Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Congresso Nacional derruba vetos de presidente sobre regime jurídico civil emergencial
Você também pode se interessar:

Congresso Nacional derruba vetos de presidente sobre regime jurídico civil emergencial

21 ago 2020
conteudolegal
conteudolegal
1 min
Congresso Nacional derruba vetos de presidente sobre regime jurídico civil emergencial

O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira, dia 20/08/2020, alguns vetos presidenciais sobre o regime jurídico civil emergencial, decretado para sanar determinadas dúvidas e auxiliar procedimentos por conta da pandemia provocada pela Covid-19. Os dispositivos que foram recuperados serão promulgados e voltam para o texto da Lei nº 14.010/20.

Um dos textos jurídicos recuperados proíbe a concessão de liminar ordenando a desocupação de imóveis urbanos nas ações de despejo abertas a partir do dia 20 de março, até o dia 30 de outubro.

Outro dispositivo que foi restabelecido diz respeito à proibição de reuniões e assembleias presenciais de associações, sociedades e fundações. Entretanto, os parlamentares mantiveram o veto do dispositivo que concedia aos síndicos de condomínio, o poder de restringir acesso às áreas comuns, proibir festas e encontros e impedir o uso de garagens por visitantes.

Por fim, os membros do Congresso Nacional derrubaram o veto sobre o trecho da norma jurídica que veda efeitos jurídicos retroativos para as consequências da pandemia na execução de contratos, ademais, voltará a validade o dispositivo que informa que de acordo com eventos como inflação, variação cambial e troca da moeda nacional, não devem ser considerados fatos imprevisíveis para efeitos de algumas normas encontradas no Código Civil.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.