Aproveite até 15% de desconto extra (Confira no Checkout)
Criança gerada por inseminação artificial terá registro de dupla maternidade
Você também pode se interessar:

Criança gerada por inseminação artificial terá registro de dupla maternidade

24 nov 2020
EBRADI
EBRADI
2 min
Criança gerada por inseminação artificial terá registro de dupla maternidade

A vara da Família do Paraná reconheceu o pedido de registro de dupla maternidade efetuado por um casal homoafetivo de mulheres, que gerou uma criança através de uma inseminação artificial caseira.

De acordo com os autos do processo, o casal foi impedido de realizar o registro pela via administrativa em razão do Provimento nº 63/17 do Conselho Nacional de Justiça que, a partir do nascimento de crianças através de métodos artificiais, será necessária a declaração com firma reconhecida do diretor técnico da clínica, centro ou serviço de reprodução humana indicando a realização do procedimento.

Embora, devido á falta de condições financeiras para realizar tal procedimento em clínica especializada para reprodução humana, as duas mães escolheram fazer a inseminação artificial caseira que após várias tentativas, uma delas conseguiu engravidar com saúde e sucesso.

Nesse sentido, com o acontecimento da reprodução caseira, o casal não possuía a documentação exigida pelo órgão que realiza o registro, por conta disso moveram uma ação para o reconhecimento da dupla maternidade no Poder Judiciário.

Portanto, a Justiça do Paraná, optou por reconhecer a dupla maternidade e determinou a Declaração de Nascido Vivo (DNV), sendo assim, emitidas em nome de ambas as mães, concedendo o registro civil de nascimento da criança.

Ao analisar o caso, o magistrado argumentou que as mães comprovaram a falta de condições financeiras para realizar o procedimento em clínica especializada e relataram todo o processo de inseminação artificial caseira, motivo pelo qual há legalidade e respaldo jurisprudencial para liberação do registro civil da criança com dupla maternidade.

Por fim, o juiz declarou que todas as formas de constituição de família encontradas na sociedade são dignas de proteção do Estado e que os mesmos direitos assegurados a casais heterossexuais devem ser garantidos aos homossexuais também, determinando, portanto, o reconhecimento do registro civil do filho com o nome das duas mães.

Gostou deste conteúdo?

Então, siga nossos perfis no FacebookInstagramLinkedIn e Twitter!

 

Tem alguma dúvida? A gente responde

Ir para FAQ

1. EBRADI é online?

A Escola Brasileira de Direito é 100% online. Todos os seus cursos são oferecidos na modalidade a distância. Para alunos de pós-graduação, inclusive, a avaliação é feita por meio de ferramenta online com reconhecimento facial para garantir a segurança e autenticidade.

2 Quando iniciam as aulas?

As aulas têm início imediato, após confirmação de pagamento. Exceto para cursos em pré-lançamento – neste caso consulte a data informada no site.

3. Qual a validade do diploma digital?

A assinatura digital é um conjunto de dados criptográficos incorporados a um documento. Por essa razão, precisa de estar no ambiente digital, uma vez que há necessidade de softwares e sistemas específicos ler e compreender estes dados criptografados. O papel não é capaz de guardar a criptografia que garante a autenticidade da certificação digital. O Diploma Digital é um XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica. O MEC, preocupado com toda essa questão, elucidou esse problema ao permitir que os alunos tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico, o que denominamos Representação Visual Diploma Digital – RVDD. Esta RVDD, terá as mesmas características do diploma físico que você conhece e que sua instituição adota. A diferença é que esta representação visual terá dois mecanismos para fazer essa ligação do mundo real para o virtup al. A RVDD apesar de não ser o diploma, ela é a interface para remeter, com auxílio do QR Code por exemplo, para onde estará o seu Diploma Digital dentro desse universo eletrônico, de forma rápida, prática e segura. Somente de posse do seu QR Code ou do código de validação do seu diploma será possível ter acesso ao seu XML do Diploma Digital.

Entre em contato

Cadastrado com sucesso!
Tente novamente mais tarde.