro. Neste artigo, o objetivo é apresentar os 10 principais passos que você precisa seguir para montar um escritório de advocacia. 

Os primeiros passos para montar seu escritório de advocacia

A jornada para ter seu próprio escritório de advocacia começa com decisões fundamentais. Elas moldarão o futuro do seu negócio.

1. Defina sua área de atuação no escritório de advocacia

Isso dependerá de cada advogado do escritório, seus temas com mais afinidades e possíveis especializações que cada um tiver. Apesar de ser possível atuar em todas as áreas, essa pode ser uma má ideia, afinal são diversas leis, procedimentos, tipos de processo e requisitos para cada tema, então pode ficar difícil ter uma boa atuação.

Definir a área também ajuda a focar o trabalho, a manter os estudos e atualizações em dia e a alcançar nichos de mercado que trazem mais visibilidade e publicidade para o escritório.

2. Faça uma análise do mercado atual

Uma boa estratégia para planejar como montar um escritório de advocacia é analisar bem a concorrência. Aqui, divida isso pela região e pelo próprio município. Veja quais são as áreas de atuação dos outros profissionais e o que está em falta na localidade.

Pense bem no que falta na sua região, principalmente em soluções modernas para os problemas jurídicos, como a advocacia 4.0, que é uma maneira de atuar nessa área considerando as evoluções tecnológicas e análise de dados.

Abrir um escritório que atua na mesma área de vários outros com mais tempo de estrada e visibilidade na região pode fazer o seu negócio demorar a deslanchar. Por isso, verificar quais são os ramos que faltam na sua cidade ou mesmo localidades que tenham poucos escritórios de advocacia pode render bons frutos.

3. Escolha se irá trabalhar sozinho ou com sócios 

Se for empreender em sociedade, escolha muito bem seu sócio. Muitos escritórios de advocacia fecham por falta de alinhamento. A conexão entre os associados é crucial.

Se decidir atuar sozinho, prepare-se para o desafio. Considere a abertura de uma Sociedade Unipessoal de Advocacia. Ela traz muitos benefícios em relação à atuação como pessoa física.

4. Planeje as finanças do escritório 

Para empreender no Direito, entender de finanças é essencial. Você precisa ter noções mínimas de planejamento financeiro.

Alguns itens que você precisa dominar são:

  • Adiantamento e reembolsos de custas: Controle cada centavo.
  • Gestão de cancelamento de contratos e faturas: Mantenha a organização.
  • Atenção a honorários de sucumbência e ganhos de causas: Fique de olho nos recebíveis.
  • Acompanhamento dos indicadores de negócio: Entenda a saúde financeira do seu escritório de advocacia.

Planejar as finanças é fundamental na hora de montar um escritório de advocacia. Essa decisão envolve diversos custos. E o retorno pode demorar a aparecer, já que honorários são pagos ao final das ações.

Por isso, veja quanto gastará com móveis, decoração e equipamentos. Faça uma planilha somando gastos de abertura e despesas recorrentes. Inclua aluguel, energia, salário e mensalidade da OAB.

Assim, você define por quanto tempo manterá o escritório com sua reserva. E o quanto precisa faturar por mês para que valha a pena.

5. Defina a localização 

Um ponto fundamental sobre como montar um escritório de advocacia é definir uma localização. Isso influencia diversas decisões, inclusive em relação à área de atuação. Um escritório focado em Direito Trabalhista, por exemplo, tende a angariar mais clientes se for localizado perto de sindicatos, fábricas, centros de comércio etc.

Uma tática bastante utilizada é procurar salas perto do fórum da cidade ou da delegacia de polícia. Muitas pessoas são intimadas ou precisam utilizar esses serviços e, assim, podem se interessar pelo escritório que já está ali perto.

Avalie o acesso à região. Veja se há muito trânsito e se há pontos de ônibus ou metrô próximos. Isso fará uma grande diferença no dia a dia do escritório de advocacia em longo prazo.

6. Conte com bons profissionais

É fundamental montar um time de qualidade. Se possível, tenha uma pessoa para cuidar da recepção dos clientes e organizar a agenda, além de um estagiário para ajudar nas petições menos complexas e nas rotinas do escritório.

Claro que, dependendo do orçamento, nem sempre essas contratações são possíveis, mas isso é algo que você já deve planejar e colocar em prática assim que possível para melhorar o dia a dia no escritório.

Ter uma equipe ágil, que atenda bem o cliente e entenda do assunto é fundamental para que as pessoas saiam satisfeitas com o serviço do escritório, ainda que não seja possível entrar com alguma ação ou resolver o problema.

Lembre-se de que a advocacia tem várias restrições éticas em relação à publicidade e divulgação, por isso ter clientes satisfeitos é fundamental para espalhar o nome do escritório e angariar mais interessados.

7. Invista em marketing para prospectar clientes 

Um investimento essencial para o sucesso é o marketing jurídico. Pense nisso ao planejar montar seu escritório de advocacia. É o marketing que trará clientes e receita. É fundamental que você tenha um site. Mostre quem você é, suas áreas de atuação e contatos. É o mínimo para a presença online do seu escritório de advocacia.

Principalmente para quem está começando e tem poucos contatos, essa é a melhor saída. Reforce o trabalho de prospecção de clientes.

Modelos de negócio e aspectos complementares para seu escritório de advocacia

Além dos passos principais, existem modelos de atuação e detalhes cruciais que podem moldar seu escritório de advocacia.

Como montar um escritório sozinho

Para aqueles advogados que optaram por tocar seus negócios sozinhos, existem etapas adicionais. Elas garantem que o escritório de advocacia prospere.

Não dê passos maiores que as pernas

Lembre-se que o aluguel de um espaço comercial em boa localização não é barato. Principalmente para advogados iniciantes, pode ser financeiramente inviável. Além disso, esse tipo de ambiente traz outros gastos fixos. Água, luz, internet, além da decoração.

Por isso, uma alternativa cada vez mais utilizada é o home office.

Monte um plano de negócios

A faculdade de Direito não prepara para ser empreendedor. Não basta ser um excelente advogado. É preciso ter noções de administração, gestão e finanças.

Esses conhecimentos são fundamentais para elaborar um bom plano de negócios. Ele deve conter um planejamento dos pontos mais importantes para sua empresa, como:

  • Identificar público-alvo: Para quem você quer advogar?
  • Mapear concorrentes: Quem já atua na sua área e como?
  • Definir áreas de atuação: Reforçando sua especialidade.
  • Estruturar a precificação dos seus serviços: Como cobrar e qual o valor do seu trabalho?

Saiba como atrair clientes

A OAB proíbe a mercantilização da advocacia e a captação de clientes. Por isso, quem abriu um escritório de advocacia sozinho precisa saber como conquistar a clientela. Você não tem o nome de uma grande estrutura.

A resposta está no marketing jurídico. Isso envolve ferramentas digitais. Use site, blog e redes sociais para se tornar conhecido online.

O objetivo é ser lembrado como autoridade na sua área de atuação. O marketing deve ser informativo e educacional. 

2. Como montar um escritório de advocacia Home Office

Especialmente em grandes cidades, o home office é um alívio. Se esse é seu desejo, seu modelo de negócio precisa se basear no home office. Tudo precisa estar descentralizado.

Você precisará marcar reuniões em cafés ou coworkings. Ou até mesmo ir até onde está o cliente, o que é mais cômodo para ele. A flexibilidade é um grande trunfo do escritório de advocacia virtual.

Outra vantagem é que não será necessário o alvará de funcionamento da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros. Mas não se esqueça de prever seus gastos mensais. Verifique se sua estrutura de trabalho é sustentável em relação aos seus ganhos.

III. Órgãos e registros essenciais 

Para que opere legalmente, é vital conhecer os órgãos envolvidos.

Órgãos envolvidos 

É muito importante lembrar que há uma série de órgãos que precisam ser comunicados. São eles:

  • OAB (Ordem dos Advogados do Brasil): Para registrar o contrato social da empresa.
  • INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial): Para consultar e registrar marcas e patentes (se aplicável).
  • Secretaria da Receita Federal: Para a criação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
  • Prefeitura Municipal: Para receber o alvará de funcionamento (se tiver espaço físico).
  • Previdência Social: Para fazer o cadastro da empresa e dos responsáveis legais.
  • Secretaria Estadual da Fazenda: Para registrar a empresa (se aplicável).
  • Caixa Econômica Federal: Para cadastro no sistema de Conectividade Social (se tiver empregados).
  • Corpo de Bombeiros: Para autorização de funcionamento (também é estadual, para espaço físico).

O sucesso é possível

Com essas dicas, você pode começar a se planejar. Seja para sua sociedade ou para atuar sozinho. Lembre-se da importância da regularização e do planejamento financeiro.

A tecnologia é uma aliada poderosa. A digitalização de informações pode permitir a prestação de serviços a clientes de várias localidades. E o protocolo de processos por sistemas integrados com os Tribunais de Justiça.

Prestar um serviço de qualidade exige especialização nas diversas áreas do Direito. Fazer uma pós-graduação em direito é um excelente caminho para aprimorar seus conhecimentos. Invista em conhecimento contínuo, pois isso é fundamental para o reconhecimento do seu escritório de advocacia.

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1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

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